Acessibilidade / Reportar erro

A criança errante e a errância da infância no ‘Teatro Infantile’ de Chiara Guidi

The wandering child and the wandering of the childhood of Chiara Guidi’s ‘Teatro Infantile’

RESUMO

A criança errante e a errância da infância no ‘Teatro Infantile’ de Chiara Guidi – O artigo discute o status da criança no Teatro Infantile com base em entrevistas e publicações de Chiara Guidi e leituras críticas sobre a poiesis e a praxis de seu trabalho. A análise das criações infantis permitiu identificar a transformação da criança-espectadora para a criança-atriz. A Escola Experimental e o Festival Puerilia conduzem a criança ao papel de atuante e mestre de jogo das experiências teatrais. Por fim, os métodos e práticas de Chiara Guidi consideram a criança como modelo e imago, origem e finalidade do teatro de laboratório.

Palavras-chave:
Teatro; Criança; Método Errante; Experimentação; Pedagogia Alternativa

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Av. Paulo Gama s/n prédio 12201, sala 700-2, Bairro Farroupilha, Código Postal: 90046-900, Telefone: 5133084142 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: rev.presenca@gmail.com