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O Homem Interior e sua Ação: Jerzy Grotowski e a herança de Adam Mickiewicz e do romantismo polonês

The Inner Man and his Deed: Jerzy Grotowski and the legacy of Adam Mickiewicz and polish romanticism

L'Homme Intérieur et son Action: Jerzy Grotowski et l'héritage d'Adam Mickiewicz et du romantisme polonais

RESUMO

Este artigo coloca Grotowski no contexto cultural concreto do romantismo polonês e na obra do poeta romântico Adam Mickiewicz. O foco principal de análise é a noção de ação e o ato de fazer que desmaterializa a obra de arte, transformando-a em um processo interior - características encontradas nos projetos de Mickiewicz e Grotowski.

Palavras-chave:
Mickiewicz; Grotowski; Romantismo; Ação; Trabalho Interior

ABSTRACT

This article locates Grotowski in a concrete cultural milieu of Polish Romanticism and of the lifework of the Romantic poet Adam Mickiewicz. The bulk of my focus goes towards the notion of the deed and the act of doing that dematerialises the work of art turning it into an inner process - all features of Mickiewicz's and Grotowski's projects.

Keywords:
Mickiewicz; Grotowski; Romanticism; Deed; Inner Work

RÉSUMÉ

Cet article place Grotowski à la fois dans le contexte culturel concret du romantisme polonais et dans l'œuvre du poète romantique Adam Mickiewicz. Le principal axe d'analyse est la notion d'action et l'acte de faire qui dématérialise l'oeuvre d'art, en la transformanat en un processus intérieur - des caractéristiques retrouvées aussi bien dans les projets de Mickiewicz que de Grotowski.

