Acessibilidade / Reportar erro

Significados da noção de qualidade da educação na arena educacional brasileira

Meanings of quality of education notion in the brazilian educational field

Resumos

Compartilha resultados de pesquisa pautada pelo seguinte problema de investigação: "O que está em jogo nas noções de qualidade da educação para alguns dos principais atores sociais do campo educacional?" A partir da delineação de uma arena composta por atores sociais situados no Estado, na sociedade civil e em organismos multilaterais, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, com seus integrantes, abordando perguntas relativas às razões de a qualidade da educação estar em pauta, à concepção de qualidade e às disputas subjacentes à noção. Concluiu-se que está em jogo nas noções de qualidade da educação a redução das desigualdades educacionais, vista por dois prismas: 1) a elevação do desempenho dos estudantes nas provas de larga escala; e 2) a garantia de condições de ensino que conduzam a uma formação ampla dos estudantes.

qualidade da educação; educação escolar; política educacional


The article shares some results of research that is guided by the following research problem: what is at stake in notions of quality education for some of the main social actors in the educational field? From the delineation of a ring, composed of social actors within the State, civil society and multilateral organizations, were semistructured interviews with its members, addressing questions on the grounds of the quality of education being at stake, the design quality and disputes underlying the concept. It was concluded that is at stake in the notions of quality of education the reduction of inequalities in education, seen from two angles: 1) increase of student performances on large-scale tests and 2) ensuring a variety of teaching conditions, that would provide students with a broad education.

quality of education; school education; educational policies


  • ADAMS, D. Defining educational quality Arlington: Institute for International Research, 1993. 18 p.
  • CAMPOS, M. M. Que qualidade buscamos na América Latina? In: CAMPANHA NACIONAL PELO DIREITO À EDUCAÇÃO. A educação na América Latina: direito em risco. São Paulo: Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Cortez, 2006. p. 23-27.
  • CARVALHO, J. S. F. "Democratização do ensino" revisitado. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 2, p. 327-334, maio/ago. 2004.
  • CASASSUS, J. Evaluación educativa, segmentación social y pérdida de calidad. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 23, 2007, Porto Alegre. Por uma escola de qualidade para todos: programação e trabalhos completos. Porto Alegre: Anpae, 2007. (Série Cadernos Anpae, n. 4).
  • OLIVEIRA, R. P. Estado e política educacional no Brasil: desafios do século XXI. 2006. Tese (Livre-docência) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 2006.
  • RUA, M. G. As políticas públicas e a juventude dos anos 90. In: CNPD. Jovens acontecendo na trilha das políticas públicas Brasília: CNPD, 1998a. p. 731-749.
  • RUA, M. G. Análise de políticas públicas: conceitos básicos. In: RUA, M. G. ; CARVALHO, M. I. V. de. O estudo da política: tópicos selecionados. Brasília: Paralelo 15, 1998b. p. 231-260.
  • TORRES, R. M. Educação para Todos: a tarefa por fazer. Trad. Daisy Vaz de Moraes. Porto Alegre: Artmed, 2001. 104 p.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    28 Jun 2013
  • Data do Fascículo
    Abr 2013

Histórico

  • Recebido
    23 Nov 2011
  • Aceito
    07 Nov 2012
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 04 - lote 327, Térreo, Ala B, CEP 70.610-440 – Brasília-DF – Brasil, Telefones: (61) 2022-3077, 2022-3078 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: editoria.rbep@inep.gov.br