Acessibilidade / Reportar erro

O status socioeconômico e o desempenho de licenciandos em Biologia, Física, Matemática e Química nos conteúdos de História e Filosofia da Ciência no Enade 2017

The socioeconomic status and the performance of undergraduates in biology, physics, mathematics, and chemistry in the contents of history and philosophy of science in Enade 2017

El nivel socioeconómico y el desempeño de licenciados en Biología, Física, Matemáticas y Química en los contenidos de Historia y Filosofía de la Ciencia en Enade 2017

Resumo:

Este artigo resulta de pesquisa de doutorado cujo objetivo foi identificar, com base na análise das provas de Licenciatura em Biologia, Física, Química e Matemática, as variáveis sociais que explicam o desempenho dos estudantes em itens com conteúdo de História e Filosofia da Ciência. Como premissa, assumimos que os itens propostos nas provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) poderiam ser indicadores relevantes dos conteúdos considerados importantes pelo Ministério da Educação para a formação de docentes nos cursos de Licenciatura em Biologia, Física, Química e Matemática, conforme alguns objetivos explicitados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A metodologia utilizou pesquisa documental e análise estatística das informações de 2017 do Banco de Microdados do Inep. Considerando que nossos testes mostraram que o desempenho dos alunos nos itens está associado a relações multivariadas entre as variáveis selecionadas (variáveis demográficas, socioeconômicas, categoria administrativa das instituições de ensino superior e mecanismos de acesso ao ensino superior), utilizamos a técnica multivariada Two Steps Clusters para criar uma nova variável com base na renda familiar e na escolaridade dos pais dos estudantes. Observamos que a condição socioeconômica e o background familiar dos alunos estão associados ao desempenho nos itens selecionados: quanto maior o nível socioeconômico, melhor o desempenho do aluno; em contrapartida, menos acertos se mostraram associados a status socioeconômicos menos elevados.

Palavras-chave:
Enade; História e Filosofia da Ciência; capital cultural

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 04 - lote 327, Térreo, Ala B, CEP 70.610-440 – Brasília-DF – Brasil, Telefones: (61) 2022-3077, 2022-3078 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: editoria.rbep@inep.gov.br