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Open-access Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Publicação de: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
Área: Ciências Humanas Versão impressa ISSN: 0034-7183
Versão on-line ISSN: 2176-6681

Sumário

Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Volume: 97, Número: 246, Publicado: 2016

Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Volume: 97, Número: 246, Publicado: 2016

Document list
EDITORIAL
EDITORIAL Galvão, Ana Maria de Oliveira Dias, Ana Maria Iório Werle, Flávia Obino Corrêa Rios, Guilherme Veiga Di Pierro, Maria Clara Junqueira, Rogério Diniz Weller, Wivian
ESTUDOS
Antropologia: um desafio para a educação e o desenvolvimento humano Wulf, Christoph

Resumo em Português:

Resumo: Objetiva contribuir para a análise da relação entre antropologia, educação e desenvolvimento humano e aborda amplos panoramas do conceito de antropologia histórico-cultural. A antropologia inclui quatro paradigmas: o processo de hominização, o filosófico, o histórico e o cultural. Tais paradigmas correspondem a duas tendências contraditórias de desenvolvimento na globalização atual: uma é direcionada à uniformização, enquanto a outra se volta aos limites desse desenvolvimento e acentua as condições de diversidade cultural. Há uma dupla historicidade e culturalidade na antropologia que surge da historicidade e culturalidade das diferentes perspectivas de pesquisadores antropológicos e do caráter histórico-cultural dos conteúdos e dos temas de pesquisa. A relação entre pesquisa de uma única disciplina, interdisciplinar e transdisciplinar é uma questão fundamental na antropologia. Enquanto há muitas abordagens possíveis, a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade, como formas de organização, são particularmente adequadas para a pesquisa no campo da antropologia.

Resumo em Inglês:

Abstract: This article is intended as a contribution to the analysis of the relationship between anthropology, education and human development. It develops broad outlines of the concept of historical and cultural anthropology. It no longer seems meaningful to limit anthropology or ethnology. Anthropology includes four paradigms: the process of hominization, the philosophical, the historical and the cultural ones. These paradigms correspond with two contradictory developmental trends in today's globalization. One of which is oriented toward a "uniformizing" globalization, while the other points toward the limits of this development and stresses the conditions of cultural diversity. There is a dual historicity and culturality in anthropology that arises from the historicity and culturality of the different perspectives of anthropological researchers and from the historical and cultural character of the contents and subjects of research. The relationship between single-discipline, interdisciplinary and transdisciplinary research is a fundamental issue in anthropology. While there are many different possible approaches, interdisciplinary and transdisciplinary forms of research are particularly suitable in the field of anthropology.
STUDIES
Família e escola: crise de participação em contextos de vulnerabilidade Acuña-Collado, Violeta

Resumo em Português:

Resumo: Apresenta um estudo realizado com pais/responsáveis e professores de duas escolas municipais da educação básica, situadas na região de Valparaíso, no Chile. Objetiva investigar os obstáculos que causam a baixa participação de pais/responsáveis nas escolas, a fim de criar propostas que facilitem a integração dos responsáveis com o centro educacional. A metodologia adotada foi de cunho qualitativo e inspirada no paradigma interpretativo; além disso, a entrevista em profundidade foi utilizada como técnica de coleta de dados. As entrevistas foram realizadas com os pais/responsáveis de alunos com baixo rendimento acadêmico e também com os professores. Em relação às conclusões, do ponto de vista dos responsáveis, relata-se desinteresse nas atividades propostas pela escola, resultando numa baixa participação; apesar disso, descreve-se haver uma boa relação entre responsáveis e docentes. A partir da perspectiva dos professores, há relatos sobre estratégias empregadas pela escola para envolver os responsáveis no trabalho escolar e sobre a necessidade de se fixar limites quanto aos papéis que os docentes desempenham e a consequente sobrecarga de trabalho.

