RESUMO
Objetivo:
Este estudo teve como objetivo revisar as propriedades psicométricas dos questionários de qualidade de vida relacionada à saúde bucal (OHRQoL) para a população adulta brasileira.
Métodos:
Foi realizada uma revisão sistemática com base nas diretrizes Consensus-based standards for the selection of health measurement instruments - COSMIN (International Prospective Register of Systematic Reviews - PROSPERO CRD42022300018). Os estudos foram obtidos por meio de buscas eletrônicas nas bases de dados United States National Library of Medicine (PubMed)/ Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Web of Science, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs), Biblioteca Virtual em Saúde - BVS (Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde - BIREME), Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Embase. A busca foi realizada em dezembro de 2022. Foram incluídos artigos que relatavam a adaptação transcultural de instrumentos (QVRSB) para o português (Brasil) e que avaliavam as propriedades psicométricas de mensuração de instrumentos (QVRSB) em pacientes adultos. Foram excluídos aqueles sobre o desenvolvimento de um novo instrumento e com participantes menores de 18 anos. Foram coletadas informações sobre país, tipo de instrumento validado, testes psicométricos e processo de adaptação. A certeza da evidência foi avaliada usando GRADE.
Resultados:
A pesquisa retornou 6556 artigos, e 14 foram incluídos nesta revisão. Dois estudos não relataram o processo de adaptação transcultural. A validade de conteúdo, consistência interna, validade de critério, validade de constructo, confiabilidade, validade discriminante geral, valor alfa de Cronbach e valor geral do coeficiente de correlação intraclasse foram confirmadas em 12 estudos. O alfa de Cronbach variou de 0,69 a 0,96. A certeza da evidência foi considerada moderada e baixa. Esta pesquisa apresenta algumas limitações, como falta de informação em alguns estudos revisados; indisponibilidade de instrumentos brasileiros; ausência de validação longitudinal de alguns instrumentos.
Conclusões:
Em conclusão, existem 14 instrumentos de QVRSB adaptados para adultos brasileiros que podem ser utilizados com cautela por pesquisadores e clínicos, uma vez que apresentam moderada a baixa certeza de evidência.
Palavras-chave:
Qualidade de vida; Questionários; Estudo de validação; Psicometria; Revisão sistemática