Acessibilidade / Reportar erro

Vigilância da coinfecção TB-HIV no Brasil: uma abordagem temporal e espacial

RESUMO

Objective

Identificar o padrão epidemiológico, espacial e temporal da coinfecção TB-HIV no Brasil durante o período de 2001 a 2020.

Métodos:

Estudo ecológico com técnicas de análise espacial e temporal. Incluiu os casos de coinfecção por TB-HIV registrados no Brasil entre 2001 e 2020. A análise de tendência temporal foi realizada por meio da regressão segmentada, através do Joinpoint regression. Para a análise espacial, foram calculados os índices de Moran e construídos mapas coropléticos através dos softwares TerraView e QGIS.

Resultados:

Observou-se tendência temporal estável das taxas de incidência da coinfecção por TB-HIV no Brasil durante o período analisado. Adicionalmente, foram identificadas áreas de alto risco para coinfecção localizadas em estados das regiões Norte, Sudeste, Sul e Centro-Peste.

Conclusão:

Houve estabilidade da incidência da coinfecção TB-HIV no Brasil nos últimos 20 anos e distribuição geográfica heterogênea das áreas de risco para o agravo.

Palavras-chave:
Tuberculose; HIV; Estudos de séries temporais; Análise espacial

Associação Brasileira de Saúde Coletiva Av. Dr. Arnaldo, 715 - 2º andar - sl. 3 - Cerqueira César, 01246-904 São Paulo SP Brasil , Tel./FAX: +55 11 3085-5411 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revbrepi@usp.br