Acessibilidade / Reportar erro

A construção social da infância e a Maricota sem dona: Fragmentos narrativos na pesquisa em educação

The social construction of childhood and Maricota sem dona: narrative fragments in education research

Resumo:

Apresenta uma discussão sobre a construção social da infância com base na interlocução entre elementos teóricos da sociologia da infância, uma obra literária infantil, Maricota sem dona (Mazzetti, 1985MAZZETTI, M. Maricota sem dona. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1985.), e alguns fragmentos de Walter Benjamin (1987BENJAMIN, W. Infância em Berlim por volta de 1900. In: BENJAMIN, W. Rua de mão única. Tradução de Rubens Rodrigues Torres Filho e José Carlos Martins Barbosa. São Paulo: Brasiliense, 1987. p. 71-142. (Obras Escolhidas, v. 2)., 1994aBENJAMIN, W. Brinquedo e brincadeira: observações sobre uma obra monumental. In: BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. 7. ed. São Paulo: Brasiliense , 1994a. p. 249-253. (Obras Escolhidas, v. 1)., 1994bBENJAMIN, W. Livros infantis antigos e esquecidos. In: BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura . Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. 7. ed. São Paulo: Brasiliense , 1994b. p. 235-243. (Obras Escolhidas, v. 1)., 1994cBENJAMIN, W. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura . Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. 7. ed. São Paulo: Brasiliense , 1994c. p. 197-221. (Obras Escolhidas, v. 1)., 2005BENJAMIN, W. Experiência. In: BENJAMIN, W. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo: Editora 34, 2005. p. 21-25.). Metodologicamente, para a construção da materialidade da pesquisa, problematiza-se a experiência do Narrador (Benjamin, 1994c) e o olhar para a diversidade de infâncias vivenciadas em diferentes contextos sociais, culturais, étnicos, econômicos e políticos, com o objetivo de proporcionar a visibilidade e a valorização das culturas da infância. Como contribuições da pesquisa, reconhecem-se as crianças como sujeitos sociais ativos, históricos, de direitos, produtores de culturas, por meio da relação com os seus pares. Com o artigo, evidencia-se a centralidade da produção da cultura de pares na infância, que consiste em obter integração, inserção e reconhecimento social, de modo a conquistar autonomia.

Palavras-chave:
culturas da infância; experiência; narrativas

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 04 - lote 327, Térreo, Ala B, CEP 70.610-440 – Brasília-DF – Brasil, Telefones: (61) 2022-3077, 2022-3078 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: editoria.rbep@inep.gov.br