Acessibilidade / Reportar erro

Mapas e Caminhos: práticas corpóreas e transculturalidade

Maps and Paths: bodily practices and transculturality

Les Cartes et les Chemins: pratiques corporelles et transculturalité

RESUMO

O interesse de Grotowski por práticas de origens culturais diversas ganhou especial destaque na passagem da fase Parateatral (1969-1978) para aquela denominada Teatro das Fontes (1976-1982). Buscamos neste artigo refletir sobre como se deu e como se concebeu essa experiência em sua dimensão transcultural a partir de práticas corpóreas presentes em diferentes culturas que se transmitem como conhecimento corporificado.

Palavras-chave:
Transculturalidade; Corpo; Práticas; Cultura Ativa; Grotowski

ABSTRACT

Grotowski's interest in practices from different cultures had special importance during his transition from the Paratheatre phase (1969-1978) to the so-called Theatre of Sources (1976-1982). This article deals with the way this occurred and how was conceived this experience in its transcultural dimension based on bodily practices present in different cultures and which are transmitted as embodied knowledge.

Keywords:
Transculturality; Body; Practices; Active Culture; Grotowski

RÉSUMÉ

L'intérêt de Grotowski pour les pratiques de différents milieux culturels s'est développé dans le passage de la phase Parathéâtrale (1969-1978) à celle qu'on appelle Théâtre des Sources (1976-1982). Cet article explique cette évolution et la façon dont cette expérience a été conçue dans sa dimension transculturelle, à partir des pratiques corporelles présentes dans différentes cultures et transmises en tant que connaissance incarnée.

Mots-clés:
Transculturalité; Corps; Pratiques; Culture Active; Grotowski

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Referências

  • BANU, Georges. Le Retour, Défi du Fils Prodigue. Alternatives Théâtrales, Bruxelles, n. 89, p. 79, 2006.
  • BORIE, Monique. L'ailleurs, Tremplin pour un Language Renouvelé. Alternatives Théâtrales, Bruxelles, n. 89, p. 10-15, 2006.
  • CASTRO, Eduardo Viveiros. A Inconstância da Alma Selvagem e Outros Ensaios de Antropologia. São Paulo: Cosac Naify, 2002.
  • CUNHA, Manuela Carneiro da. Cultura com Aspas e Outros Ensaios. São Paulo: Cosac Naify, 2009.
  • DESCOLA, Philippe. Par-delá Nature et Culture. Paris: Gallimard, 2005.
  • ECO, Umberto. Ils Recherchaient des Licornes. In: PICHON, Alain de; SOW, Moussa. Le Renversement du Ciel. Paris: CNRS Éditions, 2011. P. 309-325.
  • FÉRAL, Josette. El Interculturalismo y los Problemas de Recepción. In: FÉRAL, Josette. Teatro, Teoría y Práctica: más allá de las fronteras. Buenos Aires: Galerna, 2004. P. 129-164.
  • GROTOWSKI, Jerzy. Em Busca de um Teatro Pobre. Rio de Janeiro: Ed. Civilização Brasileira, 1971.
  • GROTOWSKI, Jerzy. Ipotesi di Lavoro. Sipario, ano XXXV, n. 404, p. 12 a 15, 1o trimestre de 1980.
  • GROTOWSKI, Jerzy. Oriente/Occidente. Máscara, ano 3, n. 11-12, p. 62-68, 1993.
  • GROTOWSKI, Jerzy. Projet d'Enseignement et de Recherches: anthropologie théâtrale. Projeto apresentado para candidatura de Grotowski ao Collège de France. Arquivo de Mario Biagini. Cedido à pesquisadora Tatiana Motta Lima, 1995.
  • GROTOWSKI, Jerzy. Era como un Volcán. In: PANAFIEU, Bruno (Org.). Gurdieff. Venezuela: Editorial Ganesha, 1997a. P. 117-138.
  • GROTOWSKI, Jerzy. Holiday {Swieto}: the day that is holy. In: SCHECHNER, Richard; WOLFORD, Lisa. The Grotowski Sourcebook. London/New York: Routledge, 1997b. P. 215-225.
  • GROTOWSKI, Jerzy. Theatre of Sources. In: SCHECHNER, Richard; WOLFORD, Lisa. The Grotowski Sourcebook. London/New York: Routledge, 1997c. P. 252-270.
  • GROTOWSKI, Jerzy. Holiday e Teatro delle Fonti. Florença: La Casa Usher, 2006.
  • GROTOWSKI, Jerzy. Da Companhia Teatral à Arte como Veículo. In: FLASZEN, Ludwik; POLLASTRELLI, Carla (Org.). O Teatro Laboratório de Jerzy Grotowski - 1959-1969. São Paulo: Ed. Perspectiva/Ed. Sesc, 2007. P. 226-243.
  • LIMA, Tatiana Motta. Palavras Praticadas: o percurso artístico de Jerzy Grotowski, 1959-1974. São Paulo: Editora Perspectiva, 2012.
  • MAUSS, Marcel. Sociologie et Anthropologie. Paris: PUF, 2009.
  • MOLINARI, Renata M. Diario dal Teatro delle Fonti - Polonia 1980. Florença: La Casa Usher, 2006.
  • PAVIS, Patrice. O Teatro no Cruzamento de Culturas. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2008.
  • PAVIS, Patrice. The Intercultural Performance Reader. London/New York: Routledge, 1996.
  • POLLASTRELLI, Carla. Prefazione. In: GROTOWSKI, Jerzy. Holiday e Teatro delle Fonti. Florença: La Casa Usher, 2006.
  • QUILICI, Cassiano Sidow. Antonin Artaud: teatro e ritual. São Paulo: Annablume, 2004.
  • RICHARDS, Thomas. Trabalhar com Grotowski sobre as Ações Físicas. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2012.
  • RICHARDS, Thomas. The Edge-point of Performance. Pontedera: Workcenter of Jerzy Grotowski, 1995.
  • SCHECHNER, Richard. Introduction to part II, Paratheatre, 1969-78, and Theatre of Sources, 1976-82. In: SCHECHNER, Richard; WOLFORD, Lisa. The Grotowski Sourcebook. London/New York: Routledge, 1997. P. 207-214.
  • 1
    Conferência realizada por Mario Biagini em dezembro de 2011, Shangai Theatre Academy, Shangai (China). Anotações do autor.
  • 2
    Participação de Mario Biagini em Mesa-redonda "Formes et enjeux de la rencontre dans les arts scéniques contemporains", com Pipo Delbono e cantoras do grupo de Sidi Larbi Cherkaoui, IMEC, Caen, 24 mar. 2012. Anotações do autor.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Abr 2013

Histórico

  • Recebido
    25 Out 2012
  • Aceito
    01 Dez 2012
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Av. Paulo Gama s/n prédio 12201, sala 700-2, Bairro Farroupilha, Código Postal: 90046-900, Telefone: 5133084142 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: rev.presenca@gmail.com