Open-access Tecnologia, educação e tecnocentrismo: as contribuições de Álvaro Vieira Pinto

Technology, education and technocentrism: the contributions of Álvaro Veira Pinto

Resumos

Analisa a conceituação da tecnologia segundo Vieira Pinto. Concentra-se no livro O Conceito de Tecnologia, o qual apresenta de forma condensada as reflexões de Vieira Pinto sobre o tema. Defende-se que as análises do autor sobre a tecnologia fornecem ao campo pedagógico conceitos que possibilitam a compreensão crítica da questão da tecnologia e de sua relação com a educação e, assim, fazem emergir possibilidades de superação do problema do tecnocentrismo, especialmente dentro do próprio campo pedagógico.

tecnologia; educação; tecnocentrismo


The aim of this paper is to analyze the concept of technology in the thought of Vieira Pinto. The analysis focuses on the book O Conceito de Tecnologia, which presents in a condensed form Vieira Pinto's reflections on the subject. It is argued that the author's reflections on technology provide to the educational field concepts that enable a critical understanding of the issue of technology and its relation to education and thus bring out possibilities of overcoming the problem of technocentrism, especially within the educational field.

technology; education; technocentrism


Referências bibliográficas

  • ALLSOP, T.; WOOLNOUGH, B. The relationship of technology to science in English schools. Journal of Curriculum Studies, v. 22, n. 2, p. 127-136, 1990.
  • ALTERS, B. J. Whose Nature of Science? Journal of Research in ScienceTeaching, v. 34, n. 1, p. 39-55, 1997.
  • BUNGUM, Berit. Perceptions of technology education: a cross-case study of teachers realising technology as a new subject of teching. 2003. Thesis – Norweguian University of Science and Technology (NTNU), Trondheim, Norway, 2003.
  • DE VRIES, Marc. Technology education in Western Europe. In: UNESCO. Innovations in science and technology education Paris, 1994. v. 5.
  • DE VRIES, Marc. Technology education: beyond the "Technology is Applied Science" Paradigm. Journal of Technology Education, v. 8, n. 1, p. 7-15, 1996.
  • DE VRIES, Marc. Teaching about technology: an introduction of philosophy of technology fon non-philosophers. Netherlands: Springer, 2005.
  • DE VRIES, Marc. Éducation technologique et Éducation du citoyen du XXième siècle: la philosophie de la technologie comme une source d'inspiration. [s.d.]. Disponível em: http://www.pagestec.org/et21/sections.php?op=viewarticle&artid=13 Acesso em: 1 maio 2011.
  • DE VRIES, Marc; MOTTIER, Ilja (Org.). International handbook of technology education: reviewing the past twenty years. Rotterdam: Sense Publishers, 2006.
  • FEENBERG, Andrew. Critical theory of technology New York: Oxford University Press, 1991.
  • FEENBERG, Andrew. Alternative modernity: the technical turn in philosophy and social theory. California: University of California Press, 1995.
  • FEENBERG, Andrew. Questioning technology 3. ed. London: Routeledge, 2001.
  • FEENBERG, Andrew. Agency and citizenship in a technological society 2011. Lecture presented to the Course on Digital Citizenship, Copenhagen, 2011. Disponível em: <http://www.sfu.ca/~andrewf/copen5-1.pdf>. Acesso em: 1 jun. 2011.
  • FEENBERG, Andrew; BAKARDJIEVA, Maria. Tecnología para comunidades y racionalización democrática [2000]. 24 p. Disponível em: <http://www.sfu.ca/~andrewf/enredo2.html>. Acesso em: 22 set. 2003.
  • KLINGE, Germán Doig. Tecnologia, Utopia e Cultura [s.d.]. 13 p. Disponível em: <http://www.fides.org.br/artigo08.pdf>. Acesso em: 21 abr. 2003.
  • KLINGE, Germán Doig. El desafio de la tecnología: más allá de Ícaro y Dédalo. Lima, Perú: VE, 2000.
  • MARCUSE, Herbert. A ideologia da sociedade industrial Rio de Janeiro: Zahar, 1967.
  • MARITAIN, Jacques. Arte e Escolástica Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1973.
  • MARTINS, Hermínio; GARCIA, José Luís (Org.). Dilemas da civilização tecnológica Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais. 2003.
  • MITCHAM, Carl. ¿Qué es la Filosofía de la Tecnología? Barcelona: Anthropos, 1989.
  • PLATÃO. Apologia de Sócrates Pará de Minas, MG: Virtual Books, 2003.
  • QUERALTÓ, Ramon. Mundo, tecnología y razón en el fin de la Modernidad Barcelona: PPU, 1993.
  • QUERALTÓ, Ramon. Technology as a new condition of the possibility of scientific knowledge. Society for Philosophy and Technology, v. 4, n. 2, p. 95-102, Winter 1998. Disponível em: <http://scholar.lib.vt.edu/ejournals/SPT/v4_n2html/QUERALTO.html>
  • SAVIANI, Dermeval. Contribuições da filosofia para a educação. Em Aberto, Brasília, v 9, n. 45, p. 2-9, jan./mar. 1990.
  • VIEIRA PINTO, Álvaro. O conceito de Tecnologia Rio de Janeiro: Contraponto, 2005. 2 v.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    09 Jan 2014
  • Data do Fascículo
    Dez 2013

Histórico

  • Recebido
    10 Out 2012
  • Aceito
    23 Ago 2013
location_on
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 04 - lote 327, Térreo, Ala B, CEP 70.610-440 – Brasília-DF – Brasil, Telefones: (61) 2022-3077, 2022-3078 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: editoria.rbep@inep.gov.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro