Acessibilidade / Reportar erro

Análise temporal e espacial dos casos municipais de dengue no Paraná e indicadores sociais e ambientais, 2012 a 2021: estudo ecológico

RESUMO

Objetivo:

Analisar a tendência temporal e a distribuição espacial da taxa de incidência de casos de dengue no Paraná e suas regiões entre 2012 e 2021 e investigar variáveis sociodemográficas e ambientais associadas.

Métodos:

Estudo ecológico com análises temporais e espaciais da taxa de incidência da dengue registrada no Sistema de Informação de Agravos de Notificação, de 2012 e 2021, e investigação de variáveis sociodemográficas e ambientais. Para analisar as taxas de incidência municipais foram utilizados os testes de Mann-Whitney e Kruskal-Wallis, seguidos do teste de Dunn para múltiplas comparações. Utilizou-se para análise da tendência temporal a regressão de Prais-Winsten, e para a análise espacial, o índice de Moran Local univariado e bivariado.

Resultados:

Foram confirmados 548.683 casos de dengue no período, apresentando a maior taxa de incidência estadual em 2020, com 15 regionais de saúde registrando mais de 500 casos/100 mil habitantes. Maiores incidências ficaram entre mulheres, faixa etária de 20-59 anos e cor/raça branca. Apesar de variações anuais, observou-se tendência estacionária para incidência segundo sexo, faixa etária, cor e macrorregião. Mais da metade dos municípios paranaenses formou aglomerados espaciais (Moran’s 1=0,679) — 73 (18,3%) municípios com alta taxa de incidência formaram agrupamentos. Foram identificados agrupamentos da taxa de incidência da dengue com o grau de urbanização (alto-alto) e com o percentual de cobertura vegetal natural (alto-baixa).

Conclusão:

Determinantes sociodemográficos e ambientais relacionaram-se com as altas taxas de incidência da dengue e com a distribuição espacial heterogênea no estado do Paraná, indicando a necessidade do fortalecimento das ações de vigilância em saúde.

Palavras-chave:
Dengue; Incidência; Monitoramento epidemiológico; Saúde pública; Estudos de séries temporais; Análise espacial

Associação Brasileira de Saúde Coletiva Av. Dr. Arnaldo, 715 - 2º andar - sl. 3 - Cerqueira César, 01246-904 São Paulo SP Brasil , Tel./FAX: +55 11 3085-5411 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revbrepi@usp.br