Acessibilidade / Reportar erro

Para Além da Tecnologia, a Magia

Beyond Technology, there Stands Magic

Au-delà de la Technologie, la Magie

RESUMO

O artigo constata que apesar da revolução tecnológica e da espetacularidade do mundo contemporâneo, a magia está para além da tecnologia. A autora se detém na imagem fílmica e argumenta que, desvendar a magia do cinema, significa reconhecer suas estruturas subjetivas disfarçadas na objetividade da tela. Finalmente aponta, no campo atual da produção de imagens, a videodança, fruto da transdisciplinaridade, como um terceiro elemento que aconteceu da fusão da arte com o vídeo, um aparato nascido do avanço tecnológico.

Palavras-chave:
Tecnologia; Magia; Transdisciplinaridade; Dança; Vídeo

ABSTRACT

This article shows evidence that despite the prominent influences of the technological revolution and the spectacular panoramas on the contemporary world, magic seems to stand beyond technology. To support this hypothesis, the author investigates the images on the cinema, pointing out that to discover magic in a film, for instance, it is necessary to recognize its subjective structures disguised in the objectivity of the screen. Finally, the author indicates that in the field of image production, dance films that are created out of a cross-disciplinary effort are another byproduct of the fusion between art and video, born out of technological advancements.

Keywords:
Technology; Magic; Cross-Disciplinarity; Dance; Video

RÉSUMÉ

Malgré la révolution technologique et le caractère spectaculaire du monde contemporain, l'auteur de cet article soutient que la magie du spectacle demeure, au-delà de la technologie. Se concentrant sur l'image filmique, il affirme que dévoiler la magie du cinéma revient à reconnaître ses structures subjectives masquées dans l'objectivité de l'écran. Il signale, enfin, que dans le domaine actuel de la production d'images, la vidéodanse devient un troisième élément, fruit de la fusion entre l'art et la vidéo, né du progrès technologique.

Mots-clés:
Technologie; Magie; Transdisciplinarité; Danse; Vidéo

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Referências

  • BIÃO, Armindo Jorge de Carvalho. Etnocenologia e a Cena Baiana: textos reunidos, Salvador: P&A Gráfica e Editora, 2009.
  • LOBATO, Lúcia Fernandes. Potenciais da Dança para uma Corpo-bio-grafia. Artigo selecionado para apresentação no II ENGRUPEDANÇA - Diálogos e Dinâmicas. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), 2009. Publicado em mídia digital "CD-Textos" (ISSN n. 1982-2863).
  • LOUREIRO, João de Jesus Paes. A Conversão Semiótica, na Arte e na Cultura. Edição trilíngue. Belém: EDUFFPA, 2007.
  • MAFFESOLI, Michel. O Conhecimento Comum. São Paulo: Editora Brasiliense, 1988.
  • MAFFESOLI, Michel; LE MOIGNE, Jean-Louis. A Inteligência da Complexidade. São Paulo: Editora Fundação Peirópolis, 2000.
  • MORIN, Edgar. O Cinema ou o Homem Imaginário. Lisboa: Relógio D'Água Editores, 1997.
  • MORIN, Edgard; LE MOIGNE, Jean-Louis. A Inteligência da Complexidade. Petrópolis: Fundação Petrópolis, 2000.
  • MUNIZ, Fernando. Platão contra a Arte. In: HADDOCK-LOBO, Rafael (Org.). Os Filósofos e a Arte. Rio de Janeiro: Rocco, 2010. P. 20.
  • PRADIER, Jean-Marie. Ethnoscénologie, Manifeste. Théâtre-Public, Paris, n. 123, p. 46-48, maio/jun. 1995.
  • SANTOS, Milton. Por uma Geografia Nova. São Paulo: Hucitec, 1988.
  • VIANNA, Klauss. A Dança. São Paulo: Siciliano, 1990.
  • 1
    Jean-Marie Pradier é membro permanente da Escola Internacional de Antropologia Teatral - dirigida por Eugênio Barba -, e professor da Université Paris 8 e autor do Manifesto da Etnocenologia publicado em 1955 em Théatre-Public 123, maio/jun. p 46-48.
  • 2
    Armindo Jorge de Carvalho Bião é pesquisador do CNPq e Professor Dr. Titular da Universidade Federal da Bahia. Dirige o Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Contemporaneidade, Imaginário e Teatralidade - GIPE-CIT na UFBA desde 1994. É coordenador do Grupo de Trabalho de Etnocenologia da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas ABRACE desde 2007.
  • 3
    João de Jesus Paes Loureiro é poeta e professor de Estética, História da Arte e Cultura Amazônica, na Universidade Federal do Pará. É mestre em Teoria da Literatura e Semiótica da PUC/UNICAMP e doutor em Sociologia da Cultura pela Sorbonne, Paris, França.
  • 4
    Artigo selecionado para comunicação no II ENGRUPEDANÇA - Diálogos e Dinâmicas, Encontro dos Grupos de Pesquisa em Dança, realizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UNIRIO e publicado em Mídia Digital em 2009.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Ago 2013

Histórico

  • Recebido
    22 Jan 2013
  • Aceito
    28 Abr 2013
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Av. Paulo Gama s/n prédio 12201, sala 700-2, Bairro Farroupilha, Código Postal: 90046-900, Telefone: 5133084142 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: rev.presenca@gmail.com