OBJETIVO: Estimar a prevalência de bullying, sob a perspectiva da vítima, em escolares brasileiros e analisar sua associação com variáveis individuais e de contexto familiar.
MÉTODOS: Foram analisadas informações de 109.104 adolescentes obtidas da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), 2012. Foi testado modelo de associação entre o bullying e variáveis explicativas nos seguintes domínios: sociodemográfico, comportamentos de risco, saúde mental e contexto familiar. Foram feitas analises uni e multivariada, calculando-se os odds ratio e respectivos intervalos de confiança.
RESULTADOS: A prevalência de bullying foi de 7,2% (IC95% 6,6 - 7,8). Maior chance de bullying foi encontrada entre escolares do sexo masculino (OR = 1,58; IC95% 1,51 - 1,66), com uma relação inversa entre idade e bullying, sendo maior a magnitude do risco entre menores de 13 anos quando comparados aos de 16 ou mais anos. Dos comportamentos de risco individuais, apenas ser fumante se manteve no modelo final (OR = 1,11; IC95% 1,01 - 1,23). As variáveis de saúde mental associadas foram: sentir-se solitário (OR = 2,66; IC95% 2,52 - 2,81), ter insônia (OR = 1,92; IC95% 1,80 - 2,05), não ter amigos (OR = 1,71; IC95% 1,54 - 1,89) e, no contexto familiar os que faltam às aulas sem avisar os pais (OR = 1,13; IC95% 1,07 - 1,19) e relataram sofrer agressão física dos familiares (OR = 2,03; IC95% 1,91 - 2,16).
CONCLUSÃO: O bullying mostrou-se associado aos escolares do sexo masculino, mais jovens, de cor preta, fumantes, além daqueles que apresentam vulnerabilidades no campo da saúde mental e de violência doméstica, o que sugere necessidade de uma abordagem holística de profissionais da educação, saúde, pais e comunidade na busca de medidas para sua prevenção.
Violência; Bullying; Adolescentes; Escolas; Saúde mental; Família