Resumo em Espanhol:

Resumen: Presenta un estudio realizado con padres, apoderados y profesores de dos escuelas de educación básica de dependencia municipal, ubicadas en la región de Valparaíso, Chile. Tiene el propósito de indagar en los obstáculos que generan una baja participación de padres, madres o adultos responsables de niñas y niños en las escuelas, a fin de crear propuestas que faciliten la integración de los apoderados al centro educativo. El diseño metodológico es de tipo cualitativo y se inspira en el paradigma interpretativo; además, se utiliza la entrevista en profundidad como medio de recolecta de datos. Las entrevistas fueron ejecutadas con apoderados de alumnos con bajo desempeño académico y con profesores. En cuanto a los resultados, desde el punto de vista de los apoderados, se relata el desinterés en las actividades propuestas por la escuela, lo que resulta en poca participación; sin embargo, se describe haber una buena relación entre los apoderados y los docentes. Desde la perspectiva de los profesores, hay relatos acerca de las estrategias empleadas por la escuela para incorporar a sus apoderados al quehacer del establecimiento y acerca de la necesidad de fijar límites en los roles de los docentes y su consecuente sobrecarga laboral.

Resumo em Inglês:

Abstract: The article presents a study conducted with parents, tutors and teachers from two municipal schools of basic education, situated in the region of Valparaíso in Chile, in order to investigate the obstacles that cause a low participation of parents/tutors in schools, with the purpose of creating proposals that facilitate the integration of parents/tutors with the educational center. The qualitative methodological approach, inspired in the interpretative paradigm, was used as a technique of data collection. In-depth interviews were applied to parents or tutors of students with poor academic performance and also to teachers. The conclusions indicate that, from the viewpoint of the parents/tutors, there is a lack of motivation for them to engage in the activities proposed by the school; consequently, their participation is low. Despite it, they describe keeping good relationships with teachers. From the perspective of teachers, there are reports on strategies employed by the school to involve parents and tutors in the school's work and on the need to set limits on the roles played by teachers and their consequent heavy workload.
ESTUDOS
A profissão docente em análise no Brasil: uma revisão bibliográfica Cericato, Itale Luciane

Resumo em Português:

Resumo: Objetiva, por meio de revisão bibliográfica, analisar algumas das questões que envolvem a profissão docente na atualidade, como a dificuldade de estabelecer um status profissional para os professores e os atuais desafios enfrentados por eles no cenário educacional brasileiro. Os dados oferecem informações sobre a instituição da atividade no País, aspectos que questionam a legitimação dos professores como profissionais da educação e algumas questões que precisam ser consideradas com vistas à superação desse questionamento. Entre estas últimas, foi possível concluir que se faz urgente e necessário discutir a reestruturação da formação inicial e continuada como eixo central que se articule a políticas educacionais voltadas à valorização da carreira, das condições de trabalho e da remuneração, enfim, ações em prol de se atrair e reter bons profissionais para a docência, colocando-a num lugar social compatível com uma nação que se quer desenvolvida.

Resumo em Inglês:

Abstract: Based on a literature review, the article aimed to analyze some of the issues surrounding the teaching profession today, such as the difficulty of establishing a professional status for teachers and the challenges they face in the current Brazilian educational scenario. The data provide information on the institution of the profession in the country, aspects that question the legitimacy of teachers as education professionals, and some points that need to be considered with a view to overcoming this challenge. In relation to these points, it was concluded that it is urgent and necessary to discuss the restructuring of initial and continuing education as a central axis linked to educational policies aimed at the enhancement of teachers' career, working conditions and remuneration, that is to say, actions for attracting and retaining good professionals for the teaching career, placing the profession in a social position consistent with that of a nation that wants to be developed.
ESTUDOS
Narrativas de vida de instrutores da educação profissional como possibilidade de estudos no campo das representações sociais Bragança, Inês Ferreira de Souza Lima, Rita Pereira

Resumo em Português:

