Resumo:
Este artigo é resultado de um estudo exploratório e objetiva discutir o modo como estagiários do curso de licenciatura em Letras-Português da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) entendem as novas orientações para o ensino de gramática/análise linguística e buscam colocá-las em prática durante o estágio curricular de regência de turma. Os dados analisados foram extraídos de um relatório de estágio apresentado por duas graduandas ao final da aplicação de um projeto didático temático numa turma de 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Pernambuco. Para compor o referencial teórico, utilizamos estudos de autores como Geraldi (1997GERALDI, J. W. No espaço do trabalho discursivo, alternativas. In: GERALDI, J. W. Portos de passagem. 4. ed., São Paulo: Martins Fontes , 1997, p. 117-192. ), Dickel (2012DICKEL, A. Ensino de gramática: das polêmicas às proposições. In: SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE LINGUAGENS E ENSINO, 7., 2012, Pelotas. Anais... Pelotas: UCPel, 2012.), Ferraz e Olivan (2011FERRAZ, M. T.; OLIVAN, K. N. Gramática e formação do professor de língua materna: refletindo sobre o ensino e ensinando para a reflexão. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN, 7., 2011, Curitiba. Anais... Curitiba: Abralin, 2011. p. 2234-2248.), Smiderle et al. (2017SMIDERLE, J. J.; ZAVODINI-CARLOTTO, S. C.; SELLA, A. F. Ensino da língua portuguesa sob uma perspectiva textual. Ensino & Pesquisa, União da Vitória, v. 15, n. 1, p. 217-230, 2017.), Emilio (2008EMILIO, A. Gramática, deve-se ou não se deve ensinar? Línguas & Letras, Cascavel, PR, v. 9, n. 16, p. 27-35, 2008.), Aparício (2008APARÍCIO, A. S. M. Práticas inovadoras de ensino de gramática: entre a tradição gramatical e a linguística. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 13., 2008, Curitiba. Anais... Curitiba: PUC-PR, 2008. p. 10349-10363.), entre outros. Os resultados indicaram a presença de elementos inovadores na prática das estagiárias, tais como a vinculação do estudo gramatical a situações interativas autênticas e o emprego da indução como estratégia didática para favorecer a reflexão sobre o funcionamento da língua.
Palavras-chave:
prática pedagógica; análise linguística; formação de professores