Acessibilidade / Reportar erro

Relação entre indicadores sociais e insegurança alimentar: uma revisão sistemática

RESUMO:

Introdução:

As relações existentes entre os indicadores sociais (IS) que determinam a insegurança alimentar (IA) ainda não foram descritas. Esta revisão sistemática se propõe a identificar os IS que se associam com a IA em domicílios brasileiros e como essa relação é explicada.

Metodologia:

O protocolo de pesquisa foi registrado no PROSPERO (CRD42018106527). A busca dos artigos foi realizada por três pesquisadoras independentes nas bases Lilacs e PubMed (junho/2018). O estudo incluiu artigos que utilizaram a Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (EBIA) para avaliar a IA e que analisaram a associação entre IS e IA.

Resultados:

18 artigos foram incluídos nessa revisão. O índice de concordância Kappa entre as pesquisadoras foi de 0,72 (IC95% 0,42 - 1,00). A maioria dos artigos foram do tipo transversais e utilizaram regressão multivariada para análise de dados. Pelo menos um IS relacionado à renda teve associação significativa com a IA e, na maioria dos estudos, eles foram os que apresentaram os maiores valores das medidas de associação. A justificativa dos autores sobre as relações entre IS e IA foram organizadas em um modelo conceitual. O estudo identificou 3 possibilidades de explicar a associação entre IS e IA: relação direta, relação mediada pela renda, ou por outro IS e renda.

Conclusão:

A renda assumiu um papel central na mediação de diversos IS com IA. Entretanto, os métodos de análise dos estudos não possibilitaram lidar com essa mediação, portanto aprimoramentos nas análises de dados são necessários para isolar e compreender o efeito dos IS na IA.

Palavras-chave:
Segurança alimentar e nutricional; Abastecimento de alimentos; Indicadores sociais; Revisão

Associação Brasileira de Saúde Coletiva Av. Dr. Arnaldo, 715 - 2º andar - sl. 3 - Cerqueira César, 01246-904 São Paulo SP Brasil , Tel./FAX: +55 11 3085-5411 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revbrepi@usp.br