Acessibilidade / Reportar erro

Um Processo de Criação entre a Pintura e Artes do corpo: Carolee Schneemann e Aby Warburg1 1 Este texto é resultado de pesquisa com Fomento do CNPq e de pesquisa de pós-doutorado com bolsa da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF) realizada na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), Paris. ,2 2 O presente texto é o recorte de uma investigação mais extensa, cuja apresentação preliminar foi publicada (Pugliese, 2019) e outro recorte, concernente à questão do estatuto poético e epistemológico da fotografia nas obras de Warburg e Schneemann, apresentado no Simpósio Internacional Warburg, em Buenos Aires, Argentina, em abril de 2019.

RESUMO

O artigo discute a questão da pujança do gesto pictórico no processo de criação de Carolee Schneemann e de como sua utilização do corpo permitiu a ela questionar se poderia, além de uma imagem, ser também uma image maker: a um só tempo uma justaposição poética e teórica, que causa deslocamentos específicos em sua obra performática. Objetiva-se cotejar conceitos operatórios em torno da ninfa como objeto teórico, com especial atenção a seus acessórios em movimento, no sentido warburguiano, a partir do exame de percursos iconológicos e abordagens teóricas inaugurados por Aby Warburg, tendo como escopo os atravessamentos entre a pintura e as artes do corpo.

Palavras-chave:
Performance e Pintura; Pathosformeln; Poéticas Contemporâneas; Carolee Schneemann; Aby Warburg

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Av. Paulo Gama s/n prédio 12201, sala 700-2, Bairro Farroupilha, Código Postal: 90046-900, Telefone: 5133084142 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: rev.presenca@gmail.com