Acessibilidade / Reportar erro

Estimativa de pessoas com diagnóstico de câncer no Brasil: dados da Pesquisa Nacional de Saúde, 2013

RESUMO:

Objetivo:

Descrever o perfil dos pacientes que referiram diagnóstico médico de câncer e descrever os tipos de câncer mais prevalentes, segundo variáveis selecionadas.

Métodos:

Estudo descritivo que utilizou dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PSN) de 2013 para estimar prevalências e respectivos valores do intervalo de confiança (IC95%).

Resultados:

Menos de 2% dos adultos referiram diagnóstico médico de câncer, sendo mais relatado por mulheres, por pessoas com mais de 60 anos, entre brancos, em residentes da zona urbana e moradores da Região Sul. O câncer de próstata foi o mais referido entre os homens; entre as mulheres, o câncer de mama foi o mais prevalente. A menor idade média do primeiro diagnóstico foi identificada para câncer de colo de útero (35,4 anos; IC95% 30,3 - 40,6), e a maior, para câncer de próstata (65,7 anos; IC95% 64,2 - 67,0).

Conclusão:

Os achados deste estudo são importantes para o planejamento dos serviços de saúde e do seu acesso, pois revelam diferenças, principalmente regionais.

Palavras-chave:
Neoplasias; Doença crônica; Inquéritos epidemiológicos; Vigilância epidemiológica; Prevalência; Brasil.

Associação Brasileira de Saúde Coletiva Av. Dr. Arnaldo, 715 - 2º andar - sl. 3 - Cerqueira César, 01246-904 São Paulo SP Brasil , Tel./FAX: +55 11 3085-5411 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revbrepi@usp.br