Open-access Desigualdades no uso do parque público de bairro para a atividade física de crianças: evidências multiníveis de Córdoba, Argentina

RESUMO:

Introdução:   O processo de urbanização das sociedades latino-americanas estimula investigar suas consequências nas condições de saúde. Um dos elos possíveis é a recreação, componente do cotidiano das crianças essencial para a produção da saúde e da própria vida. O objetivo foi examinar as relações entre o contexto do bairro e o uso ativo do parque público entre as crianças em idade escolar em Córdoba, Argentina.

Métodos:   Foi realizado um estudo transversal com 1466 crianças que frequentam 19 escolas e moram em 110 bairros. Modelos multinível com distribuição de Poisson foram utilizados para as análises, estratificados por sexo. Covariáveis sociodemográficas, comportamentais e físicas foram incluídas no nível individual e as condições socioeconômicas do bairro, no segundo nível.

Resultados:   As meninas que residem em bairros com pior contexto socioeconômico foram menos prováveis a relatar o uso frequente de parques públicos para atividades físicas, enquanto aquelas provenientes de bairros com melhores condições eram mais prováveis, independentemente das características individuais.

Conclusões:   Este estudo sugere que as condições socioeconômicas dos bairros estão associadas ao uso de parques públicos para atividade física em meninas unicamente, demonstrando uma desigualdade de gênero.

Palavras-chave:  Parques recreativos; Exercício físico; Características de residência; Criança; Argentina

location_on
Associação Brasileira de Saúde Coletiva Av. Dr. Arnaldo, 715 - 2º andar - sl. 3 - Cerqueira César, 01246-904 São Paulo SP Brasil , Tel./FAX: +55 11 3085-5411 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revbrepi@usp.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro