Resumos
Apresenta os resultados de estudo sobre os processos de escolha de livros didáticos (LD), no âmbito do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), mediante o qual buscamos responder a seguinte questão: Como escolas de educação básica (EEB) organizam e desenvolvem ações para a escolha de LD? Para a coleta de informações, realizamos entrevistas com membros das equipes gestoras de 15 EEB. Pelas análises das entrevistas realizadas, podemos afirmar que: 1) a organização do processo de escolha de LD nas EEB foi desencadeada muito mais por ações desenvolvidas pelas editoras do que propriamente por orientações do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE); 2) no processo de escolha de LD, é bastante comum a realização de encontros breves durante o intervalo das aulas, no qual os professores costumam tomar suas decisões acerca da seleção dos livros; 3) as ações desenvolvidas nas EEB mobilizam todos os professores, mediante a realização de, ao menos, uma reunião, mas essas ações restringem-se à tarefa de escolha dos LD em cada área disciplinar, não havendo discussões mais amplas acerca das finalidades próprias do ensino médio, nem acerca do papel dos LD para tanto.
livro didático; Programa Nacional do Livro Didático; instituições de educação básica; ensino médio
This article presents the results of a study on the process of choosing textbooks (LD), within the Brazilian National Textbook Program (PNLD), in order to answer the following question: How do Basic Education Schools (EEB) organize and develop actions to choose LD? To collect information, we interviewed members of the management team from 15 EEB. By analyzing the interviews, we can say that: (1) The organization of the process for choosing LD in EEB was triggered by publishers actions, rather than the FNDE guidelines; (2) in the process of choosing LD is quite common for the teachers to have short meetings during the break between classes, so that they can make decisions about the choice of LD; (3) the actions developed in EEB mobilize all teachers in at least one meeting, but these actions are restricted to the task of choosing the LD for each subject area, with no further discussions about the specific aims of high school, or the role of LD.
textbooks; Brazilian National Textbook Program; basic education schools; high school
- BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Secretaria de Educação Básica (SEB). Guia de livros didáticos: PNLD 2012. Brasília, 2011. Disponível em: <http://www.fnde.gov.br/programas/livro-didatico/guia-do-livro/item/2988-guia-pnld-2012-ensino-m%C3%A9dio>
- CASSAB, M.; MARTINS, I. Significações de professores de ciências a respeito do livro didático. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 10, n. 1, p. 1-28, 2008.
- GIBBS, Graham. Análise de dados qualitativos Porto Alegre: Artmed, 2009.
- LIMA, Maria E. C. de C.; SILVA, Penha S. Critérios que professores de Química apontam como orientadores da escolha do livro didático. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 12, n. 2, p. 121-136, 2010.
- TOLENTINO NETO, Luiz C. B. de. O processo de escolha do livro didático de Ciências por professores de 1ª a 4ª séries. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de São Paulo. 2003.
- LAJOLO, Marisa. O livro didático: velho tema, revisitado. Em Aberto, Brasília, v. 6, n. 35, p. 1-9, jul./set. 1987.
- ZAMBON, Luciana B. Seleção e utilização de livros didáticos de Física em Escolas de Educação Básica. 2012. 279 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria. 2012
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
01 Jul 2015 -
Data do Fascículo
Ago 2013
Histórico
-
Recebido
03 Set 2012 -
Aceito
01 Maio 2013