Resumo: Apresenta estudo realizado com educadores que atuam em cursos de formação profissional de nível básico oferecidos pela Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) do Rio de Janeiro. Tem como objetivo compreender experiências provenientes de trajetórias de vida, da formação e do trabalho docente e propõe aproximações teóricas entre o campo da abordagem (auto)biográfica e o da Teoria das Representações Sociais (TRS). A pesquisa foi desenvolvida em duas unidades da Faetec, com recorte orientado para as narrativas de quatro instrutoras, duas de cada unidade. O material foi analisado com base na compreensão cênica, com enfoque nas múltiplas cenas do cotidiano de trabalho construídas pelas narradoras ao longo das entrevistas/conversas. Na trajetória das instrutoras entrevistadas, ressalta-se, inicialmente, a centralidade da atuação em área profissional específica - manicure, cabeleireira, costureira e técnica em segurança do trabalho -, apontando para, em um segundo momento, a atuação na docência. As narrativas denotam a construção cotidiana de saberes, processo que envolve aprendizagens formais e informais em suas trajetórias de vida. Os resultados reforçam a possibilidade de aproximação entre as narrativas (auto)biográficas e a TRS para a compreensão da docência na Faetec. Escutar docentes, por meio de narrativas que podem revelar identidades grupais, potencializa avanços em pesquisas tanto na área da TRS quanto nos estudos (auto)biográficos.

Resumo em Inglês:

Abstract: The article presents a study conducted with educators who work in vocational training courses of basic level, offered by the Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) of Rio de Janeiro. It aims to understand experiences regarding life trajectories, training and teaching work, and to propose theoretical approaches between the field of (auto)biographical approach and the Theory of Social Representations (TSR). The research was developed in two units of Faetec with oriented narratives of four instructors, two of each unit. The material was analyzed based on the scenic understanding, focusing on multiple scenes of daily work routine described by the narrators throughout the interviews /conversations. In the life trajectories of the interviewed instructors, it can firstly be noted the centrality of performing in their specific professional areas: manicurist, hairdresser, seamstress and safety technician. In a second stage, their performance focuses on teaching. The narratives denote the daily construction of knowledge, a process involving formal and informal learning in their life trajectories. The results reinforce the possibility of approaches between the (auto)biographical narratives and the TSR for the understanding of teaching at Faetec. Listening to teachers, through narratives that may reveal group identities, leverages advances in researches both in the area of TSR as in (auto)biographical studies.
ESTUDOS
Mediações em leitura: encontros na sala de aula Neitzel, Adair de Aguiar Bridon, Janete Weiss, Cláudia Suéli

Resumo em Português:

Resumo: Trata das mediações em leitura na escola e analisa como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) de Letras da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), cujo foco é a formação de leitores no ensino médio, qualifica os futuros professores de língua e literatura a serem mediadores em leitura. A pesquisa foi de abordagem qualitativa, cujo instrumento de coleta de dados foram os portfólios produzidos pelos licenciandos durante o desenvolvimento de um projeto realizado com alunos do 1º e do 3º ano do ensino médio em duas escolas de Itajaí/Santa Catarina. Os dados coletados foram discutidos à luz das concepções de literatura de Lajolo (2001), Calvino (1993), Petit (2009) e Barthes (2007). Os resultados indicam que: a) as mediações em leitura promovidas pelo Pibid de Letras têm como concepção que a literatura tem uma função estética, a ser preservada pela escola, pois cabe ao professor ser um mediador entre aluno e literatura, além de possibilitar experiências de apreciação da obra, de fruição estética, que estreitem as relações entre obra e leitor; b) as mediações em leitura possibilitadas pelos pibidianos instigaram os alunos ao ato de ler por apreciação; c) os pibidianos exercitaram o papel de mediadores em leitura proporcionando aos alunos encontros com o texto literário; d) os pibidianos, futuros professores de língua e literatura, ampliaram seu repertório literário e exploraram diversas possibilidades de tratamento fruitivo da literatura, qualificando-se para atuar como mediadores em leitura.

