Acessibilidade / Reportar erro

Os congressos brasileiros de epidemiologia

RESUMO:

O artigo trata dos primeiros dez congressos de epidemiologia realizados pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva, entre 1990 e 2017.

Objetivo:

O objetivo do artigo é prover um registro histórico desses eventos destacando o contexto no qual eles foram concebidos, os temas adotados e seu sentido quanto ao panorama nacional e internacional da disciplina, as sedes e os presidentes das diferentes edições.

Métodos:

Os dados foram extraídos dos anais impressos ou eletrônicos dos congressos, havendo alguns lapsos nos dados que não puderam ser preenchidos.

Resultados:

São também apresentados os números e as características das diferentes atividades, com destaque para conferências e mesas-redondas, palestra, painéis e debates e para a colaboração da comunidade acadêmica e profissional para comunicações coordenadas e pôsteres, traçando um amplo painel de temas e abordagens. O artigo registra a maioria das atividades desenvolvidas.

Conclusão:

Os autores têm consciência de que o registro apresentado é uma pálida imagem do real significado desses encontros, nos quais o desenvolvimento da epidemiologia foi sendo construída na articulação entre a academia e os serviços de saúde e na cooperação entre pesquisadores nacionais e nossos colegas e amigos que atuam em instituições estrangeiras em diferentes partes do mundo.

Palavras-chave:
Congressos brasileiros de epidemiologia; ABRASCO; Epidemiologia brasileira; Temas epidemiológicos relevantes

Associação Brasileira de Saúde Coletiva Av. Dr. Arnaldo, 715 - 2º andar - sl. 3 - Cerqueira César, 01246-904 São Paulo SP Brasil , Tel./FAX: +55 11 3085-5411 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revbrepi@usp.br