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Objetivos educacionais e avaliações em larga escala na trajetória da educação superior brasileira: Enem, Enade e a complexidade cognitiva na retenção do fluxo

Educational objectives and large-scale assessments in the trajectory of Brazil’s higher education: Enem, Enade and the cognitive complexity in flow retention

Objetivos educativos y evaluaciones a gran escala en la trayectoria de la educación superior brasileña: Enem, Enade y la complejidad cognitiva en la retención de flujo

Resumo:

O artigo compara documentos norteadores e itens de duas avaliações oficiais em larga escala da formação na educação superior no Brasil - o Enem, que seleciona os candidatos para as vagas, e o Enade, que avalia os estudantes na fase final da graduação -, na perspectiva dos objetivos educacionais da Taxonomia de Bloom, para compreender o que se espera dos estudantes que passam ou passaram pela formação superior quanto à proficiência em leitura. São considerados as matrizes e os itens da prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do Enem e de Formação Geral do Enade. Como resultados, foram identificadas assimetrias tanto na comparação entre os níveis de complexidade e as determinações normativas quanto nos itens de ambas as avaliações, o que pode estar relacionado à retenção de fluxo na educação superior.

Palavras-chave:
avaliação oficial; demandas cognitivas; Enem; Enade

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