Acessibilidade / Reportar erro

Prevalência de sintomas de rinite alérgica e fatores associados em crianças de seis anos em um município do sul do Brasil

RESUMO

Objetivo:

Estimar a prevalência de sintomas de rinite alérgica e fatores associados em crianças de seis anos de idade.

Métodos:

Estudo epidemiológico de delineamento transversal envolvendo 956 escolares de seis anos de idade do município de Palhoça, Santa Catarina, Brasil. Foram realizadas entrevistas domiciliares com as mães sobre as informações sociodemográficas e as condições ambientais da casa e foi aplicado o questionário ISAAC para sintomas de rinite alérgica. Análises bivariada e multivariada hierarquizada foram realizadas por meio da Regressão de Poisson com estimador robusto.

Resultados:

A prevalência de sintomas de rinite alérgica foi de 21,7%. Crianças cujas mães apresentavam escolaridade maior que oito anos ou com presença de aparelho de ar condicionado ou mofo/umidade nas paredes do quarto em que dormiam apresentaram prevalência 5% maior, estatisticamente significativa e independente, de rinite alérgica. Da mesma forma, crianças com mães tabagistas ou que conviviam com animais de pelo ou pena dentro de casa apresentaram prevalência 4% maior.

Conclusão:

Foram observadas associações significativas entre fatores sociodemográficos e condições ambientais da casa da criança e sintomas de rinite alérgica em crianças de seis anos de idade.

Palavras-chave:
Rinite alérgica; Alergia; Prevalência; Crianças; Pediatria

Associação Brasileira de Saúde Coletiva Av. Dr. Arnaldo, 715 - 2º andar - sl. 3 - Cerqueira César, 01246-904 São Paulo SP Brasil , Tel./FAX: +55 11 3085-5411 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revbrepi@usp.br