Resumos
Estudo sobre como se ensina e se aprende, a partir do olhar dos estudantes dos anos finais do ensino fundamental, em uma escola da rede pública que articula seu fazer pedagógico em Ambientes de Aprendizagem. Relatos escritos foram coletados no decorrer das atividades e analisados utilizando-se o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) como metodologia. Os discursos evidenciam mudanças no ensinar e no aprender, em decorrência da transformação das salas de aula convencionais em Ambientes de Aprendizagem, mostram ainda que os estudantes percebem as aulas mais dinâmicas, pois agora têm liberdade para levantar, dialogar com os colegas e usar o material didático disponível, e destacam que a ação docente está mais acolhedora e que os alunos acreditam em uma grande mudança na educação.
Ambientes de Aprendizagem; aprender; ensinar; discurso coletivo
This article aims to discuss ways of teaching and learning from the viewpoint of final year students of a primary public school, which articulates pedagogical practices in Learning Environment. We collected reports written during the activities, which were analyzed using the Collective Subject Discourse as analysis methodology. The speeches reveal changes in teaching and learning, due to the transformation of conventional classrooms into Learning Environments. Also, students notice that the lessons are more dynamic, because they are free to stand up, talk to each other and use the teaching material available. They emphasize that teachers' actions are more welcoming and that they believe in real change for education.
learning environments; learn; teach; collective discourse
- BOGDAN, Robert; BIRKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Ed., 1994.
- CUNHA, Maria Isabel. O professor universitário na transição de paradigmas Araraquara: J M Ed., 2005.
- LARROSA, Jorge. Déjame que te cuente Barcelona: Ed. Laertes, 1995.
- LEFÈVRE, Fernando; LEFÈVRE, Ana Maria Cavalcanti. Depoimentos e discursos: uma proposta de análise em pesquisa social. Brasília: Líber, 2005.
- LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Ed. Pedagógica e Universitária, 1986.
- MATURANA, Humberto. As bases biológicas do aprendizado. Dois Pontos, Belo Horizonte, v. 2, n. 16, 1993.
- MATURANA, Humberto. A ontologia da realidade. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2002.
- MATURANA, Humberto. Emoções e linguagem na educação e na política Belo Horizonte: UFMG, 2005.
- MATURANA, Humberto; VARELA, Francisco. A árvore do conhecimento: as bases biológicas da compreensão humana. 2. ed. São Paulo: Palas Athena, 2005.
- MATURANA, Humberto; VERDEN-ZÖLLER, Gerda. Amar e brincar: fundamentos esquecidos do humano. São Paulo: Palas Athena, 2004.
- MATURANA, Humberto; YÁÑEZ, Ximena Dávila. Habitar humano em seis ensaios de biologia-cultural São Paulo: Palas Athena, 2009.
- MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994.
- RODRIGUES, Sheyla Costa. Rede de conversação virtual: engendramento coletivo-singular na formação de professores. 2007. Tese (Doutorado em Informática na Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
- TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 11. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
- THURLER, Monica. Inovar no interior da escola Porto Alegre: Artmed, 2001.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
01 Jul 2015 -
Data do Fascículo
Ago 2013
Histórico
-
Recebido
30 Ago 2012 -
Aceito
04 Mar 2013