Resumo em Inglês:

Abstract: The research is about reading mediations at school and analyzes how the Institutional Scholarship for Teaching Initiation Program (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Pibid) of Letters of the Universidade do Vale do Itajaí (Univali), which focuses on readers' education in high school, qualifies future teachers of Language and Literature to become reading mediators. The research followed a qualitative approach and counted on portfolios produced by undergraduate students during a project carried out with high school students from the 1st and 3rd grades in two schools of Itajaí (in the state of Santa Catarina) as instrument of data collection. The collected data were discussed based on the concepts of Lajolo (2001), Calvino (1993), Petit (2009) and Barthes (2007). The results indicate that: a) the reading mediations promoted by Pibid of Letters follow the conception that Literature has an aesthetic function that needs to be preserved by the school, therefore; it is the teacher's role to be a mediator between students and Literature, as well as to promote experiences of Literature appreciation and aesthetic enjoyment that narrow the relationships between the literary work and the reader; b) the reading mediations promoted by the undergraduate students fostered an appreciative act of reading on students; c) the undergraduate students have exercised the role of reading mediators, providing students with encounters with literary work; and d) the undergraduate students, future teachers of Language and Literature, have broadened their literary repertoire and have explored various possibilities of fruitive approach to Literature, qualifying themselves to act as reading mediators.
ESTUDOS
Divulgação científica sobre práticas de laboratório: análise da inserção ciência, tecnologia e sociedade (CTS) em textos produzidos por estudantes de Ciências Biológicas Rodrigues, Diego Adaylano Monteiro Leite, Raquel Crosara Maia Gallão, Maria Izabel

Resumo em Português:

Resumo: Tem como objetivo analisar as relações entre ciência, tecnologia e sociedade (CTS) em textos de divulgação científica (TDC) produzidos por alunos do curso de Ciências Biológicas com base em aulas práticas de laboratórios. Para tanto, foram selecionados TDC do acervo pessoal de um professor formador, escritos ao longo de sete anos por discentes de uma universidade pública. Esses documentos foram examinados conforme a análise de conteúdo e revelaram uma discussão tímida de questões sociais, históricas e éticas sobre o conhecimento científico-tecnológico, apesar de apresentarem características diversificadas, sobressaindo-se as descrições dos procedimentos internos da ciência, a aplicação da ciência no cotidiano das pessoas e a articulação entre campos da ciência.

Resumo em Inglês:

Abstract: This paper aims to analyze the relationships among Science, Technology and Society (STS) in texts of scientific divulgation (TSD) produced by students of Biological Sciences, based on practical classes at laboratories. For that purpose, TSD were selected from a professor's personal collection, written by students from a public university over seven years. These documents were examined according to the content analysis and revealed a timid discussion in relation to social, historical and ethical questions regarding the scientific and technological knowledge, despite presenting diversified characteristics, the descriptions of internal procedures of science, the application of science in daily life and the connection between fields of science have stood out.
ESTUDOS
Aprendizagem matemática no contexto educacional ribeirinho: a análise de registros de representação semiótica em atividade de modelagem matemática Pinheiro, Tássia Cristina da Silva Alves, Fábio José da Costa Silva, Maria do Perpétuo Socorro Cardoso da

Resumo em Português:

Resumo: Apresenta análise cognitiva dos registros de representação semiótica produzidos pelos alunos investigados durante atividade de modelagem, abordando a temática do manejo sustentável do açaí - devido ao fato de a cultura desse fruto ser prática predominante na região -, com o objetivo de identificar as dificuldades na aprendizagem de função polinomial do 1º grau. Nas análises realizadas, procurou-se conhecer também a compreensão crítico-social dos alunos diante de sua realidade. A pesquisa abrangeu 24 alunos do 1º ano do ensino médio modular de uma escola pública de comunidade ribeirinha de Muaná-Marajó-Pará. Verificamos como a realidade em que o aluno está inserido influencia positivamente seu aprendizado quando é realizado um trabalho que resgata seus saberes, tornando-o mais participativo e empenhado nas atividades que lhe são propostas.

