Acessibilidade / Reportar erro

Resultados das políticas de valorização do magistério público em Santa Catarina* * O artigo é produto da pesquisa Remuneração dos professores de escolas públicas de educação básica no contexto do Fundeb e do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN), financiada pelo Edital nº 049/ 2012/Capes/Inep, no âmbito do Programa Observatório da Educação, do Ministério da Educação.

Results of the policies for the appreciation of public teaching in Santa Catarina

Resultados de las políticas de valorización del magisterio público en Santa Catarina

Resumo:

Este artigo analisa os vencimentos do magistério de escolas públicas de educação básica do estado de Santa Catarina e do município de Florianópolis entre 2006 e 2014, no contexto de políticas indutoras de valorização do magistério. Para tanto, são examinados dados sobre os vencimentos, publicados em diários oficiais e sites de órgãos públicos e sindicais, organizados em séries históricas e apresentados em tabelas. Constatou-se a significativa valorização dos vencimentos nas duas redes. Contudo, tal movimento, decorrente da incorporação de componentes da remuneração bruta, põe em questão a efetiva valorização do magistério.

Palavras-chave:
financiamento da educação; política educacional; remuneração do professor; valorização do magistério

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 04 - lote 327, Térreo, Ala B, CEP 70.610-440 – Brasília-DF – Brasil, Telefones: (61) 2022-3077, 2022-3078 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: editoria.rbep@inep.gov.br