Acessibilidade / Reportar erro

Validação e calibração de medidas de peso e altura autorreferidas por indivíduos da cidade de São Paulo

Objetivo:

Avaliar a validade de peso e altura autorreferidos em residentes do município de São Paulo, a acurácia do uso dessas medidas na classificação do estado nutricional, bem como apresentar os coeficientes de calibração.

Métodos:

Foram utilizadas análises de Bland e Altman e correlação intraclasse para determinar concordância e validade entre as medidas aferidas e referidas, verificando sensibilidade e especificidade para excesso de peso. Também foram estimados os coeficientes de calibração para correção dos dados de peso, altura e índice de massa corporal (IMC).

Resultados:

Pode-se observar alta correlação intraclasse entre as medidas de peso (r > 0,94) e IMC (r > 0,85) referidas e aferidas. Também foi observada boa concordância entre as medidas de peso, altura e IMC, assim como alta sensibilidade (> 91%) e especificidade (> 83%) para IMC.

Conclusão:

Medidas autorreferidas de peso podem ser utilizadas em substituição às medidas aferidas nessa população de estudo, em ambos os sexos e nas faixas etárias estudadas. Já as medidas de altura devem ser utilizadas com cautela. Os coeficientes de calibração podem ser usados como estratégia para ajuste das medidas.

Estudos de validação; Sensibilidade e especificidade; Peso corporal; Estatura; Índice de massa corporal; Inquéritos Epidemiológicos


Associação Brasileira de Saúde Coletiva Av. Dr. Arnaldo, 715 - 2º andar - sl. 3 - Cerqueira César, 01246-904 São Paulo SP Brasil , Tel./FAX: +55 11 3085-5411 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revbrepi@usp.br