Acessibilidade / Reportar erro

Tornar-se Filho de Alguém: reflexões sobre organon, técnica e tradição em Grotowski

Becoming Someone's Son: reflections about organon, technique and tradition in Grotowski's work

Devenir le Fils de Quelqu'un: réflexions sur organon, technique et tradition chez Grotowski

RESUMO

A definição de organon é central para se entender a investigação realizada por Grotowski em seus anos finais, problematizando algumas das palavras-chave ligadas a sua prática teatral. Este texto se propõe a refletir acerca da técnica no trabalho do ator partindo da definição de organon utilizada por Grotowski, abordando-a enquanto um operador conceitual a partir do qual é possível pensar a relação entre teatro, técnica e tradição.

Palavras-chave:
Organon; Técnica; Tradição; Teatro; Grotowski

ABSTRACT

Organon is a main definition to understand the research led by Grotowski in his final years, questioning some of the keywords related to his theatrical practice. This text aims to reflect on the actor's technique based on Grotowski's definition of organon, addressing it as an operational concept from which it is possible to think about the relationship between theater, technique and tradition.

Keywords:
Organon; Technique; Tradition; Theater; Grotowski

RÉSUMÉ

La définition d'organon est essentielle pour comprendre la recherche réalisée par Grotowski dans ses dernières années, en problématisant quelques mots-clés liés à sa pratique théâtrale. Partant de cette définition utilisée par Grotowski, ce texte propose une réflexion autour de la technique de l'acteur, envisagé en tant qu'opérateur conceptuel à partir duquel il est possible de réfléchir sur la relation entre théâtre, technique et tradition.

Mots-clés:
Organon; Technique; Tradition; Théâtre; Grotowski

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Referências

  • BARBA, Eugênio. A Canoa de Papel: tratado de antropologia teatral. Tradução de Patrícia Alves. São Paulo: Hucitec, 1994. 252 p.
  • BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a Experiência e o Saber da Experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 20- 28, 2002.
  • BURNIER, Luís Otávio. A Arte de Ator: da técnica à representação. Campinas: Editora da UNICAMP, 2001. 313 p.
  • FERÁL, Josette. Teatro, Teoria y Práctica: más allá de las fronteras. Tradução de Armida María Córdoba. Buenos Aires: Galerna, 2004. 224 p.
  • FOUCAULT, Michel. A Hermenêutica do Sujeito. São Paulo: Martins Fontes, 2006. Col. Tópicos. 680 p.
  • GROTOWSKI, Jerzy. Tu es le Fils d'Qualqu'un. In: WOLFORD, Lisa; SCHECHNER, Richard (Org.). The Grotowski Soucerbook. New York: Routledge, 2001. P. 294-305.
  • HEIDEGGER, Martin. La Pregunta por la Técnica. In: HEIDEGGER, Martin. Conferencias y Artículos. Tradução de Eustáquio Barjau. Barcelona: Grafos. 1994. P. 09-37.
  • LANGER, Susanne K. Filosofia em Nova Chave. Tradução de Janete Meiches e J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 1989. 301 p.
  • MAUSS, Marcel. Noção de Técnica Corporal In: MAUSS, Marcel. Sociologia e Antropologia. s/d. São Paulo: EPU/EDUSP, 1974. P. 211-233.
  • QUILICI, Cassiano Sydow. Antonin Artaud: teatro e ritual. São Paulo: Annablume, Fapesp, 2004. 210 p.
  • QUILICI, Cassiano Sydow. A Meditação e a Questão da "Técnica" no Mundo Atual. Comunicação apresentada no I Colóquio sobre o pensamento japonês promovido pela Fundação Japão, em 28 de Setembro de 2006.
  • QUILICI, Cassiano Sydow. O Treinamento do Ator/performer e a "Inquietude de Si". Comunicação apresentada no V congresso da ABRACE, de 28 a 31 de out. de 2008. Disponível em: <Disponível em: http://www.portalabrace.org/vcongresso/textos/territorios >. Acesso em: 30 set. 2012.
    » http://www.portalabrace.org/vcongresso/textos/territorios
  • RICHARDS, Thomas. Heart of Practice: within the workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards. New York: Routledge , 2008. 196 p.
  • SILVA, Pedro Ivo Ferraz da. Heidegger: técnica e imagem de mundo. Primeiros Escritos, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 225-235, 2009.
  • VARELA, Francisco J.; THOMPSON, Evan; ROSCH, Eleanor. A Mente Incorporada: ciências cognitivas e experiência humana. Tradução de Maria Rita Secco Hofmeister. Porto Alegre: Artmed, 2003. 293 p.
  • VARELA, Francisco J. (Org.). Buddhism & Science. New Delhi: Motilal Banarsidass Publishers, 2004. 444 p.
  • WOLFORD, Lisa; SCHECHNER, Richard (Org.). The Grotowski Soucerbook. New York: Routledge , 2001.
  • WOLFORD, Lisa. Grotowski's Objective Drama Research. Jackson: University Press of Mississipi, 1999. 212 p.
  • 1
    "Digo expressamente as técnicas corporais, porque é possível fazer a teoria da técnica corporal a partir de um estudo de uma exposição, de uma descrição pura e simples das técnicas corporais. Entendo por essa palavra as maneiras como os homens, sociedade por sociedade e de maneira tradicional, sabem servir-se de seus corpos" (Mauss, 1974, p. 211. Grifo meu).
  • 2
    Extracotidiano é o termo empregado por Eugênio Barba para fazer referência às técnicas corporais ligadas às situações de representação. As técnicas extracotidianas relacionam-se às técnicas corporais cotidianas de modo dialético, não as negando, mas as tensionando. As técnicas extracotidianas diferem, porém, do virtuosismo, uma vez que este não se relaciona, em absoluto, ao uso cotidiano do corpo. Aquelas, ainda que artificiais, visam à enformação do corpo, tornando-o artístico, e não o espanto, como é típico dos virtuoses. As técnicas cotidianas, por sua vez, visam a atender às necessidades primárias, inserindo-se no campo da funcionalidade.
  • 3
    These instruments are the outcome of very long practices. One should not only know how to make them, like certain kinds of dances and songs which have a specific effect on the executants, but must know how to utilize them in order not to degrade them, but in order to reach a totality, a fullness (Grotowski, 1997 apud Wolford, 2001, p. 301).
  • 4
    But if you work with Grotowski in any case, you've got to make sure you're attentive all the time. He really insists {...} that you be present. I mean with everything. For example, if I took on the obligation of even some small daily task, let's say to buy his newspaper in the morning, and then I forgot, it is not that I could go get it later; I would have to go get it straightaway. So if I forgot the newspaper, and even if I had some excuse, like the fact that the newspaper store was closed for siesta, he would say, 'Well... go get it anyway'. And in that moment, even though the store was closed, I would go back and either have to find someone who had the newspaper in their house or ring the doorbell of the man who owned the store and convince him to go downstairs and open his store in order to get the newspaper for 'il professore'... And, of course, this is nothing in comparison with the true practical work. Ten years of this is some kind of work! And this is not a joke, it's a very practical teaching" (Richards, 2008, p. 22).

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Abr 2013

Histórico

  • Recebido
    01 Out 2012
  • Aceito
    15 Dez 2012
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Av. Paulo Gama s/n prédio 12201, sala 700-2, Bairro Farroupilha, Código Postal: 90046-900, Telefone: 5133084142 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: rev.presenca@gmail.com