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“As crianças podem ser críticas de literatura?”: a contribuição de Aidan Chambers para o ensino de literatura

“Can children be literary critics?” - Aidan Chambers' contribution to literature teaching

“¿Pueden los niños ser críticos de literatura?” - La contribución de Aidan Chambers a la enseñanza de literatura

Resumo:

Aidan Chambers é um reconhecido escritor inglês dedicado ao público jovem que, paralelamente à atividade artística, estuda e elabora práticas para o ensino de literatura na escola. O objetivo deste artigo é descrever o enfoque no qual se baseia a “conversa literária” como prática social significativa na escola e na vida. Segundo Chambers (2007bCHAMBERS, A. Dime: los niños, la lectura y la conversación. Tradução de Ana Tamarit Amieva. Ciudad de México: Fondo de Cultura Económica , 2007b., 2011bCHAMBERS, A. Tell me: children, reading and talk. Woodchester: Thimble Press , 2011b.), as sessões “Diga-me” (Tell Me) não são um método, mas sim um enfoque que entende que crianças podem tornar-se críticos de literatura. Para esse fim, a discussão está dividida em quatro partes: a apresentação do autor e sua obra; o jogo de vozes (Bakhtin, 2002BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 10. ed. São Paulo: Annablume; Hucitec, 2002.) presentes na proposição de Chambers; a categorização da corrente discursiva sobre a recepção e o efeito de obras estéticas (Barthes, 2000BARTHES, R. O grau zero da escrita. Tradução de Mário Laranjeira. São Paulo: Martins Fontes, 2000., 2013BARTHES, R. O prazer do texto. Tradução de J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 2013.; Dewey, 2010DEWEY, J. Arte como experiência. Tradução de Vera Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes , 2010. (Todas as Artes).; Iser, 1999ISER, W. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. Tradução de Johannes Kretschmer. São Paulo: Editora 34, 1999. , 2002ISER, W. O jogo do texto. In: JAUSS, H. R. et al. A literatura e o leitor: textos de estética da recepção. Tradução de Luiz Costa Lima. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002. p. 105-118.) e, finalmente, a descrição do enfoque “Diga-me”. Os resultados obtidos levam à sistematização do elo discursivo que sustenta a proposição de uma abordagem pertinente para a leitura literária nas salas de aula, que parte da leitura individual e transita para o ato coletivo, negociando e compartilhando os sentidos de um objeto estético. Em razão de os trabalhos de Chambers não estarem traduzidos para o português, entende-se este exercício como uma contribuição para o campo do ensino da literatura no Brasil.

Palavras-chave:
Aidan Chambers; literatura; educação literária.

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