Acessibilidade / Reportar erro

Estudo de Risco Cardiovascular em Adolescentes (ERICA): consumo de álcool e fatores associados

RESUMO

Objetivo:

Analisar os fatores que influenciam o consumo de álcool por adolescentes brasileiros dos 12 aos 17 anos das cinco macrorregiões do Brasil, de acordo com as características sociodemográficas, escolares e familiares.

Métodos:

Este é um estudo transversal com dados do Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes (ERICA). O desfecho foi avaliado pelo consumo de álcool e foram consideradas as variáveis sexo, idade, etnia/cor da pele, nível de escolaridade materna, ter empregadas domésticas, quantidade de banheiros em casa, viver ou não com os pais e tipo de escola. Para as análises, foi utilizado o modo de inquérito para amostras complexas. A regressão de Poisson foi empregada para avaliar a magnitude dos fatores associados ao consumo de álcool entre adolescentes.

Resultados:

A prevalência do consumo de álcool por adolescentes foi de 22,1%. As variáveis faixa etária de 15 a 17 anos, condição socioeconômica mais elevada e viver sozinho ou com apenas um dos pais foram fatores que permaneceram associados ao consumo de álcool por adolescentes, independentemente da região de residência. Os fatores de proteção no consumo de álcool estavam associados com variáveis relacionadas a condições econômicas mais baixas e à ascendência asiática ou indígena.

Conclusão:

A percentagem de adolescentes que consomem álcool é preocupante e deve ser abordada com políticas públicas e educação sanitária. A compreensão dos fatores relacionados com essa situação contribui para práticas e políticas destinadas a reduzir sua prevalência e os danos para a saúde.

Palavras-chave:
Adolescente; Consumo de bebidas alcoólicas; Etanol; Saúde pública

Associação Brasileira de Saúde Coletiva Av. Dr. Arnaldo, 715 - 2º andar - sl. 3 - Cerqueira César, 01246-904 São Paulo SP Brasil , Tel./FAX: +55 11 3085-5411 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revbrepi@usp.br