Resumo em Português:
Resumo: Este artigo apresenta uma pesquisa empírica com o objetivo de compreender como os casos de fraudes nas cotas para negros(as) - pretos(as) e pardos(as) - e indígenas foram veiculados nos sites dos grandes jornais de Minas Gerais. Utilizamos análise de conteúdo (Bauer, 2002) como ferramenta metodológica e buscamos identificar as fontes mobilizadas e os discursos que circularam nos textos midiáticos sobre a infringência à legislação. Para entender os argumentos que circularam por meio das notícias analisadas, examinamos literatura acerca do debate sobre formação da identidade (Taylor; Gutmann, 1998) e ações afirmativas no Brasil (Daflon; Feres Júnior, 2012; Santos, 2015), bem como a ideia de dispositivo midiático (Antunes; Vaz, 2006). Agrupamos as fontes ouvidas pelos jornais em sete categorias: movimento negro e denunciantes, advogados, entidades estudantis, governo federal, especialistas, suspeitos(as) de fraudes e universidades. Como resultado, observamos que as pessoas suspeitas de fraude justificam a autodeclaração como pardas devido à origem/ascendência familiar, enquanto especialistas e ativistas apontam que a aparência étnico-racial (resumidamente o conjunto de características fenotípicas) é o indicativo para a classificação racial, dada a vivência do racismo no Brasil.Resumo em Espanhol:
Resumen: Este artículo presenta una investigación empírica con el objetivo de comprender cómo se publicaron los casos de fraude en las cuotas para negros -negros y pardos- e indígenas en los sitios web de los grandes periódicos de Minas Gerais. Utilizamos el análisis de contenido (Bauer, 2002) como herramienta metodológica y buscamos identificar las fuentes movilizadas y los discursos que circularon en los textos de los medios sobre infracción de la legislación. Para comprender los argumentos que circularon en las noticias analizadas, movilizamos literatura sobre el debate de la formación de identidad (Taylor, 1998) y acciones afirmativas en Brasil (Daflon y Feres, 2012; Santos, 2015), así como la idea de dispositivo mediático (Antunes y Vaz, 2006). Hemos agrupado las fuentes escuchadas por los periódicos en siete categorías: movimiento negro y denunciantes, abogados, cuerpos estudiantiles, gobierno federal, especialistas, sospechosos de fraude y universidades. Como resultado, observamos que las personas sospechosas de fraude justifican la autodeclaración debido al origen/ascendencia familiar, por otro lado, expertos y activistas señalan que la apariencia étnico-racial (en resumen, el conjunto de características fenotípicas) es el indicativo para la clasificación racial, dada la vivencia del racismo en Brasil.Resumo em Inglês:
Abstract: This paper presents an empirical research aimed at understanding how cases of fraud on affirmative action policies for black, brown and indigenous people were approached on websites of major news outlets of Minas Gerais. Content analysis (Bauer, 2002) was used as a methodological tool to identify the sources and discourses used by the media to cover these legal violations. To understand the arguments in the news, this research employed literature on identity (Taylor, 1998) and affirmative actions in Brazil (Daflon and Feres, 2012; Santos, 2015), as well as the notion of a media device (Antunes and Vaz, 2006). Sources used by the newspapers were grouped into seven categories: black activism and whistleblowers, lawyers, student entities, the Federal Government, experts, fraud suspects and universities. As a result, it was observed that suspects of fraud justify their self-declaration as brown due to family origin / ancestry, while experts and activists stress that ethnic-racial physical traits (in short, phenotypic characteristics) should be used as a tool for racial classification, in view of the racism-related experience in Brazil.Resumo em Português:
Resumo: Neste artigo de revisão, consideram-se as políticas públicas educacionais atinentes ao processo educativo dos pedagogos, antes e depois de seu ingresso como professores da infância na escola, e as relações com os cursos de Pedagogia em sua historicidade. Os aspectos metodológicos foram orientados por princípios de sistematização, o que implicou: a) investigação sincrética com base em pesquisa bibliográfica; b) análise dos dados produzidos com elaboração de categorias; c) síntese dialógica acerca do estudo. Desse percurso de pesquisa, resultaram duas sequências argumentativas que se complementam e expressam a questão central: a primeira aborda a Pedagogia no contexto das políticas educacionais brasileiras; e a segunda sustenta que os pedagogos são trabalhadores cuja característica da atividade advém da Pedagogia, entendida como ciência da educação, e esse deve ser o elemento principal no curso.Resumo em Espanhol:
Resumen: En este artículo de revisión, se consideran las políticas públicas educativas referentes al proceso educativo de los pedagogos, antes y después de su ingreso como profesores de la infancia en la escuela, y las relaciones con los cursos de Pedagogía en su historicidad. Los aspectos metodológicos para la elaboración del texto fueron orientados por principios de sistematización, lo que implicó: a) una investigación sincrética con base en investigación bibliográfica; b) análisis de los datos producidos con elaboración de categorías; c) síntesis dialógica sobre el estudio. De ese recorrido de investigación, resultaron dos secuencias argumentativas que se complementan y, juntas, expresan el argumento central: la primera aborda la Pedagogía en el contexto de las políticas educativas brasileñas; la segunda sostiene que los pedagogos son trabajadores cuya característica de trabajo proviene de la Pedagogía, entendida como Ciencia de la Educación y ese debe ser el elemento principal en la carrera.Resumo em Inglês:
