Resumo em Português:
Resumo: Apresenta o resultado de uma pesquisa que analisou os sentidos da docência (re)construídos por alunas de licenciatura em Pedagogia durante o percurso como bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Avalia o impacto do programa para a formação profissional, verificando se a metodologia delineada pelo subprojeto de Pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul aproximou as discentes da carreira do magistério, atendendo aos objetivos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Os dados coletados são oriundos de diários de bordo, fichas de avaliação e relatórios das bolsistas nos anos 2010 a 2013 e foram analisados a partir dos conceitos de sentido e significado da palavra "docência". Como resultado, observa-se que as atividades do Pibid em questão foram fundamentais para ajudar as licenciandas a superar as dificuldades do cotidiano, a compreender o significado do trabalho docente e a buscar mecanismos para efetivar uma prática pedagógica coerente com as orientações do curso de Pedagogia.Resumo em Inglês:
Abstract: This paper presents the result of a research that analyzed the meanings of teaching rebuilt by undergraduates of Pedagogy during their stint as interns of the Institutional Scholarship for Teaching Initiation Program (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Pibid). The research evaluates the impact of the program in the professional formation, verifying if the methodology adopted by the subproject of Pedagogy at the Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul has brought the students closer to the teaching career, meeting the objectives of the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. The data collected result from logbooks, evaluation sheets and reports filled in by the interns between 2010 and 2013. They were analyzed from the concepts of senses and meanings of the word "teaching". As a result, it is observed that the activities of Pibid have been essential to help students overcome daily difficulties, understand the meaning of the teaching profession and seek mechanisms to implement a more efficient pedagogical practice, coherent with the guidelines of the Pedagogy major.Resumo em Português:
Resumo: A pesquisa fez um levantamento sobre a abordagem do conteúdo de Avaliação Educacional em Larga Escala (Aele) nos cursos de Pedagogia presenciais, públicos e privados do País, bem como verificou a percepção de professores e coordenadores acerca da relevância dessa abordagem. Concluiu-se que foi baixo o índice de instituições de ensino superior (IES) participantes desta pesquisa que ministram o conteúdo Aele, devendo-se atentar para tal ocorrência uma vez que o ensino desse conteúdo está previsto na legislação específica dos cursos de graduação em Pedagogia. Em geral, há embasamento legal na formulação da matriz curricular dos cursos e a maioria dos profissionais pesquisados tanto considera importante que o conteúdo seja contemplado quanto acompanha os resultados nacionais e estaduais, inserindo-os em sala de aula.Resumo em Inglês:
Abstract: In this study we present a survey related to the approach of large-scale educational assessment (LSEA) in Brazilian Pedagogy courses (face-to-face, public and private ones), as well as the perception of teachers and coordinators about the relevance of such approach. It concludes that a low number of higher education institutions that took part of this research do address contents related to LSEA. This occurrence should be taken into serious consideration since the teaching of this content has been established by specific legislation, regarding the undergraduate courses of Pedagogy. In general, there is a legal basis for the formulation of the curriculum of courses; also, most of the professionals surveyed consider that the content of LSEA be approached, besides; they follow the national and state results in order to insert them in the classroom.Resumo em Português:
Resumo: Apresenta resultados de um estudo que objetivou compreender quais as práticas de letramento acadêmico em aulas observadas de um curso de licenciatura em Geografia e como elas são construídas pelos sujeitos. Insere-se na perspectiva do letramento como prática social, marcada por relações de poder, que varia segundo os contextos de uso da língua escrita. Os resultados indicam que o uso do quadro a giz durante as aulas expositivas ocupou um papel central. A leitura de mapas mostrou-se uma atividade periférica durante o curso, na medida em que estes, retirados de livros didáticos, eram apenas mencionados pelo professor como recurso ilustrativo dos conteúdos, e não como conteúdo a ser ensinado.Resumo em Inglês:
Abstract: This article presents results of a study about academic literacy in the context of a geography undergraduate course. The research aimed to understand literacy practices in the classroom and how they are constructed by the subjects involved in it. The research is based on the view of literacy as a social practice, marked by power relations that vary according to the contexts of usage of the written language. The results indicate that the use of the blackboard in teaching played a central role. Also, map reading proved to be a peripheral activity during the course since the maps presented were only mentioned by the professor as an illustrative resource of the content, and not as contents themselves to be taught.Resumo em Português:
Resumo: Objetiva identificar em dois programas de formação de professores alfabetizadores - no Brasil, Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) e, em Portugal, Programa Nacional do Ensino do Português (Pnep) - os conteúdos linguísticos relacionados ao ensino da leitura que fundamentaram a atualização dos professores com vistas a compreender como as descobertas científicas penetram o campo pedagógico. Por meio de análise documental, são apresentadas, de forma resumida, a estrutura e a organização dos dois programas e os respectivos conteúdos de formação. Há muita similaridade entre os dois programas com relação à organização e às estratégias metodológicas e há diferenças importantes quanto à atualidade dos conteúdos oferecidos aos professores alfabetizadores, assim como o tempo de formação aplicado a este conteúdo. A formação linguística do professor é essencial para desenvolver competência para o ensino da língua e, por conseguinte, melhorar as habilidades de ler e escrever dos alunos do ensino fundamental.Resumo em Inglês:
Abstract: This article aims to identify the linguistic contents related to the teaching of reading in two training programs for literacy teachers: Brazil's National Pact for Literacy at the Right Age (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - Pnaic) and the National Program for Portuguese Teaching (Programa Nacional do Ensino do Português - Pnep) of Portugal. The focus is on the linguistic contents that served as foundation for the updating of teachers, in order to understand how scientific discoveries permeate the teaching field. Through documentary analysis, the structure and the organization of the two programs and their respective training contents are briefly presented. There are many similarities between the two programs, regarding the organization and the methodological strategies; but there are also differences in relation to the timeliness of the content offered to the literacy teachers, as well as to the duration of the training applied to the content. The linguistic training of teachers is essential to developing the competence for language teaching and, therefore; for the improvement of reading and writing skills of elementary school students.Resumo em Português:
Resumo: Apresenta uma análise dos resultados de uma ação de formação docente continuada em uma universidade pública brasileira. Objetiva apresentar e discutir relações que se revelaram necessárias entre a referida ação, o desenvolvimento de práticas pedagógicas em sala de aula e a promoção da saúde dos professores. A fundamentação teórico-metodológica tem caráter clínico, desenvolvimental e dialógico-argumentativo e lança mão do método da autoconfrontação simples e cruzada para abordagem de gestos profissionais docentes. Os resultados apontam para a necessidade de ações de formação docente continuada voltadas prioritariamente para o trabalho concreto em sala de aula, o que, além de permitir o desenvolvimento de práticas pedagógicas, possibilita a promoção da própria saúde do professor.Resumo em Inglês:
Abstract: This article presents an analysis of the results of an action of teacher continuing education in a public Brazilian university. It presents and discusses relations that proved to be necessary between the aforementioned action, the development of classroom pedagogical practices and the promotion of teachers' health. Its theoretical and methodological foundations consist on a clinic, developmental and dialogic-argumentative character and employ the method of simple and crossed self-confrontation, in order to address professional teaching gestures. The results indicate the necessity of actions related to teachers' continuing education, focused primarily on the concrete classroom work, which, in addition to allowing the development of pedagogical practices, makes the promotion of teachers' health itself possible.Resumo em Português:
Resumo: A docência configura-se como profissão por possuir um corpo de conhecimentos específicos para seu exercício, além de ser aprendida continuamente. Ao longo da trajetória profissional, o docente reinterpreta e amplia saberes da formação inicial e constrói novos por meio da prática e das interações com os alunos. Assim, pode-se pensar a tutoria virtual como uma atividade que contribui para o desenvolvimento profissional docente ao favorecer a construção de saberes pela experiência. O artigo traz resultados de um estudo em que um dos objetivos foi analisar como a atuação na tutoria virtual de cursos de educação a distância (EaD) mediados por tecnologias digitais de informação e comunicação pode contribuir para o desenvolvimento profissional docente. A triangulação metodológica foi empregada para a investigação que ocorreu em etapas: levantamento e estudo de bibliografia; coleta de dados utilizando questionário, entrevista individual, sessões de entrevistas coletivas e análise de documentação oficial; sistematização e análise dos dados; e divulgação dos resultados. Os sujeitos foram os tutores virtuais de cursos EaD oferecidos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), por meio da Rede e-Tec Brasil. Dentre os principais resultados, observou-se que a experiência na tutoria virtual pode ser considerada um elemento que contribui para o desenvolvimento profissional docente, embora gere alguns dilemas.Resumo em Inglês:
Abstract: Teaching is configured as a profession because it has a body of specific knowledge for its exercise, besides; it can be learned continuously. Throughout their professional career, teachers reinterpret and extend knowledge related to their initial training and build new ones through practice and interactions with students. Thus, one can think of virtual tutoring as an activity that contributes to the professional development of teachers, promoting the construction of knowledge through experience. This article presents results of a study whose objective was to analyze how the performance in virtual tutoring of courses of distance education (DE), mediated by digital information and communication technologies, can contribute to the professional development of teachers. The methodological triangulation used for this investigation observed the following stages: survey and literature study; data collection through questionnaires, individual interviews, press conferences sessions and official document analysis; systematization and analysis of data; and dissemination of results. The subjects of the research were the virtual tutors of distance education courses offered by the Federal Institute of Education, Science and Technology of São Paulo (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP), through the e-Tec Brazil Network. Among the main results, it was observed that the experience in virtual tutoring can be considered an element that contributes to the professional development of teachers, even though it generates some dilemmas.Resumo em Português:
