Acessibilidade / Reportar erro

Professor Paulo Freire na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos: “Escola Primária para o Brasil”

Teacher Paulo Freire in the Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos: “Primary School for Brazil”

Profesor Paulo Freire en la Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos: “Escuela Primaria para Brasil”

Resumo:

Escola primária para o BrasilFREIRE, P. Escola primária para o Brasil. Recife, 1960. Disponível em: <Disponível em: https://acervo.paulofreire.org/handle/7891/1041 >. Acesso em: 24 jun. 2024.
https://acervo.paulofreire.org/handle/78...
foi o único artigo que Paulo Freire publicou na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP), em 1961, fruto da conferência que proferiu no Simpósio Educação para o Brasil, promovido pelo Centro Regional de Pesquisas Educacionais (CRPE) de Pernambuco. Nessa época, Freire era um professor que, como muitos de nós, tentava sobreviver ministrando aulas, inscrevendo-se em concursos, proferindo conferências, publicando artigos etc. Ainda não tinha fama e notoriedade, não era um autor instituído (Foucault, 2009cFOUCAULT, M. O que é um autor. In: FOUCAULT, M. Estética: literatura e pintura, música e cinema. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009c. p. 265-298. (Coleção Ditos e Escritos, 3).) com ideias consolidadas na Educação. Mesmo assim, conseguiu o feito de ter seu artigo veiculado num periódico em que publicavam os principais expoentes da Educação brasileira: Carneiro Leão, Lourenço Filho, Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo, entre outros. Dessa forma, nosso objetivo neste texto é saber: o que disse o professor Paulo Freire sobre a escola primária, para que suas ideias circulassem entre os mais destacados pensadores da Educação, que escreviam na RBEP? Para isso, analisamos o discurso enquanto ação, entendendo não com o que pode haver por trás dele nem por meio do que está dito no seu conteúdo, mas como séries regulares e distintas de acontecimentos (Foucault, 2009aFOUCAULT, M. A arqueologia do saber. 7. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009a.; Albuquerque Júnior, 2009ALBUQUERQUE JÚNIOR, D. M. A invenção do Nordeste e outras artes. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2009.). Concluímos que Paulo Freire, em 1961, ainda não tinha suas ideias consolidadas na Educação, mas, no seu percurso discursivo, havia autores já instituídos nos quais ele assentou suas ideias, fato que, a nosso ver, facilitou essa publicação.

Palavras-chave:
escola primária; Paulo Freire; história da educação.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 04 - lote 327, Térreo, Ala B, CEP 70.610-440 – Brasília-DF – Brasil, Telefones: (61) 2022-3077, 2022-3078 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: editoria.rbep@inep.gov.br