Abstract: In this review article, educational public policies related to the pedagogues’ educative process are taken into consideration, before and after their debut as teachers of childhood education in school. It is also approached the relations with Pedagogy courses in its historicity. The methodological aspects employed to elaborate the text were guided by principles related to systematization, which involved: a) a syncretic research based on bibliographical research; b) analysis of the data produced with an elaboration of categories; c) dialogic synthesis about the study. From this research trajectory, it has emerged two argumentative sequences that complement each other and, together, express the central argument: the first addresses Pedagogy in the context of Brazilian educational policies; the second argues that the pedagogues are workers whose characteristic of work comes from Pedagogy, in turn understood as a science of education, which must be the central element in the course.Resumo em Português:
Resumo: Objetivou-se analisar o processo de constituição da identidade docente no cenário contemporâneo, problematizando: as mudanças sociais que impactam na identidade docente; as percepções de professoras da educação básica concernentes aos significados do exercício da docência atualmente; e as possíveis influências da formação continuada institucionalizada na reflexão e (re)construção identitária de professores(as). Participaram da pesquisa, de abordagem qualitativa, 19 professoras da educação infantil e do ensino fundamental, das áreas de Educação Física, Pedagogia e Artes. As estratégias de geração de dados incluíram grupo focal e observação de campo. Os dados foram analisados à luz das teorias de Zygmunt Bauman e Claude Dubar. Constatou-se que a formação continuada é uma dimensão da profissão estreitamente relacionada à constituição da identidade docente, pois possibilita acompanhar as rápidas mudanças sociais em curso e, assim, fortalecer ou reconfigurar o reconhecimento social de sua função. Outro elemento integrador da formação com a identidade se revelou em espaço e tempo proporcionados pela formação para refletir e (re)construir coletivamente saberes e reinterpretações referentes ao que é ser professor(a). Evidenciou-se a urgência de ações educacionais/políticas públicas para fortalecer os laços profissionais, consolidando o coletivo docente e a noção de pertença a um grupo específico na sociedade, com uma identidade própria.Resumo em Espanhol:
Resumen: El objetivo de este artículo fue analizar el proceso de constitución de la identidad docente, en el escenario contemporáneo, problematizando los cambios sociales de la contemporaneidad que impactan en la identidad docente; las percepciones de profesores y profesoras de la educación básica concernientes a los significados de ser profesor hoy; y posibles influencias de la formación continuada institucionalizada en la reflexión y construcción identitaria de profesores. Participaron de la investigación, de abordaje cualitativo, 19 profesoras de la Educación Infantil y de la Educación Primaria de las áreas de Educación Física, Pedagogía y Artes. Las estrategias de generación de datos incluyeron grupo focal y observación de campo. Los datos fueron analizados a la luz de las teorías de Zygmunt Bauman y Claude Dubar. Se constató que la formación continuada es una dimensión de la profesión estrechamente relacionada con la constitución de la identidad docente, pues posibilita acompañar los rápidos cambios sociales en curso y así fortalecer o reconfigurar el reconocimiento social de su función. Otro elemento integrador de la formación con la identidad se reveló en el espacio y tiempo proporcionados por la formación para reflejar y construir colectivamente saberes y reinterpretaciones referentes a lo que es ser profesor. Se reveló la urgencia de acciones educativas/políticas públicas para fortalecer los lazos profesionales, consolidando el colectivo docente y la noción de pertenencia a un grupo específico en la sociedad, con una identidad propia.Resumo em Inglês:
Abstract: This paper aims to analyze the development of a teaching identity in the contemporary scenario, problematizing: social changes that impact the teaching identity; the perceptions of primary education teachers over what means to be a teacher nowadays; and possible influences of institutionalized continuing formation over the reflection and (re)construction of teachers’ identities. Nineteen teachers of childhood and elementary education, working in the areas of Physical Education, Pedagogy and Arts participated in this qualitative- approached research. Data generation strategies included a focus group and field observation. Data were analyzed in light of Zygmunt Bauman and Claude Dubar’s theories. It has been found that continuing education is a dimension of the profession closely related to the constitution of a teaching identity, since it enables the monitoring of the ongoing, fast social changes, thus, strengthening or reconfiguring the social recognition of its function. Another integrative element of formation with identity has been revealed in the space and time provided by the formation to collectively reflect and construct knowledge and reinterpretations referring to what it is to be a teacher. The urgency of educational actions / public policies to strengthen professional ties has been revealed, consolidating the teaching collective and the notion of belonging to a specific group in society, with an identity of their own.Resumo em Português:
Resumo: Este artigo discute os conceitos de autoeficácia e satisfação no trabalho com o objetivo de verificar a relação entre eles, além dos aspectos sociodemográficos e das condições de trabalho na docência. Os dados foram obtidos por meio do uso de instrumentos como: 1) questionário de caracterização e 2) escalas do tipo Likert de autoeficácia e satisfação no trabalho, aplicados a 87 professores em formação, em nível de graduação, pelo Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) da Universidade Federal do Pará (UFPA), os quais atuam na rede pública de ensino em escolas localizadas nesse estado. O estudo é do tipo quantitativo, exploratório e descritivo e apresenta técnicas de análise fatorial e de correspondência. Os resultados mostraram três grupos distintos de escores fatoriais dos índices de autoeficácia e satisfação: baixa (grupo de professores com os 25% menores escores), moderada (grupo com os 50% medianos escores) e alta (grupo com os 25% maiores escores). Quanto à estatística aplicada à análise de correspondência, os resultados apontaram que houve variação em relação ao nível de autoeficácia e satisfação e que as condições de trabalho podem influenciar a satisfação no trabalho docente. Conclui-se que há associação moderada entre autoeficácia e satisfação no trabalho dos docentes investigados e que essas, ao serem cada vez mais estudadas, podem contribuir para o desenvolvimento da educação.Resumo em Espanhol:
Resumen: Este artículo discute los conceptos de autoeficacia y satisfacción laboral con el objetivo de verificar la relación entre ellos, además de los aspectos sociodemográficos y las condiciones de trabajo en la docencia. Los datos se obtuvieron mediante el uso de instrumentos como: 1) cuestionario de caracterización y 2) escalas de autoeficacia y satisfacción laboral tipo Likert, aplicadas a 87 profesores en formación, a nivel de graduación, por el Programa Nacional de Formación de Profesores de la Educación Básica (Parfor) de la Universidade Federal do Pará (UFPA), los cuales trabajan en escuelas públicas ubicadas en el estado de Pará. El estudio es cuantitativo, exploratorio y descriptivo y presenta técnicas de análisis factorial y correspondencia. Los resultados muestran tres grupos distintos de puntajes de factores para la autoeficacia y la satisfacción: bajo (grupo de profesores con el 25 % de puntaje más bajo), moderado (grupo con el 50 % de puntaje medio) y alto (grupo con el 25 % de puntaje más alto). Con respecto a las estadísticas aplicadas al análisis de correspondencia, los resultados mostraron variación con respecto al nivel de autoeficacia y satisfacción y que las condiciones de trabajo pueden influir en la satisfacción en el trabajo docente. Se concluye que existe una asociación moderada entre la autoeficacia y la satisfacción laboral de los docentes investigados y que esas, juntas, al ser cada vez más estudiadas, pueden contribuir al desarrollo de la Educación.Resumo em Inglês:
Abstract: This article discusses the concepts of self-efficacy and satisfaction at work, aiming to evaluate the relation between them and teacher’s sociodemographic aspects and working conditions. Data were obtained through instruments such as: 1) characterization questionnaire and 2) Likert scales of self-efficacy and job satisfaction, which were applied to 87 teacher-students by the Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), from Universidade do Para (UFPA), which operate in Pará’s public school system. This is a quantitative, exploratory and descriptive study and uses factorial and correspondence analysis techniques. Results show three different groups of factorial scores of self-efficacy and satisfaction indices: low (25% lower-score group), moderate (50% medium-score group) and high (25% higher-score group). Regarding the statistics applied to the correspondence analysis, the results showed variation on the level of self-efficacy and satisfaction and that working conditions can influence the satisfaction in the teaching work. It is concluded that there is a moderate association between the self-efficacy and job satisfaction of the teachers investigated and that, by further studying it, these may contribute to the development of education.Resumo em Português:
Resumo: O artigo investiga as representações sociais (RS) da docência entre os trabalhadores com baixa escolaridade (TBE) e vulnerabilidade social, pais de alunos de escolas públicas. Problematiza as RS dos TBE levando em consideração o histórico e as vinculações deles e de seus filhos com a escola pública. A fundamentação teórica das RS é a abordagem dimensional de Moscovici. Participaram da pesquisa 145 pessoas, entre desempregadas, em situação laboral instável ou informal. Das entrevistas foram retiradas as falas dos participantes sobre a escola e as representações sobre o trabalho docente. As informações foram analisadas com o auxílio do software Alceste e da análise de conteúdo. As produções discursivas sobre a docência indicam as RS idealistas como promotoras de um futuro melhor, as RS normativas como trabalho de correção e disciplinamento social e a RS de um trabalho relacional como atividade interpessoal, permeada pelo afeto e motivação dos alunos.Resumo em Espanhol:
Resumen: Este trabajo investiga representaciones sociales (RS) de la docencia entre trabajadores con baja escolaridad (TBE) y vulnerabilidad social, padres de alumnos de escuelas públicas. Problematiza las RS de los TBE considerando el histórico y las vinculaciones de eses trabajadores y de sus hijos con la escuela pública. La fundamentación teórica de las RS es el abordaje dimensional de Moscovici. Participaron de la investigación 145 personas, entre desempleadas, en situación laboral inestable o informal. De las entrevistas fueron retiradas las hablas de los participantes sobre la escuela y las representaciones sobre el trabajo docente. Las informaciones fueron analizadas con ayuda del software Alceste y del análisis del contenido. Las producciones discursivas sobre la docencia indican las RS idealistas como promotoras de un futuro mejor, las RS normativas como trabajo de corrección y disciplinamiento social, y la RS de un trabajo relacional como actividad de relación interpersonal, permeada por el afecto y motivación de los alumnos.Resumo em Inglês:
Abstract: This paper investigates social representations of teaching (RS - from representações sociais, in Portuguese) among lowly-schooled (TBE - from trabalhadores com baixa escolaridade, in Portuguese) and socially-vulnerable workers with kids in the public-school system. It problematizes the RS of TBE, considering their and their children’s history and connections with the public school. The RS have been theoretically founded on Moscovici’s dimensional approach. One-hundred-and-forty-five people, including those unemployed and working under an unstable or informal employment, took part on the research. Interviews revealed participant’s opinions on school and the representations of the teaching work. Then, the software Alceste and content analysis were used to analyze the information. Discursive productions about teaching put the idealist RS as promoters of a better future, the regulative RS as correctional and socially-disciplinary work, and the RS of a relational work as interpersonal activity, permeated by students’ affection and motivation.Resumo em Português:
Resumo: Trata-se de artigo de revisão de literatura que apresenta análises sobre o tema das emoções e da aprendizagem no desenvolvimento humano de escolares. O objetivo deste trabalho é contribuir para a discussão teórica sobre como as emoções influenciam processos de aprendizagem dos estudantes, levando-se em consideração os contextos nos quais estão inseridos. Parte-se do pressuposto de que a compreensão de fatores e de ambientes ecológicos que influenciam os escolares, de forma emocional, pode colaborar para a reflexão sobre o processo de aprendizagem. Para o método, utilizou-se a pesquisa de cunho teórico. Foram compilados artigos das bases de dados do Portal de Periódicos Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), além de literaturas referentes à Teoria Histórico-Cultural e à abordagem da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano. As análises das literaturas ocorreram devido à aproximação da temática das emoções e da aprendizagem. Pelos documentos selecionados, foram examinadas as relações familiares, as relações professor-estudante, as relações entre pares e situações ligadas às emoções nos ambientes ecológicos família e escola. Os resultados revelam que as relações familiares, entre professor e estudante e entre escolares exercem potencial influência sobre a aprendizagem dos estudantes. Além disso, dois conceitos mostraram-se relevantes para as discussões: a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), proposto por Vygotsky, e o modelo Pessoa, Processo, Contexto e Tempo (PPCT), desenvolvido por Bronfenbrenner.Resumo em Espanhol:
Resumen: Este es un artículo de revisión de literatura que presenta análisis sobre el tema de las emociones y el aprendizaje en el desarrollo humano de escolares. El objetivo de este trabajo es contribuir a la discusión teórica sobre cómo las emociones influyen en los procesos de aprendizaje de los estudiantes, teniendo en cuenta los contextos en los que se insertan. Se supone que la comprensión de los factores y los entornos ecológicos que influyen emocionalmente en los estudiantes puede contribuir a la reflexión sobre el proceso de aprendizaje. Para el método, se utilizó la investigación bibliográfica de naturaleza teórica. En los documentos seleccionados, se analizaron las relaciones familiares, las relaciones profesor-estudiante, además de las relaciones entre pares y situaciones relacionadas a las emociones en los ambientes ecológicos familia y escuela. Los resultados mostraron que las relaciones familiares, entre profesor-estudiante y entre escolares, ejercen potencial influencia sobre el aprendizaje de los estudiantes. Además, dos conceptos se mostraron relevantes para las discusiones: la Zona de Desarrollo Proximal (ZDP) propuesta por Vygotsky y el modelo Persona, Proceso, Contexto y Tiempo (PPCT) desarrollado por Bronfenbrenner.Resumo em Inglês:
Abstract: This is a literature review article that analyzes the theme of emotions and learning in the human development of students. This work aims to contribute to the theoretical discussion on how emotions influence students’ learning processes, considering the contexts of which they are part. It is assumed that understanding factors and ecological environments that emotionally influence students can contribute to the reflection on the learning process. As for the method, a theoretical bibliographic research was used. Literature on Historical-Cultural and Bioecological Theory of Human Development were selected, as well as assorted papers found in the Periodical database of the Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior - CAPES. The literature analysis was carried due to the proximity between themes of emotions and learning. These documents were used to analyze family relations, teacher-student relationships, peer-to-peer relationships and situations related to emotions in the ecological environments: family and school. The results show that family relationships, teacher-student relationships and student-student relationships have a potential influence over student’s learning. In addition, two concepts were relevant to the discussions: Vygotsky’s Zone of Proximal Development (ZPD) and Bronfenbrenner’s Process-Person-Context-Time Model (PPCT).Resumo em Português:
Resumo: O esporte configura-se como um fenômeno sociocultural de grande relevância para a humanidade, sendo uma das manifestações culturais mais difundidas socialmente, inclusive nos mais diferentes âmbitos de ensino. Como uma teoria que objetiva analisar a lógica interna das práticas motrizes, assim como das esportivas, e auxiliar em seu processo de ensino-aprendizagem, a Praxiologia Motriz caracteriza-se como uma ciência que apresenta diferentes conhecimentos. Um deles é o praxema, elemento específico do jogo, referente à linguagem corporal do jogador, que se manifesta por meio das ações motrizes, sendo uma forma de comunicação e de contracomunicação não verbal. Com base nisso, este artigo objetiva elucidar o praxema no contexto esportivo, tomando como exemplo o voleibol, e sua importância na leitura de jogo e na atuação de seus jogadores. Para isso, realizou-se uma pesquisa teórica, de cunho exploratório, mediante a qual se constatou que a orientação e a linguagem corporal dão indícios aos jogadores sobre qual praxema será manifestado e, portanto, a intencionalidade e as ações motrizes que serão executadas em determinada situação do jogo, tanto por companheiros quanto por adversários. Consequentemente, isso os auxiliará nos processos de análise, interpretação e antecipação, bem como na leitura de jogo e na tomada de decisão dos participantes dessa modalidade esportiva.Resumo em Espanhol:
