Acessibilidade / Reportar erro

Modificação do ambiente para a promoção da atividade física em adolescentes brasileiros: ensaio controlado randomizado em cluster

RESUMO:

Objetivo:

Avaliar o efeito da modificação do ambiente escolar sobre a atividade física em estudantes adolescentes brasileiros.

Métodos:

Sete escolas públicas em Duque de Caxias (Brasil) foram aleatorizadas em grupos controle e intervenção. O grupo de intervenção sofreu modificações no ambiente escolar (pintura de quadra esportiva e amarelinhas) e no fornecimento de equipamento esportivo (bolas, tabela de basquete, gol, rede para vôlei e outros) para estimular a atividade física. Além disso, foram pintados passos em direção à quadra e materiais, e foi introduzida uma personagem de super-herói chamada Super Ativa. A atividade física total foi medida com o uso de um questionário validado para adolescentes. Foram utilizados modelos lineares generalizados para avaliar o efeito da intervenção, ajustados por sexo.

Resultados:

A amostra consistiu em 975 adolescentes, com idade média de 11,52 anos (desvio padrão — DP 1,43) e 56,7% eram meninos. Após a intervenção de um mês, o tempo total de atividade física aumentou em ambos os grupos. Contudo, as mudanças estimadas em relação à linha de base não foram diferentes entre os grupos de intervenção e controle (Δ=102,75 e Δ=99,76, respectivamente; p=0,52).

Conclusão:

A pintura, o fornecimento de equipamentos e as demais estratégias de estímulo à prática de atividade física no ambiente escolar não promoveram efeito positivo na melhoria da atividade física entre os adolescentes. São necessários estudos futuros para avaliar o efeito da intervenção em longo prazo, particularmente em outros contextos populacionais, em países de média renda.

Palavras-chave:
Atividade física; Comportamento de saúde; Recreação; Adolescente; Educação física

Associação Brasileira de Saúde Coletiva Av. Dr. Arnaldo, 715 - 2º andar - sl. 3 - Cerqueira César, 01246-904 São Paulo SP Brasil , Tel./FAX: +55 11 3085-5411 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revbrepi@usp.br