Acessibilidade / Reportar erro

Ensino do algoritmo de multiplicação por intermédio do ábaco romano* * O trabalho guarda singularidades que justificam o ineditismo em relação aos já publicados Ibiapina (2015) e Ibiapina (2017).

The teaching of the multiplication algorithm through the use of the roman abacus

Resumo:

Este artigo descreve os resultados de um estudo cujo objetivo foi a aplicação de uma alternativa didática com base no uso do ábaco romano para o ensino de multiplicação, desenvolvido com alunos do 2º ano do ensino fundamental. Foi utilizada como abordagem metodológica a pesquisa qualitativa, visto que o objeto analisado se ajusta aos objetivos dessa modalidade de pesquisa. Quanto aos procedimentos, a investigação pode ser tratada como uma pesquisa-ação, desenvolvida no próprio ambiente escolar. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: observação, diário de bordo, questionários, entrevista e análise documental. Assim, com base nos resultados, pode-se indicar o uso pedagógico do ábaco romano para o ensino do algoritmo de multiplicação.

Palavras-chave:
ábaco romano; ensino de matemática; multiplicação; algoritmo

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 04 - lote 327, Térreo, Ala B, CEP 70.610-440 – Brasília-DF – Brasil, Telefones: (61) 2022-3077, 2022-3078 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: editoria.rbep@inep.gov.br