Resumen El deporte se configura como un fenómeno sociocultural de gran relevancia para la humanidad, presentándose como una de las manifestaciones culturales más difundidas socialmente, en los más diferentes ámbitos de enseñanza. Como una teoría que objetiva analizar la lógica interna de las prácticas motrices, así como las deportivas, y auxiliar en su proceso de enseñanza-aprendizaje-entrenamiento, la praxiología motriz se caracteriza como una ciencia que presenta diferentes conocimientos. Uno de ellos es el praxema, elemento específico del juego, referente al lenguaje corporal del jugador que se manifiesta por medio de las acciones motrices, siendo una forma de (contra)comunicación no verbal. A partir de eso, esa investigación objetiva dilucidar el praxema en el contexto deportivo, a ejemplo del voleibol, y su importancia en la lectura del juego y en la actuación de sus jugadores. Para ello, se realizó una investigación teórica, de cuño exploratorio, por medio del cual se constató que la orientación y el lenguaje corporal dan indicios a los jugadores sobre qué praxema será manifestado y, por lo tanto, la intencionalidad y las acciones motrices que serán ejecutadas en una determinada situación del juego, tanto por compañeros como por adversarios. En consecuencia, esto los ayudará en los procesos de análisis, interpretación y anticipación, así como en la lectura de juego y en la toma de decisión de los participantes de esa modalidad deportiva.Resumo em Inglês:
Abstract: Sport is a sociocultural phenomenon highly-relevant to humanity, being one of the most socially-diffused cultural manifestations among the various fields of teaching. Since this theory aims to analyze the internal logic of motor and sportive practices, as well as to aid in its teaching-learning-training process, Motor Praxeology is a science of varied knowledge. Praxema is one of them, a specific element of the game, referring to the player’s body language that manifests itself through motor actions, being a form of non-verbal (counter)communication. To this purpose, this research aims to elucidate the praxema in the sport context, taking volleyball as an example, and its importance for the reading of game and for the performance of players. Thus, this theoretical exploratory research verified that the orientation and corporal language indicates to players which praxema will be manifested and, therefore, the intentionality and the motor actions that will be executed in a given game situation, by both teammates and opponents. Consequently, this will assist them in the processes of analysis, interpretation and anticipation, as well as in the reading of the game and in the decision making of participants of that sporting modality.Resumo em Português:
Resumo: O estudo do perfil motivacional em ambientes educacionais tem sido alvo de centros de pesquisa de diversas instituições de ensino de nível básico ou superior, bem como a análise das abordagens de aprendizagem e da satisfação de estudantes universitários com a vida. O objetivo deste trabalho é identificar os perfis motivacionais, as formas de estudo e a satisfação de estudantes universitários com a vida. Trata-se de estudo descritivo quanto aos objetivos, e quantitativo quanto à abordagem do problema, com desenho transversal, analítico-observacional. Para avaliar a motivação dos estudantes, foi utilizada a Escala de Motivação Situacional (SIMS); para medir os enfoques de aprendizagem, o instrumento utilizado foi o Questionário Revisado sobre o Processo de Estudo (R-SPQ-2F); e para avaliar a satisfação com a vida, foi utilizada a Escala de Satisfação com a Vida (SWLS). O perfil motivacional dos estudantes se mostrou mais autodeterminado, ligado à motivação intrínseca. As abordagens de estudo foram relacionadas a motivações profundas e os estudantes se mostraram satisfeitos com a vida. Observou-se correlação positiva entre a motivação intrínseca, a abordagem de estudo de motivo profundo e estratégia profunda, e a satisfação com a vida.Resumo em Espanhol:
Resumen: El estudio del perfil motivacional en los ambientes educativos ha sido objeto de estudio por parte de los centros de investigación de varias instituciones de educación básica o superior, así como el análisis de los enfoques de aprendizaje y la satisfacción de los estudiantes universitarios con la vida. El objetivo de este trabajo fue identificar los perfiles motivacionales, las formas de estudio y la satisfacción de los estudiantes universitarios con la vida. Se trata de un estudio descriptivo sobre los objetivos y cuantitativo sobre el enfoque del problema, con un diseño transversal, analítico y observacional. Para evaluar la motivación de los académicos, utilizamos la Escala de Motivación Situacional (SIMS) para medir los enfoques de aprendizaje. El instrumento utilizado fue el Cuestionario de Proceso de Estudio Revisado (R-SPQ-2F) y para evaluar la satisfacción con la vida se utilizó la Escala de Satisfacción de la Vida (SWLS). El perfil motivacional de los académicos mostró ser más autodeterminado, vinculado a la motivación intrínseca. Sus enfoques de estudio estaban relacionados con motivaciones profundas. Además, estaban satisfechos con la vida. Se destaca la correlación positiva de la motivación intrínseca, el abordaje del estudio del motivo profundo y estrategia profunda, y la satisfacción con la vida.Resumo em Inglês:
Abstract: Research centers of several basic and higher level educational institutions have focused on studying the motivational profile in educational environments; the same goes to the analysis of learning approaches and students’ satisfaction with their lives. This study aims to identify motivational profiles, studying methods, and university students’ satisfaction with their lives. This is a descriptive study in regards to its objectives, and quantitative in regards to the approach to the problem, with a cross-sectional, analytical observational design. To evaluate the student motivation, the Situational Motivation Scale (SIMS) was used; while to measure the learning approaches, the instrument used was the Revised Two-Factor Process Questionnaire (R-SPQ-2F); and the Satisfaction With Life Scale (SWLS) was used to evaluate satisfaction with life. The motivational profile of students proved to be more self-determined, linked to intrinsic motivation. Study approaches were related to profound motivations, and students proved to be reasonably satisfied with life. Finally, there is a positive correlation between intrinsic motivation, satisfaction with life, and a deep strategy and motive related to the studying approach.Resumo em Português:
Resumo: Este trabalho está inserido no debate sobre a utilização da experimentação construtiva ao longo da concepção projetual e seu o papel como recurso pedagógico. Trata, mais especificamente, dos espaços e práticas experimentais no contexto acadêmico nacional, objetivando compreender o processo de configuração dos espaços da área técnico-construtiva instituídos nas escolas públicas de Arquitetura e Urbanismo, de acordo com as particularidades advindas de diferentes contextos do País, das políticas educacionais e das ações dos atores envolvidos, com a identificação das condições essenciais para que essas práticas sejam implantadas e potencializadas no contexto acadêmico. O trabalho foi desenvolvido com base em pesquisas documentais e por meio de visitas técnicas realizadas em 21 escolas públicas de Arquitetura localizadas em diferentes regiões do País, com entrevistas direcionadas aos principais atores que, atualmente, estão à frente da área estudada. Os dados obtidos possibilitaram contextualizar os desafios enfrentados no ensino da Tecnologia da Construção, que não se resumem ao arranjo físico laboratorial, mas a uma dimensão mais ampla, abrangendo aspectos político-educacionais, estruturais e socioeconômicos, além de questões de fundo, como as relações interpessoais e burocráticas.Resumo em Espanhol:
Resumen: Este trabajo está inserido en el debate sobre la utilización de la experimentación constructiva a lo largo de la concepción proyectual y su papel como recurso pedagógico. Se trata, más específicamente, de los espacios y prácticas experimentales en el contexto académico nacional, con el objetivo de comprender el proceso de configuración de los espacios del área técnico-constructiva implantados en las escuelas públicas de Arquitectura y Urbanismo, de acuerdo con las particularidades provenientes de diferentes contextos del país, de las políticas educativas y de las acciones de los actores involucrados, con la identificación de las condiciones esenciales para que estas prácticas sean implantadas y potenciadas en el contexto académico. El trabajo fue desarrollado a partir de investigaciones documentales y por medio de visitas técnicas realizadas en 21 escuelas públicas de Arquitectura ubicadas en diferentes regiones del país, con entrevistas dirigidas a los principales actores que, actualmente, están al frente del área estudiada. Los datos obtenidos posibilitaron contextualizar los desafíos enfrentados en la enseñanza de la Tecnología de la Construcción, que no se resume en el arreglo físico laboratorial, sino a una dimensión más amplia, abarcando aspectos político-educativos, estructurales y socioeconómicos, además de cuestiones de fondo, como las relaciones interpersonales y burocráticas.Resumo em Inglês:
Abstract: This paper delves in the debate on the use of experimentation in building along the design of the project and its role as pedagogical resource. It approaches, more specifically, the experimental workspaces and practices in the Brazilian academic context. It aims to understand the process used to shape the workspaces related to the fields of technology and construction set in public schools of Architecture and Urbanism, according to the singularities resulting from different contexts in Brazil, educational policies and actions of parties, identifying the essential conditions for those practices to be implemented and strengthened in the academic context. This work has been carried with basis on documentary research and technical visits in 21 public schools of architecture from different regions of the country, counting on interviews with main actors currently in charge of the studied field. Data obtained enable a contextualization of challenges in teaching Technology of Construction, which are not limited to the physical arrangement of the laboratory, but embrace a broader dimension, touching educational, political, structural and socioeconomical aspects, as well as background issues such as interpersonal and bureaucratic relations.Resumo em Português:
Resumo: Este estudo tem como objetivo delinear a presença e as práticas da disciplina de Educação Moral e Cívica (EMC) no Grupo Escolar Dom Benevides, em Mariana/Minas Gerais (MG), em consonância com o Decreto-Lei nº 869, de 1969. Ao delinear a educação praticada no período da ditadura civil-militar, inserimos a trajetória legal da implantação da disciplina EMC como obrigatória nos ensinos primário e secundário. Privilegiamos a documentação existente no acervo do Grupo Escolar Dom Benevides, em especial o Livro de Ata de Reunião (1970-1975), no qual encontramos registros das práticas pedagógicas, do cotidiano escolar e das ações dirimidas pela direção em torno da disciplina. A fonte selecionada permitiu identificar trâmites e dificuldades na implementação desse conteúdo, considerando, de um lado, a propositura legal e, do outro, os limites da própria escola, tais como a (in)disposição do professorado diante de mais uma tarefa, gerando ora acomodação, ora resistência. Deduzimos que o cumprimento com a obrigatoriedade da disciplina de EMC, presente na legislação, se deu com a realização dos festejos de datas cívicas que extrapolavam o espaço escolar, permitindo ao civismo e patriotismo atingirem os marianenses. Os resultados da pesquisa fortalecem o princípio das singularidades institucionais, construídas pelas relações estabelecidas entre os sujeitos que compõem a instituição e a sociedade com a qual convivem.Resumo em Espanhol:
Resumen: Este estudio objetiva delinear la presencia y las prácticas de la disciplina de Educación Moral y Cívica (EMC) en el Grupo Escolar Dom Benevides, en Mariana/Minas Gerais (MG), en consonancia con el Decreto-Ley n.º 869, de 1969. Al delinear la educación practicada en el período de la dictadura civil-militar, insertamos la trayectoria legal de la implantación de la disciplina EMC como obligatoria en la Educación Primaria y Secundaria. Privilegiamos la documentación existente en el acervo del Grupo Escolar Dom Benevides, en especial el Libro de Acta de Reunión (1970-1975), en lo cual encontramos registros de las prácticas pedagógicas, del cotidiano escolar y de las acciones dirimidas por la dirección en torno a la disciplina. La fuente seleccionada permitió identificar trámites y dificultades en la implementación de ese contenido considerando, por un lado, la proposición legal y, por otro lado, los límites de la propia escuela, como la (in)disposición del profesorado local ante una tarea más, generando ora incomodidad, ora resistencia. Deducimos que el cumplimiento con la obligatoriedad de la EMC presente en la legislación se dio con la realización de los festejos de fechas cívicas que excedían el espacio escolar, permitiendo al civismo y al patriotismo alcanzar a los marianenses. Los resultados de la investigación fortalecen el principio de las singularidades institucionales, construidas por las relaciones establecidas entre los sujetos que componen la institución y la sociedad con la que conviven.Resumo em Inglês:
Abstract: This research outlines the presence and practices of the school subject Moral and Civic Education (EMC) in the Elementary School Dom Benevides, at Mariana/Minas Gerais (MG), as put forward by the 1969 legal document Decreto-Lei nº 869. Whilst outlining the education during the civil-military dictatorship period, it was explored the legal trajectory followed in the inclusion of EMC as a compulsory subject for elementary and middle school. The focus was placed on documents in the technical acquis of Dom Benevides School, particularly on the Teacher’s Minutes Book (1970-1975). In it, there are records of educational practices, school daily activities and actions prevented by school management about the course. The source of information chosen herein allowed the identification of processes and difficulties in the implementation of this subject; considering, on the one hand, the legal proposal and, on the other hand, school restrictions, such as the (dis)satisfaction of local teachers when faced with yet another task, which results in either resignation or opposition. It was concluded that enforcing the EMC subject, as imposed by law, happened side-by-side with the celebration of civic dates that invaded school limits, which caused civism and patriotism to reach local citizens. Research results increase institutional particularities developed between institution members and their local society.Resumo em Português:
Resumo: O artigo é um relato de experiência e tem como objetivo compreender as percepções que um grupo de professores da educação básica possui acerca do texto da Política Nacional de Educação Ambiental (Pnea) e apresentar uma metodologia aplicada à análise e discussão coletiva do texto da lei em um contexto de formação continuada de professores. O estudo fez parte de uma pesquisa de mestrado que investigou processos de construção de significados referentes à Pnea durante a elaboração de um projeto curricular de educação ambiental (EA) no contexto da escola. A metodologia empregada incluiu a leitura coletiva e reflexiva do texto da política, usando situações fictícias para suscitar o debate. A análise dos dados dialoga com referenciais teóricos da vertente crítica da EA. Como principais resultados, notamos que os participantes tendem a considerar a lei um documento acabado a ser implementado de modo direto na prática. Poucos professores emitiram posicionamentos críticos a respeito da Pnea. A forma de inserção da EA em contextos escolares, a formação de professores em EA, a fiscalização do cumprimento das orientações da Pnea e a participação ativa da sociedade nos problemas ambientais foram os temas que emergiram com maior intensidade nas discussões entre os professores.Resumo em Espanhol:
Resumen: El presente artículo es un relato de experiencia y tiene como objetivo comprender las percepciones que un grupo de profesores de la educación básica, de diferentes áreas del conocimiento, posee del texto de la Política Nacional de Educación Ambiental (PNEA) y presentar una metodología aplicada para análisis y discusión colectiva del texto de la ley. El estudio formó parte de una investigación de maestría en el contexto de un curso de formación en educación ambiental (EA) para profesores, visando conocer las percepciones de los docentes sobre la PNEA. En este estudio, utilizamos como metodología la lectura reflexiva y colectiva del texto de la política, usando textos ficticios conteniendo temas controvertidos en el sentido de estimular y promover una discusión del texto de la ley por los participantes. El análisis de los datos se hizo a partir de un referencial teórico de la vertiente crítica de la educación ambiental. Como principales resultados de la investigación, percibimos que la mayoría de los docentes participantes ve la ley como un documento acabado e inalterable que debe ser cumplido. En esta investigación, pocos profesores emitieron posicionamientos críticos sobre la PNEA. La forma de inserción de la EA en contextos escolares, la promoción de la EA, la formación de profesores en EA, fiscalización del cumplimiento de las orientaciones de la PNEA y la participación activa de la sociedad ante los problemas ambientales fueron los temas que emergieron con mayor intensidad en las discusiones promovidas por los profesores de la escuela estudiada.Resumo em Inglês:
Abstract: This is an experience report that aims to comprehend the perceptions of a group of basic education teachers over the National Environmental Education Policy (PNEA). It also presents the methodology used to analyze and collectively discuss the text of the law in the context of teacher’s continuing education. This study was part of a master’s research on the processes of meaning construction related to PNEA that took place during the development of a curriculum project for environmental education (EE) in the school context. The methodology included the collective and reflective reading of the policy text, using fiction to arouse debate. Data analysis dialogues with theoretical references of EE’s critical aspect. As main results, it was observed that participants tend to see the law as a finished document to be directly implemented. Few teachers issued critical opinions on the PNEA. Themes such as EE’s insertion in school, teacher education in EE, enforcement of PNEA guidelines, and the active participation of society in environmental issues emerged most intensely in discussions among teachers.Resumo em Português:
Resumo: Trata-se de uma pesquisa-ação colaborativo-crítica desenvolvida em uma escola municipal de ensino fundamental de Vitória (Espírito Santo). A investigação é um desdobramento do projeto “Observatório Nacional de Educação Especial: estudo em rede nacional sobre as salas de recursos multifuncionais nas escolas comuns”, cujo objetivo foi promover formações continuadas com professores com ênfase na inclusão de estudantes público-alvo da educação especial nas escolas por meio de práticas pedagógicas inclusivas. Fundamenta-se nas concepções de Meirieu (2002, 2005), que defende a educação para todos e os investimentos na formação docente. Aplica, como procedimentos teórico-metodológicos, a observação do trabalho pedagógico no cotidiano escolar, os momentos de formação, a colaboração nas atividades de classe e as entrevistas semiestruturadas. Os dados, produzidos entre março e outubro de 2015, conduzem ao entendimento de que os momentos de formação continuada são espaços-tempos propícios para problematizar as práticas pedagógicas e o uso de laudos médicos como elementos que podem induzir à rotulação dos discentes como sujeitos não propensos à aprendizagem, culminando na negação do direito à educação. As formações desafiaram os professores à pesquisa, ao estudo, à desconstrução de verdades cristalizadas sobre os alunos e à busca por novas alternativas de ensinar a todos.Resumo em Espanhol:
Resumen: Es una investigación-acción de colaboración crítica desarrollada en una escuela primaria municipal en Vitória-ES. La investigación es una ramificación del proyecto “Observatorio Nacional de Educación Especial: un estudio sobre una red nacional sobre el funcionamiento de las salas de recursos multifuncionales”, cuyo objetivo era promover la formación continua con los docentes con énfasis en la inclusión de los estudiantes destinados a la educación especial en las escuelas por medio de prácticas pedagógicas inclusivas. Se basa en los conceptos de Meirieu (2002, 2005), que defiende la educación para todos y las inversiones en la formación del profesorado. Aplica, como procedimientos teórico-metodológicos, la observación del trabajo pedagógico en la rutina escolar, los momentos de formación, la colaboración en las actividades de clase y las entrevistas semiestructuradas. Los datos, producidos entre marzo y octubre de 2015, permiten comprender que los momentos de educación continua son espacios propicios para problematizar las prácticas pedagógicas y el uso de informes médicos como elementos que pueden inducir el etiquetado de los estudiantes como sujetos no propensos al aprendizaje, que culmina en la negación del derecho a la educación. La capacitación desafió a los maestros a investigar, estudiar, deconstruir verdades cristalizadas sobre los estudiantes y a buscar nuevas alternativas para enseñar a todos.Resumo em Inglês:
Abstract: This article presents a critical-collaborative action research, developed in a Brazilian municipal school of basic education at Vitória, Espírito Santo. The investigation derives from a project named “National Observatory of Special Education: a national network study of the performance of multifunctional resources rooms”, aiming to promote the continuing education of teachers with emphasis on the inclusion of those students target-audience of special education in schools through inclusive pedagogical practices. It is based on Meirieu’s conceptions (2002, 2005), which advocates for an education for all and the investment in teacher formation. Theorical-methodological procedures adopted where the observation of the pedagogical work in the daily school life, training situations, collaboration in classroom activities, and semi-structured interviews. Data raised between March and October of 2015 led to the conclusion that moments of continuing education are temporal-spaces suitable to problematize pedagogical-practices and the use of medical reports as stigmatizers of learners as unfit for learning, ultimately leading to the withholding of their rights to education. The formation challenged teachers to research, study, and de-construct ingrained beliefs about the students and to search for new ways to teach all.