Resumo em Inglês:

Abstract: This paper presents a cognitive analysis of semiotic representation registers, produced by the investigated students during a modeling activity. Due to the fact that the culture of açaí is a predominant practice in the region, this study addresses the sustainable management of the fruit in order to identify difficulties in the learning of the first degree polynomial function. The analyses also sought to investigate the critical-social understanding of students before their reality. The study counted on 24 students attending the 1st grade of a public modular high school located in a riverside community in the municipality of Muaná-Marajó in the state of Pará. It can be concluded that the reality in which the student is inserted influences positively their learning when it considers their previous knowledge, and enables them to be more participative and engaged in the proposed activities.
ESTUDOS
O uso do celular por estudantes na escola: motivos e desdobramentos Nagumo, Estevon Teles, Lucio França

Resumo em Português:

Resumo: A sociedade contemporânea vivencia a era da conexão, mobilidade e ubiquidade na comunicação humana, desencadeando novas formas de interação e colaboração em redes e ambientes on-line. Neste contexto, há uma disseminação crescente e acelerada do uso de aparelhos móveis, e inevitavelmente esse uso começa a ocorrer com mais frequência na escola. O objetivo desta pesquisa foi compreender os motivos e desdobramentos do uso dos aparelhos celulares pelos estudantes na escola. A metodologia utilizada foi a Teoria Fundamentada (Glaser; Strauss, 1999) e os dados foram obtidos por meio de interações no Twitter, questionário e entrevistas on-line com estudantes que estivessem acessando a internet na escola por meio de um aparelho móvel. Com base nos dados coletados, foram elaboradas quatro categorias explanatórias do uso do celular na escola por estudantes: regras, uso didático, motivação e consequências. A partir da análise dos dados, nota-se que, em geral, as escolas tendem a proibir o uso, contudo, os estudantes costumam transgredir, utilizando seus celulares em virtude do tempo livre na escola ou do tédio nas aulas. Além disso, relata-se o uso com a finalidade de acesso às redes sociais, de distração e de pesquisa de conteúdo relacionado às disciplinas. Neste cenário, indica-se que a escola compreenda as questões sociais e culturais relativas à cibercultura dos jovens e perceba o fenômeno como uma oportunidade de aproximação e aprendizagem mútua.

Resumo em Inglês:

Abstract: Contemporary society experiences the era of connection, mobility and ubiquity in human communication, unleashing new forms of interaction and collaboration in networks and online environments. In this context, there is a growing and rapid expansion of the use of mobile devices, which inevitably begins to occur more frequently in schools. The aim of this research was to understand the reasons and consequences of the use of cell phones by students in school. The methodology adopted was the Grounded Theory (Glaser; Strauss, 1999) and data were obtained through interactions on Twitter, online questionnaires and interviews with students who were using a mobile device at school to access the internet. Based on the collected data, four explanatory categories related to the use of cell phones by students at school were created: rules, didactic use, motivation, and consequences. Through the process of data analysis, it is noted that, in general, schools tend to prohibit cell phones' use, however; students often transgress this prohibition and utilize their phones due to having free time at school or to being bored in class. In addition, the need to access social networks for entertainment and to search for something related to the subjects is reported. In this scenario, it is pointed out that schools should try to comprehend the social and cultural issues related to the cyberculture and the youth, as well as realize the phenomenon as an opportunity of approaching students and of mutual learning.
ESTUDOS
A construção do projeto bilíngue para surdos no Instituto Nacional de Educação de Surdos na década de 1990 Lopes, Sonia de Castro Freitas, Geise de Moura

Resumo em Português:

Resumo: Divulga os resultados de uma pesquisa que procurou desvelar as redes de poder que estiveram em jogo no Colégio de Aplicação do Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines), por ocasião da tentativa de construção de um projeto de educação bilíngue para surdos, na década de 1990. A investigação debruçou-se sobre as ações protagonizadas por agentes escolares que visavam reconceitualizar a visão sobre a surdez e os surdos, retirando-os da esfera da deficiência, inscrita na concepção oralista, apostando em um modelo socioantropológico de educação de surdos. Operou-se com conceitos como o de campo social e capital, entendidos na acepção de Pierre Bourdieu, intercambiados com os conceitos de tática e estratégia, nos termos propostos por Michel de Certeau. Utilizou-se a metodologia da história oral, e as entrevistas produzidas foram trianguladas com outras fontes documentais encontradas no arquivo permanente do Ines. Inferiu-se que, apesar de o bilinguismo ter assumido centralidade no projeto político-pedagógico da instituição desde 1996, existe ainda um longo caminho a percorrer entre as intenções do currículo oficial e as daquele presente no cotidiano do Ines.

Resumo em Inglês:

Abstract: This article aims to discuss the findings of an investigation that explored the operating power networks at the Practice School (Colégio de Aplicação) of the National Institute for Education of the Deaf (Instituto Nacional de Educação de Surdos - Ines) during the creation of a bilingual education program for the deaf in the 1990's. The investigation focused on specific actions performed by the teaching staff that aimed at reviewing concepts about hearing impairment and oralist learning. This review intended to cast aside a disability-based teaching approach and to embrace a socio-anthropological model for the education of the deaf. Pierre Bourdieu's concepts of social and capital fields, viewed as interchangeable with Michel De Certeau's tactics and strategy concepts, were implemented through the oral history methodology. Also, the interviews conducted in the study were triangulated with other documentary sources found in the Permanent Archives of Ines. It is inferred that although bilingualism has been the overriding principle in the institution's Political and Pedagogical Project since 1996, there is still a long way to go before the official curriculum intentions and the ones actually implemented on a day-by-day basis coherently match.
ESTUDOS
Narrativas autobiográficas de surdos ou de pessoas com deficiência visual: análise de identidades e de representações Müller, Janete Inês Mianes, Felipe Leão

Resumo em Português:

Resumo: Articulado aos estudos culturais em educação, objetiva analisar os processos identitários e as representações de sujeitos surdos ou com deficiência visual, problematizando relatos escolares em narrativas autobiográficas. Assim, investigam-se oito obras que circulam no mercado editorial, percorrendo diferentes espaços e tempos, de modo a conferir um panorama sobre as experiências de in/exclusão de "sujeitos considerados diferentes" nas escolas comuns, sobretudo no ensino fundamental. No diálogo com teorizações sobre narrativas de si, identidades e representações, a análise do material empírico possibilita observar a dificuldade em acessar e garantir uma educação inclusiva a sujeitos surdos ou com deficiência visual. Narrando e resistindo a representações pejorativas, esses sujeitos tensionam processos de normalização, autoafirmam suas posições identitárias em grupos minoritários e reivindicam o direito à diferença. Uma inclusão não excludente permite a acolhida ao diferente e a "sensação de inclusão", potencializando suas possibilidades de aprendizagem.

Resumo em Inglês:

Abstract: The article aims to analyze identity processes and representations of deaf people or people visually impaired, discussing school reports in autobiographical narratives. Thus, eight books in the editorial market, covering different spaces and times, are investigated in order to give an overview of the experiences of in/exclusion of "subjects considered different" in public schools, especially in public schools. In dialogue with theories about narratives of the self, identities and representations, the analysis of the empirical material enables to observe difficulties of accessing and guaranteeing an inclusive education to deaf or visually impaired people. These subjects tense standardization processes, self-affirm their identitary positions in minority groups and claim the right to be different, while they narrate and withstand pejorative representations. A non-exclusive inclusion allows welcoming the different and the "sense of inclusion", enhancing their opportunities of learning.
ESTUDOS
O conceito de coletividade de Anton Makarenko, em seu Poema pedagógico Bretas, Silvana Aparecida Novaes, Karla Gusmão

