Acessibilidade / Reportar erro

Dispersão espaçotemporal da ocorrência de dengue em anos epidêmicos e não epidêmicos em município da região metropolitana de Belo Horizonte, MG, 2011 a 2017

RESUMO

Objetivo:

Analisar a dinâmica de transmissão da dengue, problema de saúde pública no Brasil e Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

Métodos:

Foi analisada a evolução espaçotemporal da ocorrência de dengue no município de Contagem, estado de Minas Gerais, região de alta transmissão da arbovirose. Ainda, foram analisados períodos epidêmicos e não epidêmicos, com base em casos prováveis de dengue. Trata-se de um estudo ecológico que utilizou o banco de dados nacional do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). As análises foram realizadas considerando-se o período compreendido da semana epidemiológica 40 de 2011 a 39 de 2017. Ferramentas de análise espacial (taxa de incidência bruta e suavizada, elipse de distribuição direcional, índice de Moran global e índice de Moran local, e varredura espaçotemporal com definição do risco epidemiológico) foram utilizadas.

Resultados:

Os ciclos epidêmicos 2012 a 2013 e 2015 a 2016 apresentaram altas taxas de incidência. A doença concentrou-se em áreas mais urbanizadas, com pequena expansão de casos por todo o município. Foram observados sete aglomerados locais estatisticamente significativos e áreas com alta taxa de casos e transmissão acentuada em ciclos epidêmicos em todo o município. A autocorrelação espacial da taxa de incidência foi observada em todos os períodos.

Conclusão:

Os resultados do presente estudo destacam um aumento significativo e heterogêneo nas notificações de dengue em Contagem ao longo dos anos, revelando padrões espaciais distintos durante períodos epidêmicos e não epidêmicos. A análise de geoprocessamento identificou áreas de alto risco, conhecimento este que pode otimizar a alocação de recursos na prevenção e tratamento da doença para o referido município.

Palavras-chave:
Dengue; Análise espacial; Epidemiologia; Epidemias

Associação Brasileira de Saúde Coletiva Av. Dr. Arnaldo, 715 - 2º andar - sl. 3 - Cerqueira César, 01246-904 São Paulo SP Brasil , Tel./FAX: +55 11 3085-5411 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revbrepi@usp.br