Resumo:
O artigo tem por objetivo discutir o sentido do brincar e do jogar, no período de desenvolvimento da infância do ser humano, como elementos fundamentais da educação cidadã democrática. A investigação realiza uma revisão qualitativa da contribuição bibliográfica e teórica de Mead (2010MEAD, G. Espíritu, persona y sociedad: desde el punto de vista del conductismo social. Madrid: Paidós, 2010.), Casagrande (2014CASAGRANDE, C. Mead e a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.), Kishimoto (2011KISHIMOTO, T. M. O jogo e a educação infantil. In: KISHIMOTO, T. M. (Org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação . 14. ed. São Paulo: Cortez , 2011. p. 13-43. ) e Maturana (1994MATURANA, H. La democracia es una obra de arte. Bogotá: Editorial Linotipia Bolivar y Cia, 1994. (Colección Mesa Redonda).) sobre o tema. Inicialmente, aborda o processo de desenvolvimento da autoconsciência na criança, considerando o brincar e o jogar como condições sociais interativas necessárias para tal fim. Em seguida, aborda a questão da democracia como obra de arte, produzida diariamente pelo conviver fraterno, e enfatiza o brincar e o jogar como seus fundamentos, pois tais atividades auxiliam na construção do eu democrático. A convivência democrática é fundamentalmente educativa, ao ensinar as crianças pela compreensão, pelo diálogo, pela tomada de consciência, pela correção do erro como elemento construtivo e inerente à aprendizagem.
Palavras-chave:
brincar e jogar; democracia; educação cidadã; infância