Resumo:
Este artigo analisa as relações e contribuições das práticas somáticas na formação em dança no contexto do ensino superior a partir de um estudo entre Lisboa e o Rio de Janeiro. Serão apresentadas as principais reflexões, das quais se enfatizam o próprio conceito de Somática na atualidade e suas possibilidades de articulação no ensino superior de dança. Em nossa pesquisa, percebeu-se uma coexistência dos campos a partir de duas possibilidades principais: uma secura do fundo - conceito de Godard (2006)GODARD, Hubert. Olhar Cego: entrevista com Hubert Godard, por Suely Rolnik. In: ROLNIK, Suely (Org.). Lygia Clark: da obra ao acontecimento. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 2006. P. 73-79., que caracterizaria uma requisição da Somática de forma pontual ou utilitária -; e outra, na qual a interação se dá de tal forma que toda engrenagem do ensino-aprendizagem é modificada.
Palavras-chave:
Somática; Dança; Ensino-aprendizagem; Performatividade; Corporalização