Acessibilidade / Reportar erro

Dificuldades e avanços no acesso e no uso de serviços de saúde por mulheres trans e travestis no Brasil

RESUMO

Objetivo:

Compreender as narrativas de Mulheres Trans e Travestis (MTT) de quatro cidades brasileiras acerca do acesso e do uso de serviços de saúde.

Métodos:

Estudo qualitativo realizado no âmbito do projeto TransOdara, pesquisa transversal multicêntrica de métodos mistos, conduzida entre 2019 e 2021. São analisadas 52 entrevistas em profundidade com MTT em Manaus, Campo Grande, Porto Alegre e São Paulo. O tratamento analítico foi orientado pela hermenêutica filosófica.

Resultados:

Relatos de discriminação, estigmatização e patologização reafirmam as dificuldades enfrentadas por MTT na busca por cuidado com a saúde. A recorrência do desrespeito ao nome social/retificado revela obstáculos ao reconhecimento das identidades trans e, em alguns casos, a intenção de inibir a transexualidade-travestilidade. Outras dificuldades decorrem de ações que desconsideram as especificidades de saúde das MTT ou as condições sociais precárias que afetam algumas delas. No entanto, a partir de experiências de respeito e atendimento adequado, as participantes identificam uma mudança em curso, que se expressa em uma maior disponibilidade de serviços e na melhoria da assistência. Há uma expectativa de continuidade da ampliação de serviços, tecnologias e capacitação dos/as profissionais de saúde.

Conclusão:

A mudança identificada tem sido empreendida na interface das políticas públicas de saúde com o ativismo LGBT+ e a produção de conhecimento acerca das questões de saúde das MTT. Os avanços empreendidos, ainda que insuficientes para mudar o cenário da histórica exclusão vivida por elas nos serviços de saúde, apontam caminhos promissores na melhoria de suas condições de saúde.

Palavras-chave:
Mulheres trans; Travestis; Transexualidade; Transfobia; Serviços de saúde; Barreiras ao acesso aos cuidados de saúde

Associação Brasileira de Saúde Coletiva Av. Dr. Arnaldo, 715 - 2º andar - sl. 3 - Cerqueira César, 01246-904 São Paulo SP Brasil , Tel./FAX: +55 11 3085-5411 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revbrepi@usp.br