Acessibilidade / Reportar erro

Discriminação por identidade de gênero entre mulheres trans e travestis no Brasil: uma análise de classes latentes e fatores associados

RESUMO

Objetivo

Identificar grupos de mulheres trans e travestis (MTT) com padrões específicos de discriminação por identidade de gênero (DIG) e analisar os fatores associados à DIG.

Métodos

Estudo transversal com MTT recrutadas por respondent-driven sampling em cinco capitais brasileiras (2019-2021). Análise de classes latentes foi usada para caracterizar a DIG (em baixa, média e alta) usando 14 variáveis observáveis. Análise descritiva foi realizada e as associações entre variáveis preditoras e DIG foram estimadas por odds ratio ajustados (ORaj), usando regressão logística ordinal.

Resultados

Do total de 1.317 MTT, 906 (68,8%) responderam perguntas sobre DIG. A maioria apresentava idade ≤34 anos, solteiras e com raça/cor de pele parda. DIG foi classificada em “baixa”, “média” e “alta”, com estimativas de 41,7, 44,5, 13,8%, respectivamente. As variáveis positivamente associadas à maior intensidade de DIG foram: morar em Manaus em comparação com São Paulo; possuir idade £34 anos em comparação com idade >34; estar em situação de rua em comparação com quem mora em casa ou apartamento próprio ou alugado; não ter retificado o nome em documento em comparação com quem retificou; e relato de violência física ou sexual em comparação com quem não relatou. As variáveis negativamente associadas à maior intensidade de DIG foram: raça/cor de pele parda ou amarela em comparação com branca; e renda média mensal <1 salário mínimo em comparação com ≥1 salários.

Conclusão

Observaram-se alta proporção de DIG em MTT brasileiras e associação desse desfecho com características sociodemográficas mais vulneráveis e histórico de violência.

Palavras-chaves:
Pessoas transgênero; Mulheres trans; Discriminação; Identidade de gênero; Análise de classes latentes; Brasil

Associação Brasileira de Saúde Coletiva Av. Dr. Arnaldo, 715 - 2º andar - sl. 3 - Cerqueira César, 01246-904 São Paulo SP Brasil , Tel./FAX: +55 11 3085-5411 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revbrepi@usp.br