Acessibilidade / Reportar erro

Editorial

EDITORIAL

A REVISTA BRASILEIRA DE EPIDEMIOLOGIA (RBE) entrou em seu décimo volume neste ano de 2007 e vem alcançando conquistas importantes, fruto do empenho e da aplicação do nosso editor, e hoje presidente da ABRASCO, o professor José da Rocha Carvalheiro, dos editores adjuntos e associados, da Secretaria Executiva da RBE e, claro, da confiança depositada pela comunidade científica nacional nesta equipe por ele chefiada ao submeter sua produção à revista. Pode-se, com toda a certeza, constatar que ela se firmou no cenário dos periódicos técnico-científicos e da comunidade, na medida de sua indexação no LILACS e no SCiELO, e por se constituir em uma referência a mais na vasta e crescente produção epidemiológica brasileira.

As atuais circunstâncias conhecidas de todos, especialmente com a condução do professor Carvalheiro à presidência da ABRASCO, obriga a uma recomposição do Conselho de Editores, que se processou por acordo da Diretoria da Abrasco e da Comissão de Epidemiologia, resultando na indicação dos signatários deste editorial como novos Editores Científicos.

A honrosa tarefa a nós cometida não é simples e tampouco fácil. Estão presentes alguns desafios, o primeiro é substituir o nosso competente Carvalheiro e desempenhar as tarefas com a mesma dedicação e sucesso. O segundo é a longa e árdua jornada pela frente, na manutenção do virtuoso processo de aprimoramento da revista. Dando continuidade ao trabalho até agora executado, impõe-se, de imediato, a sua inserção no MEDLINE, cujos requisitos exigidos estão em fase bastante adiantadas e, num futuro próximo, alcançar o sistema Current Contents, que contemplou recentemente o brilhante trabalho desenvolvido pelos editores da co-irmã Cadernos de Saúde Pública, a quem rendemos nossas congratulações. Os demais desafios são procurar a expansão da oferta de espaço de publicação, aumentando a freqüência dos volumes e criando condições para agilizar ainda mais o andamento das apreciações e suas respectivas indicações de publicação. Pretende-se, assim, garantir os avanços conquistados e, mais que isso, garantir que a RBE continue a representar um instrumento seguro para a comunidade dar vazão à sua profícua disseminação e divulgação de conhecimentos na área de Epidemiologia.

Este é, também, um momento privilegiado para promover-se, em absoluta, e sempre presente, consonância da Comissão de Epidemiologia e a Diretoria da ABRASCO, a reformulação do Conselho de Editores, bem como ao lado da manutenção das seções existentes, estimular debates e a recuperação histórica dos artigos tão carinhosamente denominado pelo professor Carvalheiro de "gavetas e prateleiras".

A proximidade de realização dos Congressos de Epidemiologia, tanto o Brasileiro quanto o Internacional, no ano próximo, é mais uma das exigências para que nos empenhemos em buscar as metas acima referidas. Deles, contando com a imprescindível confiança e colaboração da comunidade, teremos uma importante fonte de produtos a valorizar e prestigiar, cada vez mais, a Epidemiologia Brasileira.

Márcia Furquim de Almeida

Moisés Goldbaum

Editores

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    06 Jul 2007
  • Data do Fascículo
    Jun 2007
Associação Brasileira de Saúde Coletiva Av. Dr. Arnaldo, 715 - 2º andar - sl. 3 - Cerqueira César, 01246-904 São Paulo SP Brasil , Tel./FAX: +55 11 3085-5411 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revbrepi@usp.br