RESUMO
Este texto propõe explorar, no trabalho do Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards, as práticas baseadas nos cantos de tradição, a partir de uma relação estreita entre artesanias (modos de fazer) e modos de existência (ou de subjetivação). Problematiza-se ainda a relação entre tradição e investigação. A partir dessas relações, pergunta-se sobre que experiências e que competências - no dizer de Grotowski, Richards e Biagini - estão relacionadas a esses cantos e ao ato de cantá-los. O texto indaga, por fim, sobre a função dos cantos e o lugar do cantante.
Palavras-chave: Grotowski; Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards; Subjetividade; Trabalho sobre Si; Cantos de Tradição
ABSTRACT
This text explores, in the work of the Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards, traditional songs-based practices, on he basis ot the powerful relationship between crafts (ways of doing) and modes of existence (or subjectivation). It also discusses the relationship between tradition and research. A question arises from these relationships about what experiences and skills - in the words of Grotowski, Richards and Biagini - are related to these songs and to the act of singing them. Finally, the text discusses the function of the songs and the place of the singer.
Keywords: Grotowski; Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards; Subjectivity; Work on the Self; Traditional Songs
RÉSUMÉ
Dans ce texte, l'auteur propose d'explorer, dans le travail du Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards, les pratiques fondées sur des chants traditionnels, à partir d'une relation étroite entre l'artisanal (manières de faire) et les modes d'existence (ou de subjectivation). Il problématise aussi la relation entre la tradition et la recherche. À partir de ces relations, il cherche à identifier quelles expériences et quelles compétences - dans le discours de Grotowski, Richards et Biagni - sont liées à ces chants et à l'action de les chanter. Enfin, l'auteur s'interroge sur la fonction des chants et sur la place du chanteur.
Mots-clés: Grotowski; Workcenter of Jerzy Grtowski and Thomas Richards; Subjec-tivité; Travail sur Soi; Chants Traditionnels
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Citação retirada do filme "A Postcard from Opole", de 1963. Se não houver nota específica, todas as traduções de textos em língua estrangeira foram feitas pela autora.
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Como estudiosa, tenho me esforçado por fazer esse caminho ao estudar as noções forjadas por Grotowski em seus escritos: vê-las na sua relação com o contexto material e com as experiências práticas desenvolvidas por Grotowski. O livro "Palavras Praticadas: o percurso artístico de Jerzy Grotowski (1959-1974), recentemente lançado pela Perspectiva, faz parte desse esforço.
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No sentido de contextualizar os textos de Grotowski, tenho optado por, ao citá-los, colocar a data da publicação de onde retirei a citação seguida, entre parênteses, da primeira data relativa ao texto de que disponha, seja uma primeira publicação ou mesmo a data da palestra ou encontro que tenha dado origem ao texto. Fiz isso também com os textos de Biagini e Richards.
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Para irmos um pouco mais longe, lembro-me de uma resposta de Thomas Richards à plateia no ECUM 2011. Perguntado se os atuantes das Actions conheciam o sentido das palavras dos cantos que cantavam, já que os cantos eram, em sua maioria, afro-caribenhos, e os artistas eram europeus e americanos, Richards afirmou que o conteúdo, o sentido que cada canto trazia era performativo. O conhecimento do canto só poderia ser obtido ao cantá-lo. Era necessário captar e desenvolver o núcleo vibratório de cada canto (que é diferente do que entendemos como melodia). Mais do que isso, o sentido ou o conhecimento do canto estaria ligado ao impacto e à transformação que ele operaria nos atuantes enquanto cantassem. Apareceria na transformação da própria noção de si daquele que canta e enquanto canta.
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Sempre que apareçam, nas citações, colchetes { } significa uma intervenção da autora.
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Grotowski utilizou inúmeras vezes a expressão mind structure no curso "Tecnique Originaire dell'Attore" que ministrou em 1982 na Universidade de Roma, La Sapienza. A transcrição e tradução do curso foi feita por Luisa Tinti, mas os textos não foram nem revistos pelo autor e nem publicados. Retiro as citações da brochura que me foi gentilmente cedida por Tinti.
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A tradução do texto de Grotowski "Projet d'Enseigment et de Recherches - Antropologie Théâtrale, projeto apresentado para candidatura de Grotowski ao Collège de France (1995) é de Laila Garin.
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Utilizou também a expressão 'técnicas ecológicas' para referir-se àquelas que técnicas eram "ligadas às forças da vida, ao que chamamos de mundo vivente, cuja orientação podemos descrever, do modo mais simplificado possível, como não estar cortado (não estar cego ou surdo) face àquilo que está fora de você" (Grotowski, 1997 {1980/1981/1982}, p. 259).
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Verso da música "Genipapo Absoluto" de Caetano Veloso.
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Místico e mestre espiritual Greco-armênio, nascido em 1866.
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A entrevista, de 1999, foi publicada posteriormente no livro de Thomas Richards, Heart of Practice: within the Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards, Routledge, 2008, sob o título de "As an Unbroken Stream".
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Hai kai de Matsuo Bashô.
Datas de Publicação
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Publicação nesta coleção
Abr 2013
Histórico
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Recebido
29 Set 2012 -
Aceito
07 Nov 2012