RESUMO
Objetivo:
Descrever as alterações nas características sociodemográficas, econômicas e variáveis relacionadas à caracterização da família, saúde e educação durante a pandemia da COVID-19, em uma coorte de nascimento avaliada aos 10–11 anos de idade.
Métodos:
Estudo transversal envolvendo 1.033 crianças de uma coorte de nascidos em 2010/2011, na cidade de Ribeirão Preto, SP, Brasil. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas por telefone ou videochamada com o responsável pela criança, no período de julho a outubro de 2021. Os questionários abordaram informações sobre a organização familiar, comportamento e saúde da criança, acompanhamento escolar, avaliação socioeconômica e ocorrência da COVID-19 durante o período de isolamento social. Foi realizada estatística descritiva. O teste qui-quadrado foi utilizado para verificar diferenças de grupos por salários-mínimos (SM).
Resultados:
Dos entrevistados, 47,6% relataram piora na condição financeira durante a pandemia, sendo a piora econômica mais frequente no grupo de renda familiar <3 SM em comparação ao grupo de >6 SM (59,1 vs. 15,7%; p<0,001). Segundo os responsáveis, 62% das crianças apresentaram mudança de comportamento durante o período, sendo a ansiedade relatada com mais frequência. Ainda, 61,4% das crianças apresentaram dificuldades de aprendizagem, e o prejuízo foi mais acentuado naquelas de menor renda familiar em comparação às de maior renda (74,7 vs. 45,1%; p<0,001).
Conclusão:
A pandemia da COVID-19 alterou diferentes aspectos econômicos das famílias, assim como indicadores educacionais, de saúde e de comportamento das crianças. As famílias de menor renda foram as mais prejudicadas tanto do ponto de vista econômico como nos demais indicadores.
Palavras-chave:
Estudos de coortes; Pandemias; Saúde da criança; Fatores socioeconômicos