Mots-clés:
Mickiewicz; Grotowski; Romantisme; Action; Travail Intérieur

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  • 1
    Fundado em Paris em 1529 para fomentar os estudos nas áreas humanas, o Collège de France sempre permaneceu independente de qualquer universidade e livre de supervisão externa. Suas classes são abertas ao público e sem a necessidade de matrículas ou taxas. Ele não oferece exames, certificados ou diplomas. Hoje em dia o seu campo de atuação inclui muitas áreas humanas e científicas. Seu corpo docente - um número constante de cinquenta professores com o poder coletivo de nomear outros - inclui muitos estudiosos importantes, como Roland Barthes, Michel Foucault e Claude Lévi-Strauss. A nomeação de Grotowski foi a primeira na área do teatro, e a terceira oferecida a um polonês.
  • 2
    Rutkowski e Osiński assistiram à palestra e descreveram a chegada e o comportamento de Grotowski.
  • 3
    Ao ler o material biográfico, é muito fácil visualizar Grotowski-como-um-viajante. Suas andanças carregando muito pouco pela Índia, suas viagens para a Ásia Central em busca de vestígios de dervixes, sua viagem de uma década ao redor do mundo com o Teatro Laboratório, e até mesmo a sua viagem, sozinho, pegando carona, nos Estados Unidos no final da década de 1970, revelam Grotowski como um viajante. Mas, essa imagem esconde a verdadeira natureza do viajante solitário, um hóspede em seu apartamento em Wrocław, um verdadeiro transeunte com uma qualidade de sem-teto que o tornava capaz de sentir-se satisfeito onde quer que estivesse. Sua partida de Opole, semelhante a um exílio, e mudança para Wrocław foi apenas o primeiro passo de sua jornada por muitas residências, seguidas por Irvine, Califórnia e Pontedera, Itália, até o seu destino final na Índia, no Monte Arunachala, lar de Sri Ramana Maharishi, onde as cinzas de Grotowski foram espalhadas (e não apenas depositadas). As moradias de Grotowski eram pequenas e modestas. Ele frequentemente dormia em um cobertor estendido diretamente sobre o chão. Deve-se considerar a mobilidade e o minimalismo como qualidades essenciais tanto na sua arte quanto na sua vida. Os nomes dados aos marcos da trajetória de Grotowski (marcos já são parte do vocabulário de viagem) são eles próprios um testemunho: Em Busca de um Teatro Pobre, No Caminho da Cultura Ativa, Caminhando em Direção ao Teatro das Fontes, A arte como veículo; ou o projeto de seus discípulos, Tracing Roads Across, com seus Crossroads in Istanbul, Bridging through Mediterranean Sea, Eastern Meeting Place, etc. A mobilidade, a jornada e a continuidade são conceitos chave no trabalho de Grotowski. Ele culpava a segurança de um destino, os sistemas, conceitos e formas cristalizadas por terem traído a verdadeira criatividade na vida e na arte. Ele buscava inspiração no movimento inicial do hassidismo e do cristianismo, e em muitas outras religiões e práticas culturais ao redor do mundo, afirmando que, na sua consequente institucionalização, elas frequentemente perdiam o impulso original que as criou.
  • 4
    Na minha conversa com Ludwik Flaszen, o diretor literário do Teatro Laboratório que colaborou com Grotowski de 1959 até a dissolução do teatro em 1982 (oficialmente 1984), ele relembrou um evento no qual centenas de jovens acamparam numa sala do andar inferior do Teatro Laboratório por vários dias para encontrar Grotowski pessoalmente na sala de Apocalypsis: "Uma pessoa que chega deve passar por uma prova. Ela deve querer, ela deve esperar. E então estará pronta. E, então, ela chora. O que significa chorar na sala onde Apocalypsis foi encenada?" Ludwik Flaszen em conversa com o autor, Julho de 2004, Wrocław, Polônia.
  • 5
    Grotowski tratou a sua nomeação no Collège de France com total seriedade, juntando toda sua força, que já se esvaía, por semanas antes de suas palestras. Logo após uma das últimas, ele desmaiou nos bastidores.
  • 6
    Juliusz Osterwa e Mieczysław Limanowski, fundadores da Reduta {Reduto}, uma companhia de teatro polonesa legendária e laboratório do período entre guerras (Osiński, 2003, 2008, 2009).
  • 7
    Zbigniew Osiński, o mais prolífico autor polonês de escritos sobre Grotowski, admite que a conexão entre Grotowski e Mickiewicz/Romantismo ainda merece mais atenção dos estudiosos (Osiński, 1998, p. 186). Leszek Kolankiewicz um célebre estudioso de Grotowski e editor dos principais textos dele durante o período parateatral, é de opinião semelhante (Kolankiewicz, 2001, p. 326). Entre os estudiosos que publicaram obras sobre o tema estão Kolankiewicz, 2001; Dziewulska, 1992, 2005; Majchrowski, 2000, p. 44. Um exemplo notável em língua inglesa é um artigo da estudiosa americana Halina Filipowicz (1999).
  • 8
    Basta mencionar alguns artigos recentes nos quais Grotowski é duramente criticado (de novo!) com a mesma intensidade e argumentos similares aos usados antes de sua fama mundial: nas memórias de Jacek Dobrowolski sobre Grotowski, onde o acusa de manipular e depois trair seus colaboradores, e nas reflexões sarcásticas de Wojciech Tomczyk sobre o antiteatro de Grotowski, que "não pegou", pois "nós somos pessoas inteligentes, e não imbecis que comprariam qualquer coisa" (Dobrowolski, 2005; Tomczyk, 2006, p. 44).
  • 9
    Halina Filipowicz propõe considerar as performances orais de Mickiewicz - que incluem improvisações poéticas, discursos e palestras acadêmicas - como performance arte (Filipowicz, 1999).
  • 10
    "Eu sou cristão {...} Lembrei-me das escrituras em que alguém que queria falar sobre as grandes verdades foi proibido de proferir frases prontas {...} Então eu estabeleci como regra que eu nunca iria preparar meus discursos com antecedência" (Mickiewicz, 1998, p. 177).
  • 11
