Acessibilidade / Reportar erro

Do Teatro de Feira ao Circo Moderno1 1 Apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Agradecimentos ao Professor Renzo Guardenti, da Università degli Studi di Firenze, pelas informações detalhadas acerca de momentos históricos do Teatro de Feira.

Du Théâtre de la Foire au Cirque Moderne

Resumo:

O artigo aborda a expulsão do teatro oficial francês dos comediantes italianos, em 1697, e o encontro deles com os saltimbancos das feiras de Paris, fato que impulsionou a efervescência experimental da cena forain. Procedimentos cênicos corporais e performáticos se associaram aos números de variedades. Os exercícios equestres, trazidos a Paris por Philip Astley, complementaram a matriz cênica do futuro espetáculo circense: a montagem de atrações. Conclui-se que a profissionalização dos artistas e a formação de companhias também foram determinantes para a organização comercial do teatro das feiras e do circo moderno.

Palavras-chave:
Teatro de Feira; Montagem de Atrações; Circo Moderno; Alard; Astley

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Av. Paulo Gama s/n prédio 12201, sala 700-2, Bairro Farroupilha, Código Postal: 90046-900, Telefone: 5133084142 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: rev.presenca@gmail.com