Accessibility / Report Error

Mortalidade por câncer em trabalhadores com risco de exposição ocupacional à radiação ionizante em empresa do setor nuclear sediada em São Paulo

RESUMO

Objetivo:

Comparar a mortalidade por câncer entre trabalhadores expostos à radiação gama e X e a população geral do município de São Paulo, bem como a do subgrupo monitorado com o não monitorado para radiação gama e X em uma unidade de trabalho sediada no município de São Paulo.

Métodos:

Entre 2016 e 2021 foi realizado estudo de coorte aberta retrospectiva com trabalhadores que tiveram vínculo empregatício desde 31/08/1956 até 31/12/2016 a partir de dados coletados na empresa e em instituições oficiais. Foram calculadas as razões de mortalidade padronizadas (RMP) por sexo, idade e período calendário de cânceres agrupados segundo o tipo, o fator de risco e o sistema orgânico em duas análises: na análise externa, comparou-se a mortalidade da população de estudo com a da população geral do município de São Paulo; já na análise interna, comparou-se a mortalidade do subgrupo monitorado com a do subgrupo não monitorado para radiação gama e X.

Resultados:

A análise externa de mortalidade mostrou RMP=0,224 (IC95% 0,208–0,240) e o efeito do trabalhador sadio, enquanto a análise interna de mortalidade mostrou RMP = 0,685 (IC95% 0,618–0,758).

Conclusão:

Este estudo mostrou menor mortalidade por câncer entre os trabalhadores expostos quando comparada com a mortalidade da população geral e o efeito do trabalhador sadio. Entre os trabalhadores monitorados para radiação gama e X, a mortalidade por câncer foi menor quando comparada com a dos não monitorados.

Palavras-chave:
Radiação ionizante; Trabalhador; Exposição ocupacional; Neoplasias; Mortalidade; Estudos de coortes

Associação Brasileira de Saúde Coletiva Av. Dr. Arnaldo, 715 - 2º andar - sl. 3 - Cerqueira César, 01246-904 São Paulo SP Brasil , Tel./FAX: +55 11 3085-5411 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revbrepi@usp.br