Acessibilidade / Reportar erro

O subproduto social advindo das cotas raciais na educação superior do Brasil

Social by products from Brazilian higher education quota system

Propõe demonstrar que as ações afirmativas no Brasil, no âmbito da universidade pública, originalmente reivindicadas pelo segmento negro, acabaram proporcionando um consistente subproduto social que beneficiou outros segmentos etnicorraciais. Para tanto, foi realizada uma análise de indicadores sobre a temática, com a qual pôde inferir as conclusões dos autores. Nesse sentido, o conceito de "subproduto social" deve ser entendido como a extensão de benefícios a outros grupos sociais que historicamente não sofreram desvantagens efetivas no Brasil. Trata-se de um artefato conceitual que possui dois componentes: o primeiro decorre da essência do debate ideológico sobre o tema e o outro tem um cunho perverso, pois transfere as vagas das "cotas raciais" não preenchidas para as "cotas sociais".

ação afirmativa; educação superior pública; cotas raciais; cotas sociais


Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 04 - lote 327, Térreo, Ala B, CEP 70.610-440 – Brasília-DF – Brasil, Telefones: (61) 2022-3077, 2022-3078 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: editoria.rbep@inep.gov.br