Resumo em Português:

Resumo: Trata-se de pesquisa bibliográfica que analisa o texto Poema pedagógico (1935), de Anton Makarenko, a fim de abordar o conceito de coletividade inscrito na experiência educacional da Colônia de Gorki, situada no longínquo e congelado território da então União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Makarenko, em seu texto narrativo, descreve vivências de suas práticas, após a Revolução Socialista, na colônia destinada à educação de jovens infratores. Para o educador, o coletivo se constrói na convivência diária entre educandos e educadores.

Resumo em Inglês:

Abstract: The article is a bibliographical research that analyzes the Pedagogical Poem (1935), by Anton Makarenko, in order to approach the concept of collectivity inscribed in the educational experience of Gorky Colony, located in the distant and frozen territory of the once Union of Soviet Socialist Republics (USSR). The Pedagogical poem is a narrative that describes Makarenko's practices regarding the education of young offenders in the colony after the Socialist Revolution. For this educator, the collective is built around daily interaction between learners and educators.
RELATOS DE EXPERIÊNCIAS
O uso de imagens como possibilidade de reflexão para licenciandos sobre a prática docente Richter, Luciana Souza, Vanessa Martins de Lima, Valderez Marina do Rosário

Resumo em Português:

Resumo: Trata de estudo de caso com o objetivo de ampliar as discussões sobre o uso de imagens no contexto educativo. O problema norteador da pesquisa foi: como o uso de imagens na formação inicial de licenciandos de Ciências Biológicas contribui para a reflexão e elaboração de estratégias pedagógicas que se distanciem da metodologia tradicional de ensino? Concerne a estudo de natureza qualitativa realizado com 23 estudantes de uma disciplina pedagógica de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas de uma instituição pública de ensino superior no estado do Rio Grande do Sul (RS). Os dados foram coletados durante a realização de três atividades propostas pelas pesquisadoras de duas fontes distintas: (1) produção escrita dos sujeitos durante a realização das atividades e (2) registro em diário de campo pelo pesquisador quanto a impressões sobre diálogos e discussões realizadas. A análise dos dados seguiu os procedimentos da Análise Textual Discursiva, da qual emergiram duas categorias: (1) imagens escolhidas pelos licenciandos e (2) concepções pedagógicas subjacentes às escolhas efetuadas pelos licenciandos. Como resultado, identificou-se uma grande valorização da metodologia tradicional pelos licenciandos ao assinalarem dificuldades para escolher imagens e para diversificar a metodologia de ensino.

Resumo em Inglês:

Abstract: The article is a case study that aims to broaden discussions about the use of images in the educational context. The guiding research problem was devoted to how the use of images in the initial training of future teachers of Biological Sciences contributes to the reflection and development of pedagogic strategies that diverge from a traditional teaching methodology. It is a qualitative study, conducted with 23 students of a pedagogical discipline of the course of Biological Sciences in a public institution of higher education in the state of Rio Grande do Sul (RS). Data were collected during the execution of three activities proposed by the researchers from two distinct sources: (1) written production of the subjects during the performance of the activities and (2) records in a field journal made by the researcher, reporting impressions about dialogues and discussions held. Data analysis followed the procedures of Textual Discoursive Analysis, from which two categories have emerged: (1) images chosen by the undergraduates and (2) pedagogical conceptions underlying the choices made by the students. The results identified a great appreciation of the traditional methodology by undergraduates, since they presented difficulties in choosing images and in diversifying the teaching methodology.
RESENHAS
Ensinar a viver: o sentido do ato de educar em Edgar Morin Martinazzo, Celso José
Errata
Errata
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