Acessibilidade / Reportar erro

Determinantes sociais dos diferenciais intraurbanos das internações por doenças respiratórias em Salvador (BA), Brasil

INTRODUÇÃO:

As doenças do aparelho respiratório (DAR) representam relevante causa de hospitalizações no Brasil, onde ocupa a primeira posição.

OBJETIVO:

Para identificar determinantes sociais (DSS) dos diferenciais intraurbanos das internações por esse grupo de doenças e seus principais tipos (asma e pneumonia), conduziu-se estudo de agregados espaciais em Salvador (BA), no período de 2001 a 2007, tendo como unidade de análise Zona de Informação (ZI).

MÉTODOS:

Dados sobre internações foram fornecidos pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia. Do Censo Demográfico 2000 foram obtidos os indicadores socioeconômicos e, do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, o número de Centros e Postos de Saúde.

RESULTADOS:

Análise de regressão linear múltipla indicou associação entre variação espacial das taxas de internação por DAR e renda (β = 0,54; p < 0,001) e proporção de Postos e Centros de Saúde por 10 mil habitantes (β = 2,91; p < 0,001). Aglomeração não apresentou associação.

CONCLUSÃO:

A identificação dos DSS da variação das internações por DAR nas ZI de Salvador poderá auxiliar a tomada de decisão pelos gestores públicos na definição de alvos e medidas efetivas para combate das iniquidades em saúde.

Determinantes sociais da saúde; Doenças do aparelho respiratório; Internação hospitalar; Asma; Pneumonia; Desigualdade social


Associação Brasileira de Saúde Coletiva Av. Dr. Arnaldo, 715 - 2º andar - sl. 3 - Cerqueira César, 01246-904 São Paulo SP Brasil , Tel./FAX: +55 11 3085-5411 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revbrepi@usp.br