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Violência familiar e comunitária em escolares do município de São Gonçalo, Rio de Janeiro, Brasil

O presente estudo descritivo teve como objetivo investigar a associação entre as situações de violência na família, na escola e na comunidade vividas e presenciadas por crianças e adolescentes do município de São Gonçalo (RJ). Foram aplicados questionários às mães/responsáveis para aferir a violência na família e na escola, e às crianças para verificar sua percepção sobre a violência comunitária. Empregaram-se a análise de correspondência múltipla e a análise de aglomerados, duas técnicas exploratórias descritivas. Foram analisados dados de 280 escolares. Verificou-se que 43,9% das mães informaram que seus filhos sofrem violência física severa em suas casas. Quanto à percepção das crianças/adolescentes sobre a violência comunitária, 93,2% afirmaram já ter vivido ou presenciado esses eventos em suas comunidades. Para ambos os sexos verificou-se a formação de um aglomerado com as categorias presença de violência entre irmãos, presença de violência física severa e de agressão verbal dos pais contra a criança/adolescente. Para as meninas, a presença de violência na escola formou um aglomerado com a categoria mais elevada de violência na comunidade. Conclui-se salientando que as políticas públicas de enfrentamento à violência devem ampliar seu foco de atuação para as variadas formas de violência que afligem as crianças/adolescentes.

Criança; Adolescente; Violência; Violência doméstica; Escalas; Análise por conglomerados


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