Acessibilidade / Reportar erro

Qualidade de vida de indivíduos com acidente vascular encefálico e de seus cuidadores de um município do Triângulo Mineiro

Objetivo:

Descrever e comparar a qualidade de vida (QV) dos indivíduos com acidente vascular encefálico (AVE) e a de seus cuidadores.

Métodos:

Estudo observacional do tipo inquérito transversal, envolvendo 83 indivíduos que sofreram um AVE. Os indivíduos participantes foram separados em 4 grupos: grupo dos indivíduos com AVE que têm cuidadores (44), grupo dos indivíduos com AVE sem cuidadores (39), grupo dos cuidadores (44) e um grupo de referência (83) no período de março a maio de 2010. Para avaliação da QV, utilizou-se o instrumento WHOQOL-bref.

Resultados:

Os maiores escores para os quatro domínios foram observados de forma crescente no grupo dos indivíduos com AVE com cuidadores, grupo de AVE sem cuidadores seguido pelo grupo de cuidadores e pelo grupo de referência. A comparação dos escores entre os grupos evidenciou que a presença do AVE e o fato de ser cuidador afeta a QV em todos os domínios do WHOQOL-bref.

Conclusão:

Foi possível compreender o impacto negativo que o AVE causa na vida dos acometidos e na de seus cuidadores, para, com isso, melhor direcionar políticas públicas de saúde.

Acidente vascular encefálico; Qualidade de vida; Organização Mundial da Saúde. /epidemiologia; Saúde pública


Associação Brasileira de Saúde Coletiva Av. Dr. Arnaldo, 715 - 2º andar - sl. 3 - Cerqueira César, 01246-904 São Paulo SP Brasil , Tel./FAX: +55 11 3085-5411 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revbrepi@usp.br