Acessibilidade / Reportar erro

Análises toxicológica e ultra-estrutural do impacto de agrotóxicos usados no cultivo de frutíferas de clima temperado sobre duas populações de Chrysoperla externa (Neuroptera, Chrysopidae)

Avaliaram-se os efeitos de (g i.a. L-1) abamectina (0,02), carbaril (1,73), enxofre (4,8) fenitrotiona (0,75), metidationa (0,4) e triclorfom (1,5) sobre a sobrevivência de larvas e pupas, na oviposição de adultos e viabilidade de ovos de Chrysoperla externa de duas populações (Bento Gonçalves e Vacaria, Rio Grande do Sul). Alterações morfológicas causadas por abamectina em ovos depositados por C. externa da população de Vacaria foram avaliadas por meio de análises ultra-estruturais. Os agrotóxicos foram aplicados sobre placas de vidro. Água destilada foi utilizada como testemunha. Para avaliação da mortalidade de larvas utilizou-se delineamento experimental inteiramente ao acaso, em esquema fatorial 2 x 7 (duas populações x sete tratamentos) e para avaliação dos efeitos dos compostos sobre a capacidade de oviposição e viabilidade de ovos utilizou-se esquema fatorial 2 x 4. Carbaril, fenitrotiona e metidationa causaram 100% de mortalidade das larvas. Abamectina reduziu a viabilidade de ovos de C. externa, provenientes de larvas de terceiro ínstar de ambas as populações; entretanto, apresentou toxicidade mais elevada sobre insetos de Vacaria. Análises ultra-estruturais evidenciaram que abamectina causou deformações na micrópila e na superfície externa do córion de ovos de C. externa. Baseando-se no efeito total (E), carbaril, fenitrotiona e metidationa são prejudiciais a C. externa; triclorfom é inócuo, enquanto abamectina e enxofre são inócuos e levemente prejudiciais a larvas de terceiro ínstar oriundas de Bento Gonçalves e Vacaria, respectivamente.

Crisopídeos; efeitos adversos; manejo integrado de pragas; microscopia eletrônica de varredura; inimigo natural


Sociedade Brasileira De Entomologia Caixa Postal 19030, 81531-980 Curitiba PR Brasil , Tel./Fax: +55 41 3266-0502 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: sbe@ufpr.br