    Nesse breve discurso, Vasiliev lembrou-se de uma recente conferência que ministrara sobre Stanislavski e na qual perguntaram se ele não deveria sentir-se grato aos americanos por terem salvo o sistema de Stanislavski. Ele respondeu: "Agradeço muito aos americanos", e comentou que, para ele, Grotowski era quem havia salvo a maior parte do sistema de Stanislavski (Osiński, 2001, p. 259).
  • 12
    Rússia, Prússia e Áustria dividiram e anexaram a Polônia em três atos políticos distintos (em 1772, 1793 e 1795), o último dos quais pôs fim ao estado polonês. Apesar das três principais tentativas de revolução (em 1794, 1831 e 1863), a Polônia não havia recuperado sua soberania até o fim da Primeira Guerra Mundial, em 1918.
  • 13
    Mickiewicz morreu em 1885 durante a epidemia de cólera na Turquia, onde ele estava para ajudar a montar exércitos poloneses durante a Guerra da Crimeia. Seu corpo foi enviado de volta a Paris, onde foi enterrado. Em 1890, seus restos mortais foram levados para a Polônia e enterrados entre os reis poloneses no santuário nacional da Cracóvia.
  • 14
    Como há uma vasta coleção de fontes literárias polonesas tratando desse assunto, vou deixar como referência para o leitor apenas um livro recente escrito por aquela que é provavelmente a estudiosa mais competente sobre o Romantismo e sua reverberação na cultura polonesa. Maria Janion escreve: O trabalho romântico e pós-romântico demonstra continuamente o aspecto doloroso do esquecimento ou da falta de reconhecimento. Ele surge de um trauma eslavo particular, do sentimento de pertencer ao grupo dos fracos e oprimidos, dos dominados e degradados; o grupo dos que são privados de uma herança oculta, os que foram injustamente esquecidos, colocados de lado, ou esmagados pelo processo chamado de progresso de civilização (Janion, 2006, p. 28).
  • 15
    Dzieła {Obras Completas} de Mickiewicz contém 274 itens em vários gêneros (tratados, traduções, ensaios, sonetos, baladas, poemas dramáticos, poemas épicos, discursos, palestras e cartas) escritos entre 1815 e 1855, e compilados em dezessete volumes de tamanho considerável (Mickiewicz, 1998 - Traduções para o inglês do autor).
  • 16
    O termo improvisação se aplica aqui à situação dramática, na qual o herói desencadeia sua habilidade poética para expressar-se em um confronto com a testemunha silenciosa. O termo se refere ao estilo de performance oratória que estava em voga entre os românticos, e que Mickiewicz seguia.
  • 17
    Talvez o exemplo mais famoso do teatro convencional aqui seja a produção de Kazimierz Dejmek de Forefathers'Eve (Os Antepassados) em Varsóvia, em 1968, cujo cancelamento forçado pelas autoridades, após protestos da Embaixada Russa, levou a grandes revoltas estudantis.
  • 18
    Em sua fala durante o evento Hommage á Ryszard Cieślak, em 9 de dezembro de 1990, Grotowski descreveu o processo de maneira mais detalhada: o texto fala sobre torturas, sobre a dor, sobre a agonia. O texto fala sobre o mártir que se recusa a submeter-se às leis que ele não aceita. Dessa maneira, o texto e a sua encenação parecem servir a algo obscuro, algo implicitamente triste. No entanto, em meu trabalho com Cieślak nós nunca tocamos em nada que poderia ser chamado de obscuro. Seu papel foi inteiramente baseado em uma memória, em um momento preciso da vida de Ryszard (baseado em ações físicas, do modo como Stanislavski as compreendia), ele baseava-se na sua memória da juventude, do momento em que ele teve a sua primeira grande experiência amorosa. Tudo estava ligado a essa experiência. Era uma invocação de um tipo de amor que acontece apenas no início da juventude, que trás em si toda a sensualidade e carnalidade, mas ao mesmo tempo há algo diferente por trás dele, algo que não é carnal, ou que é carnal de uma forma diferente, algo mais próximo de uma prece. Como se entre esses dois aspectos houvesse uma prece carnal (Grotowski, 1995, p. 23-24).
  • 19
    Em seu livro, Wielkie Stulecie Polaków {O Grande Século dos Poloneses}, Alina Witkowska afirma que o envolvimento de Mickiewicz com Towiański é "o maior escândalo da emigração {polonesa}" (Hoffman-Piotrowska, 2004, p. 11).
  • 20
    Ewa Hoffman-Piotrowska é dessa opinião.
  • 21
    Carta de Mickiewicz para Wiera Chlustin (Hoffman-Piotrowska, 2004, p. 105).
  • 22
    Carta de Mickiewicz para Edmund Mainard (Hoffman-Piotrowska, 2004, p. 107).
  • 23
    O texto inteiro tem influências escondidas e óbvias, e citações de Eckhart (cujo nome Grotowski nunca menciona diretamente, mas que também não esconde).
  • 24
    "O desacordo {de Grotowski} com o mundo e com a ordem interna do homem no mundo" reflete sua atitude crítica geral sobre o automatismo cultural e a máscara cultural do homem, que implicitamente ou explicitamente ecoa em cada texto que Grotowski assinou, começando pelo Em Busca de um Teatro Pobre.
  • 25
    No espírito do idealismo liberal, Grotowski se envolveu diretamente como ativista na Associação da Juventude Socialista (1956-1959) durante a reforma pós-stalinista da cena política.
  • 26
    O argumento perspicaz de Majchrowski faz um paralelo à afirmação de Derrida de que algo afirmativo existe antes da questão, antes da diferença.
  • 27
    Ludwik Flaszen também fala sobre três formas de censura: política, religiosa e teatral (conversa com o autor, Julho de 2004, Wroclaw, Polônia).
  • 28
    Tradução literal de Dziady część III, Adam Mickiewicz. Em polonês: "Nasz naród jak lawa Z wierzchu zimna i twarda, sucha i plugawa,/ Lecz wewnętrznego ognia sto lat nie wyziębi./ Plwajmy na tę skorupę i zstąpmy do głębi".

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Abr 2013

Histórico

  • Recebido
    28 Set 2012
  • Aceito
    02 Dez 2012
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