Acessibilidade / Reportar erro

Estimativa dos custos anuais da febre chikungunya no município do Rio de Janeiro

RESUMO

Objetivo:

Estimar o custo-doença da chikungunya no município do Rio de Janeiro no ano de 2019.

Métodos:

O estudo é uma avaliação econômica parcial realizada com dados secundários de acesso livre e irrestrito. Foram estimados os custos diretos ambulatoriais e indiretos das fases aguda, pós-aguda e crônica da febre chikungunya, além dos custos hospitalares. A estimativa dos custos diretos foi realizada através dos casos notificados e do fluxograma padrão de tratamento do estado do Rio de Janeiro. Os indiretos consistem na perda de produtividade e da incapacidade, utilizando o indicador de carga de doença (DALY).

Resultados:

O número total de casos notificados foi de 38.830. Os custos totais foram calculados em R$ 279.807.318, sendo 97% relacionados aos custos indiretos.

Conclusão:

A fase crônica e os custos indiretos foram os mais onerosos. A incapacidade e a permanência da chikungunya diferenciam a doença e aumentam os custos de seu tratamento.

Palavras-chave:
Febre de chikungunya; Vírus chikungunya; Custos e análise de custo; Efeitos psicossociais da doença

Associação Brasileira de Saúde Coletiva Av. Dr. Arnaldo, 715 - 2º andar - sl. 3 - Cerqueira César, 01246-904 São Paulo SP Brasil , Tel./FAX: +55 11 3085-5411 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revbrepi@usp.br