RESUMO:
Objetivo: Testar a validade fatorial e a confiabilidade do Instrumento de Avaliação da Atenção Básica (Primary Care Assessment Tool - PCATool) adaptado à Saúde Bucal, versão do paciente adulto, que é um instrumento utilizado para verificar a presença e a extensão de atributos nos serviços de Atenção Primária à Saúde.
Métodos: Estudo transversal de base populacional, utilizando amostra aleatória de conglomerados realizada nos serviços de Atenção Primária à Saúde Bucal de Porto Alegre entre 2011 e 2013. Foram entrevistados 407 pacientes adultos que utilizavam os serviços de saúde bucal da Atenção Primária à Saúde. A validade de construto foi testada por meio da validade fatorial e confiabilidade do PCATool, que compreende 81 itens distribuídos pelos atributos da Atenção Primária à Saúde. O método de rotação ortogonal Equamax foi utilizado na análise fatorial e, para avaliar a confiabilidade de cada componente, foi utilizada a correlação item-total e a razão de sucesso da escala.
Resultados: Na análise fatorial, foram retidos 10 fatores, explicando 53,3% da variação total. Esse resultado demonstra a estrutura multidimensional do instrumento. A avaliação da confiabilidade mostrou valores de alfa de Cronbach variando de 0,39 a 0,89. Para a razão de sucesso da escala, a maioria dos resultados (oito de nove atributos) foi superior a 85%.
Conclusão: O instrumento é válido para a avaliação dos serviços de saúde bucal na Atenção Primária à Saúde na perspectiva de pacientes adultos, bem como para o monitoramento e a avaliação dos atributos dos serviços de saúde bucal na Atenção Primária à Saúde e estudos comparativos.
Palavras-chave: Atenção primária a saúde; Saúde bucal; Pesquisa sobre serviços de saúde; Serviços de saúde bucal