Resumo: A dislexia é um distúrbio específico de aprendizagem, de origem constitucional, caracterizado por dificuldades na decodificação de palavras simples isoladas e causado pela deficiência no processamento da informação fonológica. Os professores geralmente são os primeiros a observar as dificuldades da criança disléxica nas fases iniciais da alfabetização, porém, a falta de conhecimento necessário sobre o transtorno inviabiliza a condução da situação de forma a tornar menos árduo o enfrentamento das dificuldades na aprendizagem. O objetivo deste estudo foi caracterizar o nível de informação sobre a dislexia de 27 professores de língua portuguesa da 5ª à 8ª série do ensino fundamental, sendo 17 da rede estadual e 10 da particular. Os resultados revelaram desconhecimento sobre os aspectos etiológico-causais da dislexia: 29,6% dos participantes desconsideram os aspectos genéticos, hereditários e neurológicos como causa do transtorno e 33,3% desconsideraram esses mesmos aspectos como fator predisponente. O estudo concluiu que o nível de informação dos docentes participantes foi insuficiente para identificar sinais de risco para o transtorno disléxico.Resumo em Inglês:
Abstract: Dyslexia is a specific learning disorder of constitutional origin, characterized by difficulties in decoding isolated simple words, caused by a deficiency in the processing of phonological information. Teachers are often the first to observe the difficulties of dyslexic children in early stages of literacy, however; their lack of the necessary knowledge of the disorder derails the proper conduction of the situation, in making the coping with learning difficulties easier. The objective of this study was to characterize the level of information about dyslexia. For this purpose, 27 Portuguese teachers from the 5th to the 8th grade of elementary school, 17 belonging to the state system and 10 to the private sector, took part in the research. The results showed lack of knowledge about the causing etiological aspects of dyslexia: 29.6% of the research participants disregard the genetic, hereditary and neurological aspects as a cause of the disorder and 33.3% disregarded these same aspects as a predisposing factor. The study concluded that the level of information of the participant teachers was insufficient to identify signs of risk of the dyslexic disorder.Resumo em Português:
Resumo: Analisa o trabalho da Comissão Nacional de Literatura Infantil (CNLI), instituída pelo ministro Capanema em 1936, no governo do então presidente Getúlio Vargas, a fim de oferecer subsídios para adoção de medidas e criação de projetos que favorecessem a formação de leitores nas escolas brasileiras da época. Tendo por base o arquivo privado de Gustavo Capanema disponibilizado pela Fundação Getúlio Vargas, em especial os documentos relativos à CNLI, a pesquisa revela que havia, no âmbito da Comissão, certa tensão entre a crítica a uma compreensão ingênua de literatura (doxa) e a aceitação tácita do discurso científico e utilitarista da literatura (a busca pela objetividade). Além dessa polarização, percebe-se também o surgimento de uma crítica incipiente aos produtos da indústria cultural e sua influência na formação de leitores. Recorreu-se ao referencial teórico de Adorno e Horkheimer para compreender aspectos relacionados à cultura de massa, à racionalidade técnica e à sociedade.Resumo em Inglês:
Abstract: This paper analyzes the work of the National Committee of Children's Literature (Comissão Nacional de Literatura Infantil - CNLI) established in 1936 by the ministry Gustavo Capanema during the government of Getúlio Vargas, in order to offer elements for the adoption of measures and for the creation of projects that could help the readers' formation in Brazilian schools of that time. Our research on the private archives of Gustavo Capanema, made available by the Fundação Getúlio Vargas, focuses mainly on the documents related to the CNLI. It reveals that there has been a certain tension in the Committee between the criticism of a naive understanding of literature (doxa) and the implicit acceptance of the scientific, pragmatic discourse in relation to it (the search for objectivity). Besides this polarization, the emergence of an incipient critic of the cultural industry products and their influence on the readers' formation has also been noted. In order to accomplish this academic task, we used the theoretical reference of Adorno and Horkheimer to understand aspects related to concepts like mass culture, technical rationality, and society.Resumo em Português:
Resumo: Pretende analisar, sob a perspectiva dialógica, as vozes sociais que cruzam o projeto político-pedagógico de uma escola. O objetivo desse estudo é a realização de uma leitura dialógica sobre o projeto político-pedagógico da "Escola X", no intuito de obtermos respostas acerca da expectativa criada pela escola sobre seu fazer pedagógico, sob dois vieses distintos: estratégico e emancipador. A base teórica elencada para o presente estudo conta com a categoria teórica da heteroglossia, desenvolvida por Bakhtin (2011) e Volochínov (2009), e com as dimensões que abrangem o projeto político-pedagógico, em duas concepções avaliadas por Veiga (2001). Utilizou-se no estudo o método descritivo e bibliográfico e procedimentos de ordem qualitativa, propondo um modo de leitura dialogizada sobre o projeto político-pedagógico. O estudo da heteroglossia permite vislumbrar os fatores ideológicos que operam sobre o discurso, assim sendo, como apontamento geral, podemos identificar vozes de fora da comunidade que se propõem a trazer para dentro daquele espaço sócio-histórico formas de operar sobre o fazer humano e o fazer pedagógico que não são imanentes daquele lugar social.Resumo em Inglês:
Abstract This study aims to analyze, from the dialogical perspective, the social voices that cross the political pedagogical project of a school. The objective of this study is the production of a dialogical reading about the political pedagogical project of "School X", in order to find the answers related to the expectations generated by the school in relation to its pedagogical action from two perspectives: the strategic and the empowering. The theoretical basis of this study includes the theoretical category of heteroglossia, developed by Bakhtin (2011) and Volochínov (2009), and the dimensions covering the political pedagogical project in two conceptions analyzed by Veiga (2001). The research counted on descriptive and bibliographical methods and on qualitative procedures, proposing a dialogical reading about the political pedagogical project. The study of heteroglossia offers a glimpse of ideological factors that influence discourse, hence; it is possible to identify voices outside the community that aim to bring into that socio-historical space ways to operate on the human and pedagogical doings that are not inherent in that social place.Resumo em Português:
Resumo: Objetiva compreender como diferenças de gênero nas perspectivas de futuro de meninas e meninos podem estar relacionadas com o sucesso escolar das primeiras. Para tanto, foi acompanhada uma turma com 25 crianças do 3º ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de São Paulo, por meio de observações e entrevistas. Notou-se que as garotas tendiam a apresentar aspirações profissionais mais bem definidas e voltadas para carreiras que exigiam maior qualificação profissional e um prolongamento da escolarização. Dessa forma, concluiu-se que, se por um lado essas expectativas contrastavam com as inúmeras restrições vividas pelas meninas em seu cotidiano, por outro, repercutiam positivamente no empenho delas em sua vida escolar.Resumo em Inglês:
Abstract: This article aims to understand how gender differences related to future perspectives among girls and boys can be related to the academic success of female students. Therefore, the authors followed a group of 25 children enrolled in the third grade of an elementary public school in the city of São Paulo through observations and interviews. It was noted that the girls tended to present more clearly defined professional aspirations, related to careers that require higher professional qualification and a long-term schooling process. Hence, it was concluded that, on the one hand, if these expectations contrasted with a number of restrictions experienced by the girls in their daily lives, on the other hand, they resonated positively on the commitment of the girls to their school life.Resumo em Português:
Resumo: A linguagem simples e envolvente dos versos de cordéis pode propiciar maior interação entre saber acadêmico e saber popular. Nesse sentido, o presente estudo apresenta resultados de uma experiência de produção de literatura de cordel por alunos dos cursos de Medicina Veterinária e Engenharia Florestal localizados na região do semiárido da Paraíba, com o objetivo de discutir os problemas e danos que o fogo indiscriminado pode causar, mostrando algumas técnicas fundamentais e recomendações básicas para a realização da queima controlada. A maneira direta de mostrar os benefícios e malefícios das queimadas para o ambiente em forma de cordel é, potencialmente, um importante veículo para os estudantes e o próprio homem do campo assimilarem os conhecimentos e construírem o saber. Concluiu-se que a literatura de cordel, tal como a produzida na experiência relatada, pode se constituir em um interessante material didático na área de educação ambiental, a ser utilizado em escolas de ciências agrárias e, de modo mais amplo, junto a populações rurais, com o intuito de contribuir para a melhoria da aprendizagem, de forma dinâmica e criativa.Resumo em Inglês:
Abstract: The simple and engaging language of cordel verses may provide greater interaction between academic knowledge and popular knowledge. In this regard, this study presents the results of an experience of cordel literature produced by students of the courses of Forest Engineering and Veterinary Medicine, located in the semiarid region of Paraíba. In order to discuss the problems and damage that indiscriminate fire can cause, some fundamental techniques and basic recommendations on how to conduct a controlled burn are presented. The direct way of showing the benefits and harms of the burns to the environment in cordel literature can be an important vehicle for students and for the countrymen themselves in the assimilation and building of knowledge. We conclude that cordel literature, such as the one produced in the reported experience, can be an interesting teaching material in the field of environmental education, besides, it can be used in Agricultural Sciences schools and, more broadly, with rural populations, by contributing to the improvement of learning in